5 conselhos preciosos para utilizar a tecnologia a favor do seu negócio

O cenário dos negócios diante do contínuo avanço da tecnologia, vem transformando tanto as grandes quanto as pequenas empresas.

É através da tecnologia que os gestores podem melhorar a produtividade da sua equipe, assim como conseguem superar os concorrentes.

De acordo com um estudo realizado pelo SMB Group, empresa que faz análises sobre os benefícios da tecnologia para pequenas e médias empresas, nove a cada dez CEOs relatam que suas práticas de negócios estão evoluindo significativamente.

Além disso, a tecnologia consegue transformar as empresas de muitas formas positivas a partir do momento em que consegue remodelar o segmento, garantindo sua sobrevivência e crescimento constante.

No entanto, através da entrevista também foi possível constatar que apenas a metade desses gestores conta com um planejamento estratégico de negócios para seguir.

Dentre eles, 37% dos entrevistados não estão preparados para lidar com o avanço tecnológico e poucos contam com uma equipe de TI para ajudar na transformação digital da empresa.

É fundamental que o gestor saiba quais são os desafios que a empresa deve superar quando decidem utilizar a tecnologia a favor do seu negócio.

Este artigo pode servir para clarear seus entendimentos sobre como essa transformação digital pode afetar nos custos, na segurança e no relacionamento com o cliente.

1.A tecnologia está em constante evolução

A velocidade com que os avanços tecnológicos acontecem tende a ser cada vez mais acelerada.

Isso porque cada vez mais a inteligência artificial ganha força, se transforma e tem o poder de mudar situações.

As redes 5G já estão sendo inauguradas e outras ainda mais velozes estão sendo desenvolvidas para um futuro próximo, por exemplo.

O gestor precisa estar sempre atento a todas essas mudanças e entender como formular estratégias para direcionar seus investimentos.

2.Investir em tecnologia não é barato

Muitas vezes o gestor focado em reduzir gastos, acaba desprezando a importância do investimento em tecnologia.

Essa é uma situação comum que acaba estagnando várias empresas e impedindo seu crescimento.

Por isso, não é recomendado deixar de investir na infraestrutura e na área de TI.

Para quem quer ver o negócio crescer e ter um aumento considerável nos lucros, não deve esquecer da importância da transformação digital nas empresas.

Vale a pena direcionar uma parte da receita para a tecnologia, que geralmente custa mais do que você espera.

Porém, vale a pela investir para melhorar a qualidade dos serviços. E investir nessa área é fundamental para crescer nos negócios.

LEIA TAMBÉM:

4 RAZÕES PARA UTILIZAR CLOUD COMPUTING NA SUA EMPRESA IMEDIATAMENTE
Entenda como a Business Intelligence ajuda no desempenho da sua empresa
Descubra qual o sistema de gestão ideal para sua empresa

3.A transformação digital leva algum tempo

É preciso estar ciente que a resposta após o investimento tecnológico pode não vir imediatamente.

Geralmente, quando investimos um valor alto em alguma solução, esperamos que o resultado positivo seja imediato.

Entretanto, nem sempre podemos esperar por isso. É o caso do investimento em tecnologia.

A escolha é essencial e certeira, com o tempo, os resultados expressivos tão esperados aparecem naturalmente.

4.A segurança cibernética merece uma atenção maior

A tecnologia permite o uso de dados para gerenciar diversas operações dentro de uma empresa.

É possível gerenciar clientes, colaboradores, entre tantas outras possibilidades através do que a tecnologia nos proporciona.

No entanto, o número de cibercriminosos têm aumentado constantemente e a gestão deve estar sempre atenta para manter a segurança cibernética na empresa.

De acordo com uma pesquisa realizada por uma seguradora de negócios, a Hiscox, 72% das empresas norte-americanas planejam aumentar seus gastos com segurança.

Devido ao fato de que falhas e violações cibernéticas podem trazer sérios prejuízos para a empresa.

Por isso, surge a necessidade de estar preparado para proteger os dados da empresa com o mesmo cuidado que os gestores têm com relação ao dinheiro e investimentos.

Evitando assim, a vulnerabilidade e os riscos de ter os precisos dados perdidos.

5.O desempenho da equipe deve aumentar de acordo com o ritmo da tecnologia

De nada adianta investir em tecnologia avançada, se a equipe não se propõe a acompanhar.

A tecnologia tem o poder de transformar positivamente diversas situações. Para tanto, a empresa deve contar com profissionais qualificados e dispostos a melhorar sua produtividade.

Uma empresa digital só consegue melhorar os resultados, se tiver o empenho para oferecer uma aproximação maior com o cliente.

Como transformar digitalmente o seu negócio?

Se você precisa investir em tecnologia para melhorar os resultados da sua empresa, mas ainda não sabe por onde começar, a Sumus pode te ajudar.

Através de vários serviços, a Sumus tem como um de seus objetivos prestar consultoria tecnológica para empresas que pretendem avançar no mercado.

Além disso, é uma empresa premiada por possuir uma linha completa de sistemas de tarifação desenvolvida para atender diferentes perfis de empresas.

Por isso, não deixe de entrar em contato conosco para melhorar o desempenho do seu negócio!

Autor:

O que procura?

NEWSLETTER