Seu celular corporativo foi roubado? Saiba como proceder!

celular corporativo

Você já teve o seu celular corporativo roubado

Com certeza essa foi uma situação bem ruim, mas imagine se o mesmo acontece com um dos celulares da sua empresa? Diversas informações relevantes sobre o seu negócio poderão cair em mãos erradas.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Mobile Time, o Brasil já teve pelo menos 100 milhões de celulares furtados

Para você saber o que fazer caso essa situação aconteça com os aparelhos do seu negócio, preparamos este texto com algumas dicas de como proceder nessa situação. Vamos lá?

 

Leia também:

 

O que fazer em caso de celular corporativo roubado?

Veja a seguir algumas dicas de como agir em caso de roubo de celular corporativo:

 

1- Tente encontrar o celular corporativo

Caso o celular em questão tenha essa funcionalidade, é possível tentar encontrá-lo por localização GPS. Dessa maneira, a polícia poderá agir rapidamente e recuperar o aparelho.

No Android, é possível utilizar o “Encontre Meu Aparelho”, um aplicativo desenvolvido pela Google justamente para este fim: encontrar celulares. Por meio dele, ainda é possível realizar outras ações, como soar alarmes ou bloquear o dispositivo.

 

2- Bloqueie o aparelho

Uma das primeiras medidas que devem ser realizadas para evitar maiores danos relacionados ao roubo de celular corporativo é fazer o seu bloqueio. Dessa maneira, os ladrões não conseguirão acessá-lo.

Você pode bloquear o aparelho tanto pelo aplicativo Encontre Meu Dispositivo, quanto entrar em contato com a sua operadora para este fim. Algumas oferecem apps aos seus clientes que já oferecem essa funcionalidade, mas também é possível ligar para a central de atendimento.

 

3- Faça um boletim de ocorrência

Após os bloqueios serem realizados, é hora de recorrer a uma Delegacia de Polícia para realizar um boletim de ocorrência.

Isso contribui não só para que seu aparelho seja bloqueado, pois algumas operadoras exigem o B.O, mas para que ajude a polícia a encontrar e prender os responsáveis pelo crime.

Além disso, com o registro, é possível que os órgãos de segurança mapeiem os locais com mais reincidência de assaltos e aumentem o patrulhamento na região.

Nos casos de roubo de celular corporativo, é necessário apresentar o boletim na empresa para justificar a falta do aparelho, e dessa forma, é possível tomar as providências cabíveis.

 

Como se proteger do roubo de dados dos celulares corporativos?

Existem algumas medidas a serem adotadas que podem também contribuir na prevenção contra o roubo de informações confidenciais do seu negócio. 

Confira:

 

1- Coloque senhas no celular corporativo

O uso de códigos e senhas nos telefones corporativos inibe a utilização indevida por alguém que não seja o dono do aparelho.

Normalmente, esses sistemas já vêm instalados na maioria dos smartphones e possibilitam que o usuário crie os códigos e, no caso do uso corporativo, deve-se adotar uma senha padrão para todos os telefones da empresa.

 

2- Faça backups periodicamente

A melhor maneira de proteger os seus dados e evitar que se perca tudo no caso de roubo ou furto é guardar os seus arquivos em um sistema seguro.

As famosas nuvens podem ser uma boa opção para reduzir esses danos. Estes espaços virtuais são responsáveis por armazenar os dados e guardá-los, dando acesso somente a partir de uma senha criptografada.

 

3- Instale rastreadores

Outra opção para quem deseja proteger-se do roubo de celular é instalando dispositivos de rastreamento que te ajudam a localizar para onde está sendo levado e alguns até permitem que você apague todos os dados do dispositivo.

 

4- Invista em seguros

Se a empresa disponibilizar de um orçamento extra para isso, contratar um seguro para celular corporativo pode ser uma forma de proteger-se contra eventuais prejuízos.

Sabemos que os celulares normalmente têm valores elevados, portanto, ao adquirir um seguro, você garante que parte do valor seja restituído pela seguradora do bem.

Vale lembrar que isso varia conforme o serviço contratado, sendo preciso analisar todas as opções e avaliar qual se adequa a necessidade da sua empresa.

 

5- Deixe a tela do seu celular corporativo bloqueada

Quando você ou seus funcionários não estiverem utilizando o aparelho, busque deixá-lo com a tela bloqueada, de preferência com uma senha para desbloqueá-la. Dessa maneira, ficará um pouco mais difícil acessar os seus dados.

Muitos celulares oferecem diferentes opções de senha. Uma das consideradas mais seguras é com código PIN, sendo um conjunto de números que devem ser bem escolhidos para que o ladrão não o descubra.

 

6- Criptografe seus dados

A criptografia é uma estratégia de segurança em que as informações são guardadas atrás de protocolos, o que impede o seu acesso por pessoas não autorizadas. Alguns aplicativos, como o WhatsApp, já utilizam dessa técnica para dar mais segurança aos usuários, porém é possível utilizá-lo em outros locais.

No iOS, é possível utilizar esse recurso em Ajustes > Touch ID e Código (no iPhone 5S) ou Ajustes > Código (outros modelos) e apertar “Ativar Código”. O caminho pode mudar conforme o modelo do celular.

 

Deixe seu celular corporativo mais seguro!

Assim, entendendo melhor o que fazer caso o celular corporativo da sua empresa seja roubado, bem como que atitudes tomar para evitar que pessoas mal intencionadas acessem dados sigilosos desses aparelhos, você terá maior segurança em utilizar seu aparelho.

Para isso, é importante contar com a ajuda da tecnologia para auxiliar na segurança  dos seus dispositivos, como a solução de MDM da Sumus, que controla o uso e garante que seus dados fiquem protegidos!

Aproveitando, se você chegou até aqui é porque provavelmente gerencia o telecom de sua empresa, né? Sugerimos fortemente a leitura do e-book gratuito que te mostra como a tecnologia pode aumentar em média 20% da lucratividade de sua telefonia:

lucratividade

Autor:

O que procura?

NEWSLETTER