6 dicas matadoras para fazer o planejamento anual de TI da sua empresa

O mês de dezembro é um período animado para muitas pessoas, já que representa o fim do ano que se passou, além de ser um momento em que precisamos avaliar o andamento do setor de TI e o que pode ser feito para que, em 2021, ele alcance melhores resultados.

E para isso, é importante realizar um planejamento para a sua empresa, elencando os principais pontos que precisam de atenção, bem como as metas e o que será feito para atingi-las.

Já falamos em nosso blog sobre o planejamento estratégico e como abordá-lo na sua empresa. Agora, falaremos de maneira mais específica da área de TI, uma das que precisa de atenção especial.

 

Como fazer um planejamento de TI para a sua empresa?

Para ajudar você nessa missão, daremos algumas dicas de como montar um planejamento e, assim, conseguir se preparar para o próximo ano e ter maior foco nos reais objetivos dessa área, bem como da sua empresa.

 

  • Avalie o mercado

Um dos primeiros passos para montar um planejamento anual para o setor de TI da sua empresa é avaliar como está o mercado da área. Dessa maneira, você poderá conhecer as novidades do setor e aplicá-los.

Além disso, essa também é uma maneira de entender como estará a área de TI no próximo ano e suas tendências, podendo assim, avaliar se ela precisa ser otimizado ou até mesmo passar por um corte de gastos.

Uma maneira de avaliar o mercado é conferindo outras empresas que atuam no setor, sendo concorrentes ou não, para que você consiga conferir na prática quais serão os próximos passos que devem ser tomados.

Até mesmo os segmentos dos seus clientes e parceiros pode ser avaliado, a depender do ramo da sua empresa. Dessa forma, você consegue uma análise mais ampla do setor.

 

  • Avalie o momento da empresa

Tão importante quanto entender o momento em que o setor de TI está atualmente, é conhecer como a sua empresa está hoje. Afinal, a sua empresa precisa estar preparada caso o momento exija investimentos, por exemplo.

Além disso, se a sua empresa passar por um processo importante no próximo ano, como uma fusão ou venda, é interessante que o setor de TI esteja preparado e alinhado com essa situação, já que uma migração de servidores ou atualização na área pode ser requerida.

Ademais, caso a sua empresa não esteja bem, será possível entender as causas desse saldo negativo, podendo inclusive ser causada por problemas na própria área de TI.

Dessa forma, você já poderá planejar e começar a implementar estratégias para, no próximo ano, esse setor ter um rendimento melhor e auxiliar no crescimento geral da sua empresa.

E que tal você estimular a transformação digital na sua empresa. Assim, ela estará mais conectada e otimizada, permitindo com que sua equipe perca menos tempo em diversas atividades e consiga se comunicar de maneira mais rápida e efetiva.

Uma das maneiras de já começar a investir na transformação digital da sua empresa é com o cloud computing. Em nosso blog, temos um artigo que elenca 4 vantagens de adotar essa inovação. 

 

  • Faça um planejamento da sua infraestrutura

Com as metas e mudanças que deverão ser feitas no setor de TI para o próximo ano, é interessante também averiguar se o setor já conta com a infraestrutura necessária para comportar essas novidades.

Afinal, caso ela seja insuficiente, essa expansão terá que ser adiada, o que resultará em atrasos para a sua empresa como um todo. Por isso, comece a planejar também esse investimento físico, seja em servidores ou em um maior espaço na nuvem, por exemplo.

Também é importante fazer avaliações para entender se o software utilizado comporta a realização de tarefas mais intensas, se o cabeamento ainda pode ser utilizado, dentre outros aspectos.

Dessa maneira, a sua empresa já estará pronta para entrar no novo ano totalmente fortificada, não apenas de maneira modernizada, mas com uma estrutura física que comporte tal expansão.

 

  • Tenha métricas de desempenho

Independentemente das mudanças que serão feitas durante o ano, ou até mesmo dos objetivos definidos, é importante avaliar, durante todo esse período, se as estratégias e investimentos estão dando resultados.

Dessa forma, é importante levar em consideração a adoção de algumas métricas de desempenho que dirão se a sua estratégia está dando resultado ou ela precisa de alguns ajustes.

Você ainda poderá contar com algumas ferramentas para auxiliar nesse monitoramento, sendo elas próprias para medir certas métricas ou sistemas de gestão que poderão fazer essa coleta e gerar relatórios automaticamente.

De qualquer maneira, é importante avaliar cada caso, já que uma certa métrica pode não fazer sentido para os objetivos atuais da sua empresa no setor de TI, fazendo com que a equipe acabe “perdendo o rumo”.

 

Leia mais:

 

  • Confira o orçamento

As mudanças que serão feitas dentro do setor de TI necessitarão de custos a mais, e, por isso, esse fator também deve ser levado em consideração na hora de fazer o seu planejamento na área de TI para o próximo ano.

É importante prestar atenção na gestão financeira da empresa, para que você consiga moldar o seu planejamento da área de TI de acordo com os recursos financeiros disponíveis para essa finalidade.

Nesse caso, é importante investir em alternativas e tecnologias mais em conta, que consigam suprir as necessidades da sua empresa sem pesar no orçamento.

É verdade que, se tratando da área de TI, seja mais difícil calcular o retorno sobre investimento das mudanças e upgrades realizados, entretanto, com um bom planejamento, é possível tomar decisões mais certeiras e que representem mais lucro e sucesso para a empresa.

 

  • Invista em tecnologias

Uma maneira de otimizar o seu setor de TI, inclusive a um baixo custo, é investindo em tecnologias para facilitar certas atividades ou processos para a sua equipe.

Com sistemas de gestão, por exemplo, é possível fazer o controle de contratos, custos e até mesmo de diversos processos de TI e Telecom da sua instituição.

Assim, entendendo alguns passos que devem ser seguidos para que você consiga fazer um planejamento do próximo ano da área de TI da sua empresa, você conseguirá entrar com o pé direito nesse novo período que se inicia, conseguindo de maneira mais organizada atingir os seus objetivos.

Que tal começar agora mesmo a melhorar o próximo ano da sua empresa? 

Receba uma demonstração gratuita do nosso Sistema Sumus e economize despesas de TI e Telecom da sua instituição!

Autor:

O que procura?

NEWSLETTER