Descubra como otimizar o gerenciamento de dispositivos móveis com essas 4 dicas

otimizar dispositivos móveis

Como está o gerenciamento de dispositivos móveis em sua empresa?

O uso de celulares está cada vez mais comum no ambiente de trabalho, porém muitos negócios ainda não sabem como fazer um bom gerenciamento desse dispositivo e trazer produtividade para a equipe.

Pensando nisso, daremos algumas dicas de como otimizar o gerenciamento de dispositivos móveis em sua empresa de maneira simples e efetiva, para você conseguir modernizar o seu ambiente de trabalho.

 

1- Tenha um inventário de linhas e dispositivos

O primeiro passo para ter um bom gerenciamento de dispositivos móveis é fazer um inventário de todas as suas linhas e dispositivos. Dessa maneira, você terá um maior controle e conhecimento sobre os equipamentos que você, de fato, tem.

Além disso, esse processo também evita com que você contrate mais linhas ou adquira mais aparelhos sem a necessidade, pois falta de conhecimento e organização faz com que você pense ter menos itens do que a realidade.

Para fazer um inventário, é preciso que o gestor conheça todos os aparelhos, linhas e demais itens que farão parte dele (bem como delimitar os custos para cada colaborador) e entenda os gastos de cada um.

Também é importante buscar pelos equipamentos e serviços que estão em desuso ou não autorizados. Assim, você conseguirá desativá-los, economizando dinheiro e tempo.

 

Leia mais:

 

2- Crie uma política de uso para o seu gerenciamento de dispositivos móveis

Ter uma política de uso em sua empresa ajudará a sua equipe a utilizar os equipamentos de maneira consciente, reduzindo energia e outros recursos, mas sem afetar negativamente a sua produtividade.

Delimite qual será o uso dos equipamentos corporativos e os horários que eles poderão ser utilizados. Além disso, avalie a necessidade de se fazer ligações particulares com os aparelhos.

Também é muito importante prezar pela segurança dos dados da empresa. Assim, faça com que todos tenham um uso consciente dos equipamentos, evitando clicar em links suspeitos ou outros tipos de golpes que podem ser aplicados.

É interessante que esse processo seja feito em conjunto com sua equipe. Dessa maneira, você entenderá melhor quais são as suas necessidades com os equipamentos de telecom, e juntos poderão chegar em uma boa política de utilização.

 

3- Avalie seu contrato

É comum que as empresas tenham contratos, mas não os revisam com certa periodicidade. Como consequência, acabam pagando por serviços que não utilizam ou que não atendem as necessidades atuais do negócio.

Você terá a chance de renegociar aqueles contratos antigos, o que pode ajudar a ter descontos ou mais benefícios. Além disso, também poderá cortar aqueles que não estão sendo benéficos para o setor.

Para conseguir negociar o seu contrato, vale a pena fazer o controle de inventário que falamos no primeiro tópico. Com esse cuidado, você conhecerá melhor o seu setor e entenderá quais são as suas necessidades no momento.

Também é importante fazer um benchmark das suas faturas, para você ter um comparativo do que está pagando atualmente em suas faturas do que poderia investir se elas estivessem em um valor mais condizente com o mercado.

 

4- Controle o uso

Outra dica importante é avaliar e controlar o uso dos aparelhos e linhas. Identifique os setores que mais utilizam esses serviços e se existe a necessidade de contratar novas linhas para suportar a demanda.

Ao mesmo tempo, você também poderá encontrar oportunidades de economia, seja definindo horários para uso de certos equipamentos, cortes de linhas que não estão sendo usadas, entre outras atitudes.

Aqui, também é válida a conversa com a equipe para entender as suas reais necessidades, pois o foco é eliminar apenas os excessos, e não afetar a produtividade da empresa. Verifique como eles utilizam as linhas, identificando os setores que mais a consomem.

Seus colaboradores também auxiliarão a pensar em diversas estratégias para controlar e reduzir o uso de linha e, dessa maneira, conseguir manter ou até mesmo aumentar a produtividade enquanto economiza dinheiro.

 

Otimize o seu gerenciamento de dispositivos móveis!

Assim, entendendo melhor como otimizar o gerenciamento de dispositivos móveis da sua empresa, você cuidará muito melhor dos seus aparelhos e fará com que eles sejam ferramentas importantes para o progresso da sua organização.

Na Sumus Concept, oferecemos módulos que ajudarão no gerenciamento de dispositivos móveis, bem como em todo o seu setor de telecom. Confira isso, na prática, por meio do nosso demo e trial 100% gratuito:

 

VPN

Autor:

O que procura?

NEWSLETTER