Confira 05 Tendências de TI Que Você Precisa Prestar Atenção!

O mundo de TI sempre apresenta novidades, e você precisa estar atento a elas se não quiser ficar desatualizado e parar no tempo 

O termo TI significa Tecnologia da Informação, e traz uma série de definições e conceitos junto de si. Basicamente, é assim que são definidas todas as atividades e soluções realizadas com o auxílio da computação.
Justamente por abranger uma série de áreas e conhecimentos, quem perguntar o que é TI para 5 profissionais diferentes pode, também, obter 5 respostas diferentes, o que não quer dizer que elas estejam erradas, mas sim que é uma área muito vasta.
Como não poderia ser diferente, são muitas as novidades que surgem constantemente nesse meio, e é preciso se atualizar com as últimas tendências de TI para nunca ficar para trás e também poder aprender com elas.

5 Tendências de TI Que Você Não Pode Deixar Passar

Se você quer saber o máximo possível sobre sua área de atuação, para poder prestar serviços com mais qualidade e, ainda por cima, ter as mais recentes novidades para poder compartilhar no grupo de amigos, fique ligado nisso!

1 – Crescimento da Inteligência Artificial

O conceito de inteligência artificial nasceu por volta dos anos 1940 e 1950, quando um grupo de matemáticos, engenheiros, psicólogos, cientistas políticos e economistas começaram a discutir sobre a possibilidade de desenvolver um cérebro artificial.
Depois disso, o campo de pesquisa da inteligência artificial começou a existir quando ela foi fundada como uma matéria acadêmica no ano de 1956. Porém, mesmo com tanto tempo de história, é agora que ela está dominando o mercado.
Essa é uma das maiores tendências de TI atuais, que inclusive ganha cada vez mais espaço no mercado. Ao invés de estar focada em apenas uma aplicação, ela pode ser encontrada em várias hoje em dia.
A tecnologia, que basicamente funciona através de algoritmos de aprendizado de máquinas (machine learning), está em quase todas as novas plataformas, aplicativos e dispositivos, o que deve crescer ainda mais nesse ano.
Com o passar dos anos, já será completamente normal contar com elas no nosso cotidiano, o que já é possível hoje mesmo, com assistentes virtuais como Siri, Cortana, Alexa e Google Assistente.

2 – Centralização Digital

Na última década, foi possível ver um boom de novas tecnologias que passaram a fazer parte das nossas vidas, desde os smartphones até os tablets, smart TVs e smartwatches. Porém, essa é uma tendência de TI que deve mudar.
Ao passo que estávamos acostumados com vários dispositivos, em que cada um deles era capaz de realizar determinadas tarefas, o futuro nos reserva uma centralização digital, ou seja, gerenciar tudo com o menor número de dispositivos.
Dessa forma, será possível pedir comida, abrir um vídeo, executá-lo na televisão, apagar as luzes da casa, ligar o ar-condicionado e postar uma atualização nas redes sociais, tudo a partir do celular ou de outro dispositivo.
Essa centralização é muito importante para não ter que carregar uma série de dispositivos pela casa: tudo poderá ser feito do mesmo lugar, para ainda mais praticidade e eficiência.
Um dispositivo que já pode estar alguns passos à frente nessa disputa são os smart speakers, que são falantes sem fio que se conectam à internet e funcionam através de assistentes virtuais: é só pedir que eles fazem!
tendencias de ti

3 – Overdose de Dados

Sempre que se fala de overdose, é automático que o cérebro associe a algo negativo, mas a história aqui é diferente. Se você já se perguntou sobre o que esperar da tecnologia para empresas para 2018, essa é a resposta.
As pessoas recorrem cada vez mais aos assistentes virtuais e, por consequência, oferecem muitas de suas informações pessoais a eles, que por sua vez podem ser usadas pelas empresas para saber como abordar novos potenciais clientes.
Por exemplo, se uma pessoa sempre pede pizza nas quartas-feiras à noite, é uma boa ideia para uma pizzaria mandar um anúncio para a pessoa no final da tarde de quarta, com uma promoção ou algo do tipo. As chances de conversão são muito grandes.
Justamente essa coleta de informações (e o seu posterior uso) será uma das maiores tendências de TI para 2018 e também para os anos vindouros.
Tudo será mais personalizado para cada pessoa, o que promete experiências muito interessantes, ainda mais em conjunto com os algoritmos de aprendizado de máquinas.

4 – Automação de Trabalhos

Hoje em dia, já é possível ver que muitas atividades foram automatizados, total ou parcialmente. Por exemplo, ao invés de ter que contar um malote de dinheiro, é muito mais fácil utilizar um equipamento para isso.
Essa é apenas uma das muitas aplicações da tecnologia no mundo do trabalho, que deve crescer cada vez mais. Sem dúvidas, essa será uma das maiores tendências de TI do mundo moderno, já que sai mais barato, no longo prazo, ter máquinas do que funcionários.
É claro que não dá para dizer que todas as profissões serão automatizadas, já que por mais que a tecnologia se desenvolva, em conjunto com a inteligência artificial, a emoção e o comportamento humano jamais poderão ser perfeitamente simulados.
Porém, com o passar do tempo, é de se esperar que atividades mais lógicas sejam substituídas por máquinas, o que terá como resultado uma renovação no mercado de trabalho: as pessoas terão que se adaptar a isso, invariavelmente.

5 – Mudanças Drásticas de Interface de Usuário (UI)

UI é um dos termos de TI que todos os profissionais da área devem saber. Seu significado é a interface de usuário, ou seja, com o que o usuário interage para que tenha suas solicitações atendidas.
Um dos maiores exemplos disso é a pesquisa por voz: já não é mais necessário olhar para uma tela e ter que digitar para fazer o que se deseja.
Da mesma forma, o visual de sites e aplicativos deve mudar, com o intuito de ser o mais fluido, natural e prático possível para os usuários, não importa se eles já o utilizam há anos e anos ou se é o primeiro contato.
Essa é uma das tendências de TI que sempre deve mudar com o passar do tempo, mas o objetivo sempre será o de facilitar para o usuário. Quem não se atentar a isso pode perder uma grande fatia do mercado.
tendencias de ti


Fique ligado às tendências da tecnologia da informação

Um bom profissional está sempre em busca de se atualizar e nunca pára no tempo, seja através das certificações do mercado de tecnologia ou de outras alternativas. Afinal, ele sabe que se não fizer isso, pode perder uma boa parte da sua clientela.
Por isso, todas as tendências de TI que foram citadas devem ser acompanhadas de perto, para que você possa se antecipar o máximo possível a elas e colher todos os bons frutos que resultarão desses esforços.
Compartilhe sua experiência nos comentários e aproveite para conhecer todos as soluções que a Sumus oferece para o seu negócio

Autor:

O que procura?

NEWSLETTER