Rollout é a implementação gradual de uma nova tecnologia ou processo em um ambiente controlado. É como lançar um novo produto em fases para garantir um funcionamento suave e corrigir problemas rapidamente. Saiba mais!
Nos tempos atuais, o rollout faz toda a diferença no setor de TI e telecomunicações. A tecnologia fez com que praticamente todos os setores evoluíssem muito mais rápido do que antes. Quando falamos sobre temas que estão dentro do “guarda-chuva” da tecnologia, essa velocidade tende a ser ainda maior.
Quando pensamos no setor de Telecom e em soluções de TI, o impacto da tecnologia tende a seguir essa velocidade, e é natural que isso aconteça. Afinal, espera-se que eles ofereçam o que há de melhor, mais novo e mais eficiente em seus processos e sistemas.
É neste contexto que entra em cena o rollout, um termo muito conhecido para quem é deste meio, mas que é facilmente compreensível até mesmo para quem não tem tanta vivência com tecnologia.
Continue a leitura para entender o que é rollout, como funciona este processo, como ele se desdobra em etapas menores e quais são os ganhos de realizá-lo, além de seus impactos dentro de Telecom e TI.
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O que é rollout
Dá-se o nome de rollout ao processo de implementar novas tecnologias ou sistemas em uma organização, substituindo ou atualizando os existentes.
Pode parecer estranho que haja um processo para isso. Mas para entender melhor sua importância, podemos traçar um paralelo, que é quando você troca de telefone celular, especialmente se for para outra marca ou em outro sistema operacional.
Tudo que você estava acostumado a fazer antes funcionava bem. Porém, em um sistema diferente, as interações tornam-se mais complexas. Isso demanda tempo de adaptação até que você entenda e consiga extrair o máximo do aparelho.
Agora, imagine fazer isso em uma empresa com centenas ou milhares de funcionários usando diferentes dispositivos e sistemas. É por isso que existe o rollout, um processo que deve ser feito com muito cuidado e atenção nas empresas para evitar problemas e garantir que tudo funcione bem.
Como funciona um projeto de rollout?
Quando se identifica a necessidade de alterar algum sistema ou tecnologia, o projeto de rollout deve começar a ser planejado. Depois, estudam-se os requisitos, ele é implementado e precisa ser acompanhado para solucionar dúvidas e dificuldades.
As etapas serão explicadas mais adiante, mas o funcionamento depende de uma análise bem minuciosa para reduzir os atritos e garantir que aquela migração seja benéfica e proveitosa, permitindo que os colaboradores atinjam sua máxima produtividade o mais rápido possível.
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Diferenças entre rollout e deploy
Ambos possuem algumas semelhanças, mas a maior diferença se dá pela proporção de cada um deles.
Quando se fala em rollout, a ideia é uma implementação em larga escala, muitas vezes até em diferentes localidades ao mesmo tempo. Isso implica em maior complexidade e nível de detalhamento.
O deploy, por sua vez, consiste em uma implementação focada em lançamentos menores e mais frequentes, que também demandam cuidado, mas menos que um rollout.
Logo, entre um rollout e outro, a empresa pode passar por vários deploys, por exemplo.
Etapas de um processo de rollout
Basicamente, um processo de rollout deve ser dividido em 4 etapas:
- Planejamento: tudo começa com o planejamento do que precisa ser feito. Este planejamento entende a atual realidade da companhia e mira o que ela quer atingir, mapeando as etapas que estão entre esses dois momentos e colocando isso em um cronograma.
- Requisitos: o próximo passo é discutir as necessidades técnicas e de negócios para o novo sistema, ou seja, quais são os requisitos do rollout.
- Implementação: a implementação é quando tudo o que foi planejado realmente é aplicado e começa a valer. São esperados alguns atritos neste momento, mas a ideia é de que sejam mínimos, dado o planejamento que foi feito e o acompanhamento que virá a seguir.
- Pós-migração: por fim, esta etapa visa oferecer o suporte necessário depois da migração, ajudando a eliminar as dúvidas e dificuldades que possam surgir.
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5 vantagens do rollout em TI e Telecom
Este é um processo complexo e que depende de um bom planejamento, além de uma execução com muita atenção aos detalhes, mas são vários os benefícios proporcionados por esta decisão, como os seguintes:
1. Melhoria da eficiência
Novos sistemas e soluções em Telecom e TI são implementados para trazer mais eficiência, ou seja, conseguir fazer as atividades necessárias da melhor maneira possível e em menos tempo.
2. Aumento da produção
Por consequência, a empresa também torna-se mais produtiva, o que pode resultar em uma margem de lucros melhor.
3. Diminuição de custos da empresa
Outro grande objetivo por trás de um rollout é diminuir os custos da companhia com tecnologia e sistemas, o que também impacta positivamente na margem de lucros.
4. Maior segurança de dados
Sistemas atualizados oferecem maior proteção de dados, algo que tem cada vez mais valor atualmente, em que os dados são tão valiosos.
5. Vantagem competitiva
Por fim, a companhia também pode se diferenciar de seus concorrentes, trazendo soluções e sistemas que possibilitem seu crescimento e diferenciação no mercado, seja isso internamente — na forma de processos — ou externamente — no contato com os clientes e em sua experiência.
Como fazer um rollout em TI e Telecom?
É difícil definir um padrão que sirva para todas as empresas, já que o passo a passo de um rollout depende muito do projeto. Porém, um balizador que ajuda a entender como funciona este processo é o seguinte:
1. Identifique as inovações tecnológicas
O primeiro passo é encontrar uma inovação que faça sentido ser implementada na empresa, de acordo com seus objetivos estratégicos e processuais. Para isso, é importante estar atento às novidades do mercado.
2. Integre a nova tecnologia ao seu fluxo de trabalho
Depois disso, é importante tentar trazer alguns novos elementos, aos poucos, na empresa, de modo que a adaptação por parte da equipe não tenha que acontecer de uma vez, o que poderia aumentar os atritos.
3. Defina metas claras e alcançáveis
O próximo passo é ter metas claras estabelecidas. Assim, será fácil entender onde se quer chegar e como será possível mensurar se o resultado foi ou não atingido.
4. Desenvolva um plano de ação detalhado
O plano de ação traz as etapas que precisarão ser colocadas em prática para que o rollout funcione. É como se fosse o mapa que conduz até o tesouro ou as instruções do manual de um equipamento eletrônico, por exemplo.
5. Engaje os colaboradores em discussões estratégicas
Quando a equipe é envolvida neste tipo de discussão, a tendência é de que ela se sinta ouvida e, consequentemente, tenha uma melhor adoção do que será implementado no rollout.
6. Capacite sua equipe para a transição
É importante que a preparação comece desde antes da implementação, também visando reduzir o atrito neste processo.
7. Execute o treinamento e implementação
É aqui que o plano é colocado em ação. O rollout é implementado de acordo com o cronograma previamente traçado.
8. Monitore os resultados e adapte conforme necessário
Por último, é válido entender quais foram os resultados obtidos com o rollout e, além disso, o que deve ser feito para otimizar o processo e garantir que os resultados sejam os melhores possíveis.
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