Melhore a produtividade da sua equipe com 7 passos

Saiba o que fazer para tornar seus colaboradores mais produtivos!
Algumas características são indispensáveis no meio corporativo, seja qual for o porte ou o segmento da empresa, de modo que ela possa obter sucesso, e saber como aumentar a produtividade está entre os principais interesses.
O desejo é constante nas companhias, mas saber o que realmente pode ser feito para obter tal resultado já é algo mais complicado e que nem sempre é colocado em prática.
Se você também está na mesma situação, aprenda agora o que pode ser feito para potencializar a produtividade de todos os setores e colaboradores da equipe que trabalha com você através de dicas simples, práticas e eficientes!

7 dicas para aumentar a produtividade na empresa

Pouco tempo depois que essas dicas tiverem sido aplicadas, você perceberá como o desempenho dos colaboradores terá melhorado consideravelmente!

1 – Crie listas de tarefas

Não há como aumentar a produtividade se os colaboradores não souberem exatamente o que fazer. Nesse caso, é possível que eles invistam seu tempo e esforços em atividades secundárias e, assim, não proporcionem um bom desempenho.
O impacto dessa falta de organização pode não ser tão grande a curto prazo, mas ao analisar a médio e longo prazo, o prejuízo pode ser intenso, o que é prejudicial para o sucesso da empresa.
A criação de listas de tarefas é uma dica prática e eficiente, já que a equipe saberá exatamente o que deve fazer e, a partir de então, poderá se organizar melhor para cumprir seus objetivos.
Para ajudar nesta questão, vale a pena utilizar os melhores aplicativos de gestão, que podem revolucionar para melhor a organização de todos os colaboradores.

2 – Aproveite a tecnologia

Hoje em dia, vivemos em uma sociedade conectada, em que os celulares, aplicativos e softwares tomaram conta de praticamente todas as áreas, e não é diferente no que se refere à produtividade.
Dentro do escritório, é possível recorrer aos apps de produtividade vistos anteriormente, assim como outros para gestão de tempo e para comunicação, o que pode ajudar a maximizar a capacidade produtiva.
Quem quer aumentar a produtividade também pode investir em aplicativos que podem ser usados fora do ambiente de trabalho, como os para controle de sono, exercícios e até alimentação.
Embora possa não parecer, todos os fatores citados impactam diretamente na produtividade, além de também aumentar a qualidade de vida.

3 – Incentive o bom relacionamento dos colaboradores

É comum pensar em questões técnicas quando se fala sobre produtividade, mas ela não está apenas relacionada a isso. Existem fatores comportamentais e sociais que também estão envolvidos.
A conexão e a qualidade do relacionamento entre os colaboradores têm influência direta sobre seu desempenho. De acordo com uma pesquisa feita pela The McKinsey Global Institute, a produtividade aumenta de 20% a 25% em empresas com funcionários conectados.
É importante saber que também há como aumentar a produtividade através da melhoria dos relacionamentos sociais, algo que foge da maioria dos conselhos que vêm à mente quando se pensa sobre o tema.

4 – Livre-se de atividades desnecessárias

Ainda que seja um assunto relativamente óbvio, é importante se lembrar de que atividades, processos e procedimentos que não são necessários fazem com que os colaboradores percam boa parte do seu tempo.
Quando se fala sobre líder ou chefe, que são duas definições diferentes para profissionais que ocupam a mesma função, a delegação de atividades desnecessárias costuma ser um grande motivo de descontentamento, o qual pode ser evitado.
Quem aumentar a produtividade precisa analisar de perto as atividades que os colaboradores desempenham e, então, retirar todas aquelas que não são estritamente necessárias, o que pode resultar em alguns minutos ou até mesmo horas produtivas a mais.
Isso também pode impactar na satisfação da equipe, já que cada um perceberá que todas as atividades desempenhadas são importantes para a empresa.
Equipe de funcionários em toque de mão

5 – Trabalhe o engajamento da equipe

O engajamento do funcionário com a empresa está diretamente relacionado à sua produtividade. De acordo com uma pesquisa da Gallup, equipes com altos níveis de engajamento dos colaboradores são 21% mais produtivas.
Outra pesquisa, esta da Business 2 Community, mostrou que empresas com colaboradores engajados possuem um desempenho 202% maior do que aquelas em que os profissionais não são engajados.
Uma boa alternativa é investir em programas que possam melhorar o relacionamento dos colaboradores, de modo a fazer com que seu engajamento com a companhia aumente e, assim, seu desempenho também seja melhor.
Ter uma cultura da empresa voltada às pessoas, oferecer recompensas e reconhecimento pelos serviços prestados, ter uma boa liderança e proporcionar oportunidades de crescimento são maneiras de melhorar o engajamento da equipe.

6 – Elimine as distrações

Uma frase do escritor norte-americano Adam Hochschild diz que o trabalho é duro, as distrações são abundantes e o tempo é curto. Ela é totalmente verdadeira e mostra que quaisquer distrações podem prejudicar o desempenho dos colaboradores.
Jogos, aplicativos pessoais de mensagens e conversas paralelas em excesso podem ser alguns dos pontos de distração presentes na empresa, os quais não permitem que os colaboradores se concentrem no desempenho de suas atividades.
Quase não há como aumentar a produtividade se as distrações estiverem presentes. Por isso, atente-se ao que pode causar este efeito e pense no que pode ser feito para solucionar a questão.

7 – Cuidado com o uso de telefonia

As linhas fixas e móveis de telefonia são indispensáveis para toda empresa, mas pode ser que elas não estejam sendo utilizadas adequadamente, o que traz uma queda na produtividade e ainda eleva os custos.
Para evitar que isso aconteça, deve-se investir em um sistemas de tarifação telefônica, os quais permitem aos gestores acompanhar, em tempo real, o uso das linhas por colaborador e por setor.
Dessa forma, além de manter o setor de telecom perfeitamente organizado, a produtividade também pode ser maximizada e, assim, fazer com que os resultados da empresa melhorem.

Comprove como aumentar a produtividade traz bons resultados

Cada uma dessas dicas pode ajudar a equipe a se tornar mais produtiva, neste que é um dos principais objetivos de todas as empresas, o que, por sua vez, permite que ela cresça e se desenvolva no mercado.
Aplique cada uma das dicas citadas, da melhoria de relacionamento dos colaboradores ao uso de aplicativos de gestão e à adoção de um projeto de gestão de telecom, e veja como aumentar a produtividade pode levar a companhia a um novo patamar no mercado!

Autor:

O que procura?

NEWSLETTER