Pesquisar
Close this search box.

Outsourcing: descubra como ele pode ajudar a sua área de TI!

Muitas empresas têm investido em novas maneiras de aumentar a qualidade interna da sua área de TI, bem como reduzir custos, e por isso, estão adotando novas estratégias de organização. Uma delas, é a adoção do outsourcing.

Neste texto, explicaremos o que é o outsourcing, qual a sua importância para as empresas, quais os benefícios e adotá-lo na área de TI de maneira efetiva e assim, conseguir ter uma boa experiência.

O que é outsourcing?

O outsourcing é um termo em inglês utilizado para nomear o processo de terceirização. Nesse tipo de atividade, a empresa contrata outra para realizar determinada atividade ou cuidar de um setor da empresa.

Existem muitos motivos para uma empresa investir no outsourcing: reduzir custos, otimizar as atividades da empresa, ou ter falta de expertise/infraestrutura para realizar certas tarefas, optando então, por escolher uma especializada.

Dessa maneira, a empresa consegue focar seus esforços em realizar as atividades em que é especialista, deixando com que outras funções, que também são importantes para o funcionamento da instituição, sejam executadas também por profissionais.

É possível optar pela terceirização em toda a área de TI ou apenas algumas funções que demandam uma alta complexidade ou estejam gerando muitos custos para a empresa. Dessa forma, ela poderá montar a sua estratégia de terceirização de acordo com as suas necessidades.

Antes de investir em um outsourcing para a área de TI (ou até mesmo para outras áreas da empresa), é importante avaliar como isso pode ser feito da melhor maneira possível, além de preparar a sua empresa para isso.

Qual a sua importância?

A principal importância do outsourcing é que ele permite a empresa se qualificar em determinados setores sem que isso ocasione no aumento da sua complexidade ou até mesmo em mais gastos para a empresa.

Isso auxilia bastante a empresa a se adaptar às novas exigências do mercado, uma vez que é necessário ter instituições mais enxutas, com processos mais ágeis e direcionados, o que auxilia no seu desenvolvimento rápido.

Além disso, o mercado de outsourcing tem se tornado uma tendência do século XXI, principalmente na área de TI e desenvolvimento mobile. Os investimentos em computação em nuvem têm crescido cerca de 10% ao ano.

É importante que uma estratégia de outsourcing de TI seja feita de maneira correta, já que alguns erros poderão causar o fracasso dessa flexibilização. Por exemplo, muitos gestores acabam focando em soluções sem analisar as necessidades. Isso resulta em atitudes que talvez nem sejam necessárias para a empresa naquele momento.

Quando uma empresa investe apenas em ferramentas e tecnologias sem saber se a empresa realmente precisa delas, pode fazer com que você perca dinheiro ou até mesmo crie novos problemas que antes não existiam.

Outro erro bastante comum é “copiar” tercerizações de concorrentes. Dessa forma, a sua estratégia não terá o efeito esperado, uma vez que estamos falando de empresas diferentes, com problemas únicos e que precisam de abordagens diferentes para que a empresa consiga se desenvolver apropriadamente.

Além do que já foi falado até agora, o outsourcing pode oferecer diversos benefícios para a área de TI, bem como para toda a empresa. A seguir, você conhecerá um pouco mais sobre essas vantagens e como elas podem auxiliar a sua instituição.

Leia mais:

Quais os benefícios de investir em outsourcing na área de TI?

A área de TI pode ser uma grande beneficiada pela terceirização do seu setor, já que poderá sofrer otimizações e reduções de custo, bem como aproveitar outras vantagens. Veja a seguir algumas delas:

Maior foco no seu negócio

Um dos principais benefícios em investir na terceirização da área de TI é o fato de que a empresa conseguirá focar seus esforços e equipe nas atividades que são realmente importantes para a empresa e que estão diretamente trazendo lucro.

Dessa forma, a empresa ganha mais agilidade para se organizar internamente e otimizar essas atividades, ao mesmo tempo que o setor, ou atividades estratégicas dele, possam ser feitas por pessoas que são especialistas no assunto, fazendo com que sua eficiência seja até mesmo aumentada.

Melhoria das políticas

Um benefício interessante do outsourcing de TI é que a política de segurança e utilização dos equipamentos ou do próprio setor pode ser otimizada. Por exemplo: é possível delegar os processos de manutenção e reparo para uma empresa especializada ao invés de realizar essa atividade internamente.

Otimização da gestão de tempo

Outra vantagem da terceirização de TI é com relação a otimização de tempo por parte da equipe e até mesmo de toda a empresa. Afinal, certas atividades, que antes deveriam ser feitas de maneira interna, serão realizadas por uma empresa especializada, permitindo com que os funcionários lidem apenas com atividades que sejam importantes.

Flexibilidade

Com essa carga menor de trabalho, a equipe de TI terá maior flexibilidade e agilidade para lidar com as atividades do seu setor e até mesmo ajudar áreas parceiras, assim, toda a empresa acaba ganhando otimização de tempo.

Como implementar?

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o outsourcing de TI, além da importância e benefícios de investir nessa estratégia, está na hora de entender como é possível implementá-la, na prática, na sua empresa:

Identifique as necessidades do negócio

O primeiro aspecto que deve ser levado em conta ao implementar um serviço de outsourcing é identificar as necessidades do negócio para então, verificar quais são as atividades que podem ser terceirizadas.

Avalie os fornecedores

Depois, também é importante avaliar os fornecedores, que no caso, são as empresas que prestarão os serviços de terceirização para a sua instituição.  

Defina o SLA

O SLA (Service Level Agreement), também conhecido como Acordo de Nível de Serviço, é um documento que procura orientar a relação comercial entre as empresas, estipulando normas, regras e indicadores, a fim de evitar conflitos entre as partes.

Faça uma boa gestão de mudança

A terceirização provocará grandes mudanças na sua área de TI, por isso, é interessante que você faça uma boa gestão de mudança, para preparar o setor para a sua nova realidade e assim, otimizar os serviços.

Assim, entendendo melhor o que é o outsourcing da área de TI, qual a importância e os benefícios dessa atividade, além de entender na prática como implementar essa estratégia, você conseguirá otimizar esse setor e reduzir custos na sua empresa.

E que tal contar com a Sumus para te ajudar nessa missão? Teste gratuitamente as nossas ferramentas de gestão!

Outsourcing: descubra como ele pode ajudar a sua área de TI!

Autor:

O que procura?

NEWSLETTER