Como o gerenciamento de dispositivos móveis aumenta a produtividade e reduz custos nas empresas?

MDM: Saiba como o gerenciamento de dispositivos móveis aumenta a produtividade e reduz custos na sua empresa

O gerenciamento de dispositivos móveis, do inglês Mobile Device Management – MDM, tem ganhado cada vez mais relevância nas empresas.

Nos últimos anos, os dispositivos como smartphones e tablets têm evoluído significativamente, proporcionando infinitas funcionalidades aos seus usuários e facilitando o trabalho de profissionais da mais diversas áreas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Gartner, Inc, dentre as empresas que implantaram pelo menos três tipos diferentes de aplicativos, 91% foram aplicativos em dispositivos móveis.

Por isso também não conseguimos pensar nas nossas atividades diárias sem a utilização da tecnologia de algum dispositivo móvel, não é mesmo?

Eles se tornaram indispensáveis para todos e principalmente para as empresas, que com a ajuda deles aumentam a qualidade e eficiência dos seus serviços.

Neste período de quarentena, o software para MDM permite que os profissionais realizem o controle desses dispositivos de forma remota.

Mas essa é apenas uma das vantagens de utilizar essa ferramenta tecnológica.

Continue lendo este artigo para saber se a sua empresa está pronta para o gerenciamento, quais são os benefícios do MDM e de que forma essa tecnologia garante a proteção dos dispositivos móveis corporativos.

 

MDM: sua empresa está pronta para gerenciar seus dispositivos móveis?

É importante ressaltar que os dispositivos móveis utilizados pelos colaboradores antes de serem gerenciados devem ser mapeados.

Além disso, a empresa precisa ter estabelecido anteriormente metas claras e objetivos definidos em um planejamento estratégico para servir de direcionamento aos colaboradores.

Para realizar o mapeamento dos dispositivos de cada colaborador, é necessário responder às seguintes questões:

  • qual a função deste colaborador?
  • quais são as atividades que ele precisa realizar no dispositivo?
  • qual será o uso ideal do dispositivo de acordo com sua área?

A partir daí, o gestor pode dar início ao gerenciamento dos dispositivos que pode ser feito através de softwares para controle e monitoramento.

 

MDM: Quais são as vantagens do controle de dispositivos móveis?

Flexibilidade de gerenciamento

É possível supervisionar remotamente os dados de todos os dispositivos da empresa, 24 horas por dia.

Dessa forma, o gestor não precisa se deslocar até o local de trabalho para conseguir monitorar o que for preciso, isso pode ser feito de qualquer lugar.

Outro ponto positivo quanto a flexibilidade é que o software pode ser personalizado, permitindo que cada usuário tenha acesso apenas ao que é necessário para sua função.

 

Segurança de dados

Somente gerenciando os dispositivos móveis de uma empresa, o gestor pode garantir a segurança dos seus dados.

Através do monitoramento, é possível verificar se os colaboradores estão executando tarefas de acordo com as recomendações de segurança.

Além disso, com o controle dos dispositivos é permitido realizar configurações ativando a proteção de dados comerciais e efetuando bloqueios, em caso de perdas ou roubos de dispositivos.

Outra medida de segurança que a ferramenta de MDM oferece é a possibilidade de delimitar os acessos, escolhendo entre os arquivos o que deve ser compartilhado e o que deve ser excluído.

A ferramenta também pode impedir que o usuário faça alterações nas configurações definidas e fornece ao gestor todo o controle das senhas de acesso.

 

LEIA TAMBÉM:

Fluxo de caixa: 4 passos práticos para gerenciar melhor a parte financeira do seu negócio

Serviços que a sua empresa ganha ao utilizar o sistema em nuvem

Contas a pagar: como otimizar a gestão de contas para garantir o melhor desempenho nos negócios?

 

Atendimento às políticas internas

Utilizando o MDM, o gestor consegue verificar se as ações dos usuários estão em conformidade com as políticas internas da empresa e com os requisitos legais.

Dessa forma, é possível impedir que dispositivos não autorizados possam comprometer a segurança de dados do negócio.

 

Redução de custos

Assim como abordamos no artigo 4 motivos para controlar o inventário de TI da sua empresa, controlar o inventário de TI da sua empresa é fundamental para reduzir os custos com manutenções de equipamentos tecnológicos.

Com o MDM, um inventário pode ser criado para os dispositivos móveis da empresa, contendo informações sobre data que foram adquiridos, quando foram atualizados, entre outros dados relevantes.

Essa funcionalidade promove a redução de custos uma vez que, ao obter essas informações, o gestor pode identificar qual dispositivo necessita de suporte, antes que ele passe a apresentar defeitos.

O melhor disso tudo é que o gestor tem acesso a visualização das telas dos dispositivos e pode realizar o suporte em tempo real, apenas utilizando o software para MDM.

As atualizações também podem ser configuradas para iniciar automaticamente, garantindo que os dispositivos estejam funcionando com melhorias constantes.

 

MDM: Qual software se encaixa melhor nas necessidades da sua empresa?

Ao longo do texto, vimos que se a sua empresa possui o mapeamento completo dos seus colaboradores e as funções que cada um deles desempenha nos dispositivos móveis, ela já está pronta para realizar o gerenciamento.

Esse gerenciamento é extremamente importante para que a empresa consiga, entre outras vantagens, garantir a segurança dos seus dados e reduzir custos com manutenções.

O próximo passo é escolher um software capaz de realizar o MDM da melhor forma, proporcionando mais produtividade e lucratividade a sua empresa.

MDM da Sumus está entre as melhores escolhas, pois além de garantir o controle de todos os dispositivos móveis em uma só plataforma, ainda oferece a integração com diferentes sistemas operacionais.

Sumus disponibiliza a localização e rastreamento de dispositivos e garante a integridade de todos os dados da sua empresa.

Para saber mais detalhes sobre as nossas soluções, entre em contato conosco!

Autor:

O que procura?

NEWSLETTER