WhatsApp
Pesquisar
Close this search box.

Asset Management: do controle à eficiência, transformando a Gestão de Ativos

inventario de ativos

A gestão de ativos é uma parte crucial do sucesso de qualquer empresa. No entanto, muitas organizações ainda enfrentam desafios significativos devido à falta de um sistema eficaz de asset management.

Um problema que não só limita a visibilidade e o controle sobre os ativos, como também afeta diretamente a eficiência operacional da companhia.

Neste artigo, iremos explorar em detalhes como o asset management pode transformar a gestão de ativos de uma empresa e como a SUMUS pode ajudar nessa missão.

O que é Asset Managment

O termo Asset Management, ou Gestão de Ativos, se refere a um conjunto de práticas para gerenciamento de ativos de uma organização, de forma eficaz e estratégica, ao longo de todo o seu ciclo de vida.

Esses ativos podem incluir uma ampla variedade de itens como, por exemplo, equipamentos físicos, máquinas, veículos, instalações, ativos financeiros, propriedade intelectual, softwares e licenças, e muito mais.

O objetivo do Asset Management é maximizar o valor e o desempenho desses ativos, enquanto se busca otimizar o uso de recursos, reduzir custos operacionais, mitigar riscos e garantir conformidade regulatória, quando aplicável.

Por essa razão, Asset Management envolve o planejamento, a aquisição, a manutenção, o monitoramento, a avaliação e a disposição estratégica de ativos para atender aos objetivos organizacionais.

Como o Asset Managment pode ajudar a alavancar uma empresa

Já citamos algumas das vantagens de uma boa gestão de ativos no parágrafo acima, mas vamos destrinchar mais algumas delas.

Visibilidade Aprimorada

Uma das principais vantagens do Asset Management é a visibilidade aprimorada sobre os ativos da empresa. Com um sistema adequado, como a solução em Asset Management da SUMUS, as organizações podem rastrear 100% de seus ativos, dentro de suas dependências ou realocados para o trabalho remoto.

Isso inclui não apenas hardware e equipamentos, mas também ativos digitais, como software e licenças.

A visibilidade aprimorada permite uma tomada de decisão mais informada e a identificação rápida de ativos que precisam de manutenção ou substituição. Ou seja, ela permite saber desde a localização física dos ativos até o seu estado operacional.

Otimização de Uso de Recursos

A otimização de recursos é fundamental para qualquer empresa que deseje operar de forma eficiente e econômica. Com o Asset Management, as empresas podem otimizar o uso de recursos de várias maneiras:

1. Alocação eficiente: A alocação de ativos torna-se mais precisa. Isso significa que os ativos são atribuídos às tarefas certas e às equipes adequadas, evitando subutilização ou excesso de capacidade.

2. Eliminação de ativos ociosos: A identificação de ativos ociosos é mais fácil com um sistema de Asset Management. Esses ativos podem ser vendidos, alugados ou realocados, economizando dinheiro e espaço.

3. Avaliação de desempenho: A análise de desempenho de ativos ajuda a identificar quais ativos estão fornecendo o melhor retorno sobre o investimento (ROI) e quais podem ser substituídos ou aprimorados.

Manutenção Preditiva

Este é um aspecto crítico da gestão de ativos. A falta de manutenção adequada pode resultar em paradas não planejadas e custos elevados com reparos.

A partir do software de Asset Management, é possível implementar uma rotina de manutenção preditiva, além de criar alertas. Com isso, fica mais fácil acompanhar o desgaste da frota e prever a necessidade de manutenção antes que as falhas ocorram.

A manutenção preditiva é um salto significativo em relação à manutenção reativa – onde os problemas são detectados após terem acontecido. Ela contribui para a redução do tempo de inatividade, e também estende a vida útil dos ativos.

Considere uma fábrica que depende de máquinas pesadas. Com a manutenção preditiva, a empresa pode planejar paradas de produção para a manutenção muito antes que as falhas ocorram, ajudando a manter a linha de produção e a segurança de todos.

Conformidade Regulatória

Além de manutenção, o Asset Management contribui para que as companhias cumpram com as normas regulatórias.

Muitas indústrias estão sujeitas a regulamentos rigorosos que exigem o controle e a documentação adequada dos ativos. A solução em asset simplifica esse processo ao organizar todas as informações relevantes e documentações sobre os ativos em um único lugar.

A falta de conformidade pode resultar em multas substanciais e danos à reputação da empresa. Além disso, a falta de documentação adequada pode dificultar a obtenção de certificações e licenças necessárias para operar.

Com o Asset Management, as empresas podem rastrear seus ativos, garantindo o pleno atendimento aos padrões estabelecidos pelas autoridades regulatórias.

Redução de Custos

Talvez uma das principais vantagens da solução em Asset Management. Isso porque a gestão de ativos eficaz leva a uma redução significativa nos custos operacionais, através da otimização de recursos, manutenção preventiva e eliminação de ativos obsoletos. O que melhora a rentabilidade da empresa.

Com a manutenção preditiva, as empresas podem evitar reparos não planejados, que geralmente são mais caros e demorados.

Já a otimização de recursos reduz o desperdício, tornando a empresa mais econômica, podendo fortalecer inclusive o valor Sustentabilidade na empresa que adota o sistema.

Ademais, a identificação e eliminação de ativos obsoletos evita a manutenção desnecessária e a ocupação de espaço valioso. Como resultado, mais economia!

Sumus Concept: Conheça nossa solução em Asset Management para empresas

A Sumus Concept é uma plataforma exclusiva da SUMUS, com soluções em gestão de custos em diversas áreas de uma empresa, sendo uma delas, seus ativos.

Nossa solução em ITAM (IT Asset Management) garante a visibilidade de todos os seus ativos, de maneira rápida e eficaz, mantendo um histórico completo do ciclo de vida de cada item, o que permite implementar uma rotina de manutenção.

Com a opção de criar alertas e a emissão de relatórios detalhados sobre o inventário, você terá total controle sobre os recursos da sua empresa, o momento certo de agir, além de insights valiosos para tomada de decisões estratégicas.

Acesse nosso site e saiba mais sobre a solução Asset Management da SUMUS. Ou entre em contato e fale com um de nossos especialistas.

Conclusão

Em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo, a gestão de ativos eficaz é essencial para o sucesso a longo prazo. A falta de um sistema de asset management pode resultar em problemas como a falta de visibilidade, uso ineficiente de recursos, além de outros tantos problemas.

No entanto, ao adotar uma solução de Asset Management eficaz, as empresas podem transformar sua gestão de ativos e, assim, melhorar a eficiência operacional, reduzir custos e garantir a conformidade do negócio.

Em última análise, o asset management não é apenas uma ferramenta de controle, mas sim um catalisador para a eficiência e o sucesso empresarial. Por essa razão, investir em uma solução de asset management é essencial para a empresa que deseja prosperar em um mercado competitivo.

A visibilidade aprimorada, a otimização de recursos, a manutenção preditiva, a redução de custos, são apenas algumas das maneiras pelas quais a solução Asset Management da SUMUS pode beneficiar as organizações.

Em suma, a transformação da gestão de ativos através do asset management é uma jornada que vale a pena em todos os aspectos – do financeiro ao operacional – e uma prioridade indiscutível no setor corporativo.

Maximize processos e impulsione a competitividade do seu negócio com Asset Management da SUMUS. Entre em contato e fale com um de nossos especialistas.

Aproveite e nos acompanhe em nossas redes sociais.

Autor:

NEWSLETTER

[contact-form-7 id=”5646″ title=”Form News Sidebar” html_name=”/news-blog-form/”]

Entenda como a Sumus pode gerir os custos e reduzir as despesas seu negócio: