Pesquisar
Close this search box.

Como bloquear conteúdo impróprio no celular corporativo?

Homem de terno segura celular enquanto pesquisa como bloquear conteudo improprio no celular empresarial

Conheça as melhores ferramentas e práticas para evitar o uso indevido dos celulares da sua empresa e garantir a segurança e a produtividade dos seus colaboradores.

Há muitos benefícios para adotar o uso de celular corporativo na sua empresa: aumento na produtividade e de desempenho, otimização de processos e diminuição de ruídos e falhas de comunicação são alguns. 

Apesar dos benefícios, o uso do dispositivo também pode trazer riscos. Afinal, com o bônus, vem o ônus da situação. Ao fornecer o aparelho para a equipe, uma duvida pode surgir: como bloquear conteúdo impróprio no celular da empresa? 

Essa é uma pergunta importante para qualquer gestor que se preocupe com a segurança mobile e com a proteção empresarial.

Não é uma questão de querer controlar ou vigiar os funcionários, mas sim de seguir as normas e legislações, evitando quebras de segurança, vazamentos de dados e outros problemas ainda maiores. 

Segundo dados da TIC Empresas, 92% das empresas com mais de 250 funcionários usam aparelhos corporativos. Esse índice é de 83% para as organizações que possuem entre 50 e 249 funcionários, e de 63% para aquelas que têm menos de 50 colaboradores.

Neste artigo, vamos explorar abordagens práticas e essenciais para proteger a empresa, seus funcionários e dados contra os riscos associados a conteúdo inadequado dos aparelhos usados no negócio.

Leia também: Entenda porque é importante ter seguro para o celular corporativo da sua empresa

Por que se preocupar com segurança mobile empresarial?

Segundo uma pesquisa do CareerBuilder, 82% dos trabalhadores utilizam o celular durante o horário de trabalho para fins pessoais, sendo que 66% confessa que pratica esse hábito várias vezes ao dia.

Alguns dos usos são: realizar ligações e trocar mensagens pessoais (65%), ler notícias (44%), usar as redes sociais (37%) e apps de jogos (23%). 4% admitiram inclusive utilizar o dispositivo no horário de trabalho para assistir conteúdo adulto. 

Esses dados assustam, num primeiro momento, pois confirmam o que muitos empresários já desconfiavam: que a ferramenta pode ser o grande inimigo da produtividade no ambiente corporativo. 

Mas esse, na verdade, não é o maior problema. Afinal, alguns estudos apontam que ter momentos de lazer e descontração durante o período de trabalho pode aumentar a produtividade dos colaboradores. Com moderação, é claro! 

O grande problema se apresenta quando o trabalhador utiliza o smartphone para se divertir com jogos, redes sociais, trocar mensagens e consumir conteúdo adulto no mesmo dispositivo que usa para realizar as tarefas da empresa.

Essa prática, embora não pareça, representa um grande risco para a segurança do negócio e dos dados dos clientes.

Confira: Entenda porque é importante ter seguro para o celular corporativo da sua empresa

Uso do dispositivo empresarial e a LGPD

empresário segura celular com cadeado na tela, na imagem apenas suas mãos apoiadas na mesa. Ele entendeu como bloquear conteúdo improprio no celular empresarial

Neste momento, é importante lembrar da Lei Geral de Proteção de Dados, mais conhecida como LGPD. Em vigor desde 2020, essa legislação pretende garantir uma maior proteção às informações pessoais sensíveis dos cidadãos brasileiros. 

Ela exige uma maior responsabilidade por parte das organizações em relação a quais dados pessoais são requisitados, para que eles são utilizados e como serão armazenados. 

De acordo com a LGPD, se houver qualquer vazamento de dados que tenham sido confiados à empresa pelos seus consumidores e for comprovado que ela agiu de forma negligente, ela deverá responder judicialmente. 

Isso é relevante para o uso de celulares corporativos, pois, se um aparelho móvel está sendo utilizado constantemente por um colaborador para realizar suas tarefas profissionais, muito provavelmente esse dispositivo armazena documentos da empresa que contém dados protegidos pela legislação.

Caso ele seja utilizado para a realização de tarefas pessoais, essas informações podem ser vazados por acidente, numa troca de mensagens não intencional, por exemplo. Outra possibilidade, ainda mais grave, é que ao utilizar o smartphone para acessar conteúdos impróprios ou baixar aplicativos de entretenimento, esse funcionário permite que o celular seja invadido ou fraudado. 

Por esses motivos, é fundamental que a empresa possua medidas específicas de proteção aos dispositivos móveis, garantindo que o celular corporativo não seja utilizado para fins pessoais e de entretenimento.

Saiba mais: Você faz um bom uso do celular corporativo? Descubra aqui!

Medidas de uso aceitável para o celular corporativo

Cada empresa deverá redigir um manual de uso do celular corporativo, de acordo com suas necessidades e particularidades. Algumas medidas importantes que devem constar na política de qualquer negócio são:

  • Separação obrigatória dos dispositivos corporativos e pessoais: uma vez que a empresa forneça o equipamento corporativo, o funcionário deverá utilizá-lo apenas para fins de trabalho, mantendo o uso pessoal em seu próprio aparelho;
  • Gerenciamento de forma remota: todos os smartphones devem conter soluções que permitam o acesso remoto por equipe de tecnologia especializada, a fim de realizar checagens e evitar o uso inadequado;
  • Treinamentos de compliance: a organização deve ser responsável por oferecer treinamentos e atualizações constantes dos funcionários sobre o tema, para garantir que todos entendam como devem utilizar a ferramenta;
  • Regras específicas de armazenamento de dados nos dispositivos móveis: a empresa pode definir, por exemplo, uma lista de documentos que não devem nunca ser armazenados num dispositivo móvel, ou então, um prazo máximo de exclusão desses arquivos da memória do aparelho.

É importante que haja um alinhamento entre o setor jurídico e o setor de tecnologia, a fim de garantir que essas medidas de compliance andem em conjunto e estejam de acordo com a legislação.

Como bloquear conteúdo impróprio no celular empresarial?

empresário de barba segura celular para pesquisar como bloquear conteúdo improprio no celular empresarial

Existem diversas formas para bloquear conteúdo impróprio no dispositivo. Uma rápida pesquisa na loja de aplicativos vai resultar em uma lista de aplicativos que prometem bloquear outros apps ou inserir diferentes tipos de restrições. 

A questão dessas soluções é que elas não foram pensadas para serem utilizadas no meio corporativo. Elas são voltadas para usos pessoais e familiares, como, um pai ou uma mãe que desejam impedir o acesso a conteúdo impróprio no celular das crianças. 

Além de poderem ser burlados com mais facilidade, muitas dessas ferramentas oferecem por si só um certo risco, já que podem ser de origem e procedência desconhecida. 

Para evitar esses problemas, o mais indicado para bloquear conteúdo impróprio nos celulares corporativos da sua empresa é contar com uma solução profissional, desenvolvida exclusivamente para o ambiente empresarial. 

Essas ferramentas são conhecidas como MDM, ou Mobile Device Management, da Sumus (em português, gerenciador de dispositivos móveis). Com esse recurso, a empresa pode ter controle completo dos celulares corporativos.

Veja também: Celular corporativo: 5 fatores para escolher o melhor custo-benefício

Como o Sumus MDM pode ajudar? 

O Sumus MDM é uma solução ideal para quem quer bloquear conteúdo impróprio no celular corporativo, pois permite definir políticas claras e eficientes para restringir o acesso a sites, aplicativos e conteúdos que não sejam relacionados ao trabalho.

Assim, você pode aumentar a produtividade e a performance dos seus colaboradores, além de evitar riscos jurídicos e de imagem para a sua empresa.

Com a ferramenta, é possível controlar e inventariar todos os dispositivos móveis do seu negócio, bem como limitar o tipo de aplicativo que pode ser instalado e acessado nos aparelhos. 

Ela também permite que você:

  • Garanta a segurança dos dados e dos aplicativos da sua empresa, evitando o uso indevido dos celulares corporativos por parte dos colaboradores;
  • Economize com suporte técnico, pois você pode atualizar e configurar os celulares de forma remota, massiva e online;
  • Gerencie todo o ciclo de vida dos ativos móveis, desde a compra até o descarte, mantendo um inventário atualizado e organizado;
  • Geolocalize e rastreie os dispositivos, podendo localizar, bloquear ou apagar os dados em caso de perda ou roubo;
  • Integre com diferentes sistemas operacionais, como Apple, Android e Windows Phone, podendo gerenciar todos os celulares em uma única plataforma.

Se interessou? Então, teste gratuitamente a plataforma e veja na prática como podemos te ajudar a fazer a sua empresa crescer de maneira eficiente e econômica.

Autor:

Sumus | Como bloquear conteúdo impróprio no celular corporativo?

O que procura?

NEWSLETTER