Descubra como o controle de inventário pode te ajudar a reduzir custos em telecom

controle de inventário

Você sabia que efetuar um bom controle de inventário pode te ajudar a reduzir custos na área de telecom?

É no inventário que estão todas as informações relevantes sobre os seus dispositivos, como troncos, ramais e link de dados. Por meio deles, fica mais fácil encontrar os gastos sobressalentes e pensar em estratégias que melhorarão essa situação.

Pensando em te auxiliar, criamos este conteúdo em que explicamos como o controle de um inventário eficiente te ajuda a reduzir custos de telecom e, consequentemente, aumentar a sua lucratividade!

 

Domínio do setor de telecom

O grande benefício de fazer um bom inventário, é a possibilidade de ter um maior domínio sobre o setor, visto que terá acesso atualizado sobre todas as informações relevantes.

As faturas, por exemplo, estarão sempre auditadas e centralizadas, o que permite analisar os seus valores e verificar se está ocorrendo um aumento nas faturas que pode ser diminuído, seja com o controle de consumo da equipe ou pela troca do provedor.

Além disso, também é possível avaliar outros fatores que possam interferir diretamente ou indiretamente nos custos e, assim, o gestor pode pensar em novas maneiras de otimizar a área sem perder a qualidade.

Porém, esse não é o único benefício que o controle de inventário pode oferecer para a redução de custos em sua gestão de telecom. Observe os demais a seguir:

 

Mapeamento das tendências de uso

Entender quais são os equipamentos mais utilizados pela sua equipe pode auxiliar na redução de custos do setor, visto que o gestor poderá diminuir ou cortar aqueles que não estão sendo usados pelos colaboradores, permanecendo apenas aqueles que realmente estão sendo úteis para a empresa.

Além disso, essa informação é relevante até mesmo na hora de fechar contrato com as prestadoras, já que você não precisará investir em planos ou serviços que não serão efetivamente utilizados.

Com isso, você conseguirá descontos ou contratos mais baratos, o que a curto e longo prazo resultam em economia para o seu setor de telecom, bem como uma gestão mais eficiente e focada na alta performance

Outro fator interessante é que é possível saber os dias em que o uso desses equipamentos é maior. Dessa maneira, o gestor investirá em estratégias de racionamento de uso, para que a conta venha em um valor menor, porém sem afetar a produtividade dos seus colaboradores.

 

Leia mais:

 

Visibilidade dos gastos

Por falar em gastos, a sua visibilidade também é melhorada! Além de conhecer os equipamentos que estão sendo mais utilizados, o controle de inventário também mostrará os que estão gerando mais gastos.

Imagine ter em seu setor de telecom aparelhos que, além de não serem utilizados com frequência pela sua equipe, também oferecem um alto custo para serem mantidos? Essa é uma porcentagem considerável de dinheiro sendo desperdiçado.

Dessa maneira, você poderá cortar totalmente o seu uso ou racionalizá-lo, caso o equipamento tenha utilidade para a equipe. Além disso, também será possível rever contratos com as operadoras, visto que não será necessário pagar por algo que você não esteja utilizando.

Alguns filtros que podem ser utilizados para monitorar a sua visibilidade de gastos são:

  • Gastos por produtos (telefonia móvel, fixa, etc)
  • Histórico de gastos com telecomunicações nos últimos meses
  • Gastos por tipo de serviço (ligação internacional, local, uso de internet, etc)
  • Gastos alocados para unidades ou funcionários
  • Gastos por prestadora de telecom contratada

 

Automatização da auditoria de faturas

Já temos um conteúdo em nosso blog em que explicamos o que fazer em caso de pagamento de fatura duplicadas, mas é importante ter um processo de auditoria eficiente para evitar ao máximo que esses erros passem despercebidos.

Nem sempre o olho humano consegue prestar atenção nesses detalhes, principalmente quando estamos falando de uma equipe ou colaboradores que precisam lidar com diferentes atividades diariamente.

Por isso, vale a pena investir em uma plataforma de gestão de telecom que ofereça auditoria automatizada: o próprio sistema poderá apontar possíveis falhas ou inconsistências em suas faturas, para você questionar as prestadoras antes de fazer o requerido pagamento.

Outra funcionalidade interessante é a de inserir automaticamente algumas informações padronizadas em seus documentos. Assim, isso evita erros mecânicos que podem invalidá-los ou causar outros problemas para a empresa.

 

Utilize a gestão de inventário para economizar!

O que achou do texto? Pensa que já está pronto para melhorar o controle de inventário do seu setor de telecom? Investindo no Sumus Concept, você obterá uma plataforma completa para gerenciar o seu setor de telecomunicações.

Confira a nossa ferramenta solicitando um trial ou demonstração gratuita e observe na prática tudo o que o Sumus Concept pode fazer pela sua empresa!

VPN

Autor:

O que procura?

NEWSLETTER