Tudo que você precisa saber sobre rateio de custos de telecom

rateio de custos

Investir em medidas para otimizar a área de telecom e reduzir os seus custos é algo que toda empresa precisa fazer, afinal, esse dinheiro poderá ser reinvestido em outras áreas da organização que necessitem, como o rateio de custos.

O rateio de custos de telecom auxilia a ter um melhor gerenciamento de gastos com os diferentes tipos de custos presentes na sua organização. 

Continue a leitura e saiba mais!

 

O que é o rateio de custos de telecom?

De maneira prática, o rateio de custos é uma divisão feita de maneira proporcional dos custos da sua execução e das suas demandas

Por meio dele, é possível saber se o dinheiro direcionado para manter determinadas atividades ou projetos funcionando está a mais ou a menos do que o necessário.

Para conseguir ter um rateio de custos eficiente, é importante que as informações econômicas da sua empresa estejam presentes e atualizadas, uma vez que elas são peças fundamentais para esse processo.

No caso do rateio de custos de telecom, o processo é o mesmo, porém direcionado apenas para o setor de telecom. Por meio dele, você entenderá se os gastos com linhas fixas, móveis e link de dados estão demandando mais ou menos custos do que o esperado.

Assim, as informações que serão necessárias também precisam ser mais específicas, se tratando principalmente do setor de telecomunicações e dos demais gastos que os incluem. 

O rateio de custos pode ser feito de maneira periódica, para que seus resultados sejam sempre atualizados.

 

Leia mais:

 

Quais os seus benefícios?

Agora que você entendeu um pouco mais sobre como funciona o rateio de custos de telecom, explicaremos quais serão os benefícios de adotar essa estratégia de maneira inteligente na sua empresa.

Como falamos, é possível reduzir custos, porque será mais fácil identificar os processos e projetos dentro da área de telecom que estão demandando mais gastos do que o necessário para funcionarem corretamente.

Além disso, esse processo também evita o desperdício financeiro com serviços como telefonia móvel, telefonia fixa e links de dados. Você poderá descobrir que existem serviços que, apesar de estarem contratados e cobrados pela sua organização, eles não estão sendo realmente utilizados.

Muitas empresas cometem o erro de acharem que apenas o setor de TI tem responsabilidade com os custos de telecom, enquanto que o rateio de custos acaba mostrando justamente o contrário: que diversos outros setores da empresa podem estar encarecendo essa área.

 

Como fazer o rateio dos custos de telecom?

Quer aprender como fazer um rateio de custos eficiente para a sua área de telecom? A seguir, explicaremos em um simples passo a passo:

 

  • Crie e mantenha um inventário de telefonia

O primeiro passo é elaborar, caso você já não tenha, um inventário de telefonia. É importante que você tenha esse controle dos recursos que estejam realizados na sua empresa. Além de fazer a sua criação, ele também precisa ser atualizado constantemente.

 

  • Tenha um perfil de uso e histórico de alterações

Agora, está na hora de efetivamente acompanhar os gastos desses recursos e equipamentos utilizados pelo setor de telecom, conseguindo analisar e coletar esses dados e então realizar a análise dos mesmos.

 

  • Realize organizações contínuas

Além de coletadas, essas informações precisam ser organizadas corretamente, sendo divididas por linha, centros de custo e usuário. É importante acompanhar esses gastos não apenas levando em conta o seu período de duração, mas também acompanhando a data de encerramento antes de passar o recurso, seja um dispositivo ou linha, para outro usuário.

 

  • Invista em tecnologias para te ajudar a reduzir custos de telecom

Além disso, já existem algumas tecnologias no mercado que te auxiliarão a fazer um rateio de custos de telecom mais eficiente, além de oferecer outros recursos para reduzir os gastos na área, como a Sumus.

 

Como a Sumus pode te ajudar a reduzir custos em telecom?

A Sumus oferece a Sumus Concept, uma plataforma que auxilia a gerir os seus custos de telecom e a promover economias reais nessa área, que refletirão positivamente em toda a empresa.

A plataforma é dividida em módulos, para que você possa escolher exatamente as funcionalidades que melhor estejam de acordo com as necessidades da sua organização, afinal, queremos que você realmente use as funcionalidades da plataforma.

Você pode conferir mais informações sobre os módulos neste artigo aqui, mas o Billing Fixo, por exemplo, é um módulo focado na telefonia fixa, fazendo com que você crie uma estratégia eficiente para gerenciar o seu uso de linhas fixas e minimizar os gastos dessa área, tudo de maneira personalizada.

Já o Easy Bill é para quem quer uma melhor gerência de contas e gastos, principalmente com relação à telefonia móvel. Ele oferece uma visão completa dos custos, serviços e linhas, para que você consiga fazer uma análise mais eficiente e completa.

Assim, entendendo melhor sobre o rateio de custos de telecom, você conseguirá parar de ter gastos desnecessários nessa área e ainda distribuir melhor o seu recurso financeiro sobre esse setor.

E caso você tenha se interessado pela Sumus Concept, aproveite o nosso trial e demo gratuitos e confira na prática o que podemos fazer pela saúde financeira do seu setor de telecom!

VPN

Autor:

O que procura?

NEWSLETTER



    fbpx