3 mitos sobre computação em nuvem que você precisa conhecer

A computação em nuvem nunca foi tão falada quanto nos últimos meses. 

Embora a tecnologia já tivesse seu espaço nas empresas no período pré-pandemia, hoje ela se fortalece por oferecer inúmeras vantagens aos usuários.

Foi graças a computação em nuvem que as empresas conseguiram manter os colaboradores trabalhando em home office, durante o período de isolamento social.

Além disso, essa tecnologia só tende a ampliar seu alcance, tendo em vista que as corporações vão precisar da transformação digital para ganhar destaque no mercado.

De acordo com a pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 83% das empresas afirmam que precisarão de mais inovação para sobreviver no pós-pandemia.

Este percentual é referente a percepção de executivos de médias e grandes indústrias sobre inovação e sua importância no atual cenário do país.

Diante desse número expressivo, já sabemos que é urgente aprender um pouco mais sobre o tema, para saber como implantar na sua gestão de negócios.

Para isso, vamos começar contestando as notícias falsas. 

São muitas as inverdades e mitos espalhados por aí sobre a computação em nuvem.

Sabendo da importância do tema, neste artigo separamos 3 inverdades e mitos reproduzidos pelas pessoas, para que você saiba quais são os reais benefícios da computação em nuvem.

Continue a leitura!

 

1. A computação em nuvem é insegura

Falso.

Muitas pessoas acreditam que armazenar dados na nuvem é o mesmo que salvar documentos em qualquer local da internet.

E que portanto, seria mais seguro manter os arquivos em um computador local, que está ao seu alcance do que ter que enviá-los para a nuvem.

Isso é um mito.

Afinal, manter documentos em locais físicos significa correr risco de extravios e perdas.

E por outro lado, os dados salvos em nuvem estão seguros, armazenados em um data center, ou seja, em um centro de processamento de dados.

Dessa forma, a segurança dessas informações fica sob a responsabilidade de um ambiente projetado exclusivamente para abrigar servidores.

Ambiente este que possui investimentos de segurança, elaboração de códigos para impedir invasões cibernéticas, além de ter o acesso restrito e protegido contra qualquer tipo de imprevisibilidades, como enchentes ou incêndios.

 

LEIA TAMBÉM:

5G: saiba de que forma a rede vai causar impacto significativo na sociedade

4 benefícios de usar a tecnologia para controlar as despesas e manter a lucratividade dos negócios

2. A computação em nuvem dificulta os trabalhos 

Mito.

Para quem já trabalha há muito tempo mantendo os mesmos hábitos, passa a ver o novo como algo “complicado”.

Mas essa ideia está sendo desmistificada, pois com o avanço da tecnologia, as pessoas estão começando a abraçar novidades e adotando novos hábitos.

Na prática, a computação em nuvem só ajuda a impulsionar a produtividade dos profissionais que ganham mais agilidade na resolução de tarefas.

Além disso, essa tecnologia proporciona melhorias no gerenciamento do negócio como um todo, ao facilitar a comunicação interna e o compartilhamento de informações.

3. A computação em nuvem será substituída em breve

Essa é uma inverdade. A computação em nuvem ainda não alcançou o número de usuários esperado.

A tendência é que praticamente a totalidade das empresas passem a utilizar essa tecnologia, de acordo com várias pesquisas da área.

Portanto, não é correto afirmar que essa facilidade será substituída tão cedo.

Vale ressaltar também que a computação em nuvem está sendo mais comentada hoje em dia, porém, a tecnologia já existe há muitos anos atrás.

Foi em 1997 que o professor de sistemas de informação, Ramnath Chellappa utilizou pela primeira vez o termo “cloud computing”.

Depois disso, muitas empresas adotaram o novo modelo e a tendência é que esse número se multiplique.

 

Como começar a usar na minha empresa?

Como vimos, a computação em nuvem é uma tecnologia forte que vai continuar transformando a gestão das empresas durante muito tempo.

E se você quer seguir essa tendência e tem interesse de utilizar a tecnologia para reduzir custos e alavancar seus negócios, está no lugar certo.

Depois da ideia, é necessário agir.

É neste ponto que a Sumus, empresa especialista em soluções tecnológicas de redução de custos e gestão de despesas corporativas para TI/Telecom, pode te ajudar.

Através do Sumus e-xpenses, seu time pode controlar estoques, faturas, automatizar contestações junto às operadoras.

Além de planejar o orçamento de forma mais eficaz.

Com o Sumus e-xpenses, também é possível utilizar um fluxo de trabalho, (workflow), para automatizar e organizar o recebimento das contas telefônicas.

Outra grande vantagem da tecnologia é a inserção dos dados das faturas (NFs), através de leitura de código de barras automática, evitando erros ocasionados por inputs manuais.

Para conhecer um pouco mais sobre nossos serviços, você pode falar com um de nossos especialistas agora mesmo.

Você também pode agendar uma demonstração do nosso sistema.

Não perca esta oportunidade!

Autor:

O que procura?

NEWSLETTER