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Regras para usar o telefone corporativo

Regras para usar o telefone corporativo: saiba como usar com bom senso

Uso moderado das linhas telefônicas gera economia para as empresas.
O uso do telefone corporativo é um assunto que sempre gera polêmica. Afinal, os colaboradores de uma empresa sabem aliar a liberdade com o bom senso?
Ao fazer um comparativo entre as linhas telefônicas utilizadas por duas pessoas que exercem uma mesma função dentro da empresa e constatar que os gastos com ligações telefônicas são muito diferentes, é sinal de que há alguma coisa errada.
Ou um profissional está trabalhando demais ou o outro está trabalhando de menos. Essa história, no entanto, pode ter um terceiro desfecho: um dos funcionários pode estar abusando nas ligações pessoais. E as empresas podem saber e controlar isso.
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Para evitar constrangimentos e até demissões, separamos algumas dicas para você utilizar o telefone corporativo sem culpa:

Evite usar as linhas para ligações pessoais

Exceto em casos de emergências, a regra número um para o uso consciente do telefone de trabalho é evitar as ligações pessoais. O aparelho corporativo foi feito para ser usado para falar com fornecedores e clientes, por exemplo.
Para ligações pessoais, prefira sempre usar o seu próprio celular ou a linha da sua casa.

Controle o tempo das ligações

Quando o uso do telefone corporativo para fins pessoais for inevitável, seja prudente e controle o tempo da chamada.
Não dá para ficar duas horas ao telefone falando com um parente distante – se for no horário de trabalho, então, isso não pode acontecer nem que a ligação seja feita do seu telefone pessoal. Fique atento!

Mas, e as empresas? O que elas querem?

Para todas as empresas a palavra de ordem é: economia. E por conta disso, as ligações feitas pelo telefone da empresa podem estar sendo monitoradas por ferramentas.
Como os softwares de tarifação telefônica da SUMUS, que ajudam a descobrir quais são os aparelhos mais onerosos, ou seja, quais estão causando mais gastos para a empresa. Você não quer ser um deles, certo?
Tenha cautela e use a sua liberdade com moderação.

Etiqueta

E não é só isso. Se você divide o ambiente de trabalho com outros colaboradores, confira estas dicas de etiqueta na hora de falar ao telefone:

  • Atente-se ao volume da sua voz: não é nada legal estar em um ambiente de trabalho em que há uma pessoa gritando ao telefone. Aliás, não há nada mais desconcertante do que isso.
    Tenha consciência de que há outras pessoas dividindo o ambiente com você, que devem estar concentradas em suas atividades. Seja cauteloso.

 

  • Vai usar o viva voz? Avise! Ao usar os alto-falantes do telefone para se comunicar com outra pessoa, deixe que o seu contato e as pessoas que estão na sua sala também saibam que o viva voz está ativado.
    Trate de avisar a quem está do outro lado da linha quem são as pessoas que estão dividindo o ambiente com você no momento da ligação.

 

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