Saiba o que é a TI estratégica e como ela pode revolucionar a sua empresa!

Para buscar melhores resultados, é possível fazer com que um setor tenha atividades além do usual por meio da TI estratégica, como uma maneira de ter uma visão mais ampla do setor.

Neste artigo, você entenderá o que é a TI estratégica, qual a sua importância para as empresas e como conseguir colocar em prática essas atividades para que você possa ter um setor de tecnologia da informação mais eficiente.

 

O que é a TI estratégica?

A TI estratégica é uma área que, além de realizar as atividades comumente feitas dentro do setor, também conta com ferramentas que permitem com que a gestão consiga monitorar o desempenho das equipes de maneira mais efetiva.

Além disso, a TI estratégica faz com que se tenha uma visão ampla do setor e suas capacidades, indicando um trabalho independente dos profissionais e, assim, otimizando os resultados alcançados.

A gestão conseguirá ter mais informações sobre a área de TI, entendendo como está o seu estado atual e permitindo com que elas façam previsões do seu andamento, o que também ajuda a tomar decisões mais efetivas sobre o que pode ser feito para melhorar a produtividade do setor nesse futuro.

O setor de TI tem uma importante atuação em toda a empresa, conseguindo interferir na quantidade de vendas, produtividade das equipes, atendimento ao cliente, etc.

 

Leia também:

 

Qual a sua importância?

A TI estratégia é muito importante para conhecer melhor o setor e oferecer diversas vantagens para o desenvolvimento da empresa. Confira alguns dos benefícios em implantar essa estratégia a seguir.

 

Redução de custos

A TI estratégica ajuda a reduzir custos, uma vez que permite que a gestão da empresa se mantenha alinhada, fazendo com que sejam cortados gastos com elementos que não estejam sendo tão efetivos, já que os investimentos serão feitos de maneira mais inteligente.

Isso evita que a instituição invista no setor sem fazer uma análise prévia se aquele investimento é realmente necessário para a conclusão do projeto, analisando se é possível ter o mesmo resultado com elementos que já existem na instituição.

 

Implantação de novas tecnologias

É por meio da TI estratégica que a empresa consegue investir na implementação de novas tecnologias que auxiliam em diversas atividades do setor. Por exemplo, o Big Data auxilia na coleta de dados para a instituição, conforme falamos neste artigo aqui.

Já a internet das coisas poderá propor melhorias para otimizar as atividades da empresa, ou até mesmo deixar o seu produto/serviço mais moderno e alinhado com as expectativas dos clientes.

 

Melhoria na segurança da informação

A segurança virtual da empresa é um assunto que deve estar sempre em pauta, uma vez que pessoas mal intencionadas podem tentar roubar informações da sua instituição ou dos seus clientes e fornecedores.

Dessa maneira, uma TI estratégica conseguirá levar em conta a segurança do setor, bem como de toda a empresa, pensando e implementando ferramentas e estratégias que deixem essas informações mais seguras.

 

Acompanhamento de mercado

Como a sua instituição tem acompanhado as novidades do mercado? 

A área de TI estratégica pode ajudar bastante nessa atividade. É possível coletar informações sobre as novidades em Tecnologia da Informação que podem ser aplicadas na sua empresa.

Assim, você conseguirá se destacar no mercado, otimizar a sua instituição e ainda conseguir implementar novidades que poderão beneficiar até mesmo os seus clientes, melhorando os seus produtos e/ou serviços.

Além disso, também é possível se atualizar com relação às novidades da área de TI no blog da SUMUS, espaço em que trazemos informações atualizadas e relevantes sobre tecnologia da informação e telecomunicações.

 

Melhor atendimento ao cliente

Os clientes são um dos principais pontos que devem ser avaliados durante a gestão de uma empresa, e a TI estratégica pode ajudar nessa missão. É possível encontrar e implementar tecnologias que auxiliem em uma melhor relação com o cliente.

Além disso, é possível pensar em estratégias para melhorar a experiência do cliente, fazendo com que eles fiquem mais satisfeitos com a instituição e se fidelizem como clientes da empresa.

 

Otimização da produtividade

A sua empresa está produzindo de maneira satisfatória? 

Com a TI estratégica, é possível se utilizar de ferramentas para acelerar processos ou evitar a incidência de erros, permitindo que os seus funcionários consigam ganhar mais tempo durante o seu dia de trabalho.

Essa otimização pode fazer com que as instituições não precisem gastar mais com a contratação de funcionários extras ou façam com que a equipe perca muito tempo com atividades burocráticas.

 

Como aplicar uma estratégia de TI estratégica para a sua empresa?

Está pensando em aplicar uma estratégia de TI estratégica na sua empresa? Com algumas dicas, esse processo pode se tornar mais fácil e efetivo. 

Veja a seguir alguns truques para planejar melhor essa implementação:

 

Conhecer a empresa

O primeiro passo é coletar o máximo de informações possíveis sobre a empresa, essa é uma maneira de entender melhor o ambiente em que o TI estratégico atuará e elaborar a escolha de ferramentas e modelos de gestão que sejam mais efetivos.

Cada instituição pode ter operações e necessidades suficientes, e é importante que a TI estratégica seja implementada com isso em mente para que a estratégia não traga prejuízos.

 

Adotar ferramentas de monitoramento e controle

Um dos pilares da TI estratégica é justamente a coleta de dados sobre o setor, por isso, é preciso investir em ferramentas que ajudem nesse monitoramento, fazendo-o de maneira automática e eficiente.

Muitas ferramentas permitem a elaboração de relatórios, que poderão ser usados para tomar decisões efetivas, além de já saber os benefícios que ela trará antes mesmo de ser implementada.

 

Assim, entendo o que é a TI estratégica, qual a sua importância e como implementá-la em sua empresa, você conseguirá otimizar esse setor e, consequentemente, colher resultados em toda a sua instituição.

Então que tal investir em uma ferramenta de gestão que ajuda a desenvolver a sua área de TI e Telecom? Adquira a nossa demonstração grátis e veja o que a Sumus pode fazer pela sua empresa:

 

Autor:

O que procura?

NEWSLETTER