WhatsApp
Pesquisar
Close this search box.

15 termos de gestão empresarial que você precisa conhecer

Última atualização: 27/06/2024 12:27:23

Profissional lendo os termos de gestão empresarial com uma pilha de papéis de marketing.

Termos de gestão empresarial são palavras e frases utilizadas no contexto de negócios para descrever conceitos, ferramentas, processos e estratégias relacionados à administração de empresas. Os principais são benchmarking, ROI e KPI. Saiba mais!

É comum utilizar termos de gestão empresarial no dia a dia, já que eles facilitam a comunicação e, depois de algum tempo, tornam-se um hábito para gestores de empresas ou mesmo para suas equipes. Porém, enquanto alguns são mais simples de entender, outros demandam uma boa explicação.

Por exemplo, o termo Customer Success não soa tão estranho para quem entende inglês. Mas quando entramos em outros termos e siglas, como Scrum, Lean Management, break-even e KPI, a situação já muda de figura.

Se você deseja aprender o significado desses termos, mesmo que já tenha ouvido falar sobre eles, mas às vezes sem ter certeza do que querem dizer, acabou de vir ao lugar certo. Continue a leitura para conhecer alguns dos principais termos da administração e o que você tem a ganhar ao saber disso.

Importância de conhecer os principais termos de gestão empresarial

Não é raro ter que participar de reuniões no trabalho. É natural que conforme o seu nível hierárquico aumente, que cresça também o número de reuniões que estão em sua agenda, mas mesmo quem ainda atua como estagiário ou analista se depara com esses momentos às vezes.

Imagine, então, a seguinte situação: um gestor questiona outro sobre o andamento dos KPIs estabelecidos para o CRM e se foi feito o benchmarking que foi prometido anteriormente. Se essa for sua responsabilidade (total ou parcialmente) e você não entender dos termos de gestão, não será possível responder o que foi questionado.

Imagine, agora, que a solicitação chega da seguinte forma: “Gostaria de saber como está o andamento dos indicadores estabelecidos para o software de gestão de relacionamento com o cliente e se a devida comparação com o mercado foi feita.”

A segunda solicitação tem exatamente o mesmo significado que a primeira, mas usando termos do glossário de gestão. Note que a comunicação foi mais rápida e assertiva, mas isso de nada adiantará se os receptores da mensagem não entenderem o que foi dito.

Em suma, saber destes termos é importante para não ser pego de surpresa, ouvindo algo que deveria saber, mas não conhece o significado.

Benefícios de entender e aplicar os termos de gestão corporativa na empresa

Vários são os benefícios, como os seguintes:

  • Melhoria da eficiência operacional: conseguir se comunicar de forma mais célere ajuda a poupar tempo e, consequentemente, ganhar produtividade e eficiência.
  • Melhor comunicação entre equipes: quanto todos estão alinhados quanto aos termos a serem utilizados, a comunicação flui melhor, e quem sabe como melhorar a comunicação entre seus funcionários entende como isso pode ajudar a evitar problemas.
  • Alinhamento estratégico: quando todos “falam a mesma língua”, torna-se mais fácil alinhar o planejamento estratégico com o tático e o operacional da companhia.

Entenda os principais termos de gestão empresarial

Conhecendo esse glossário da gestão, seu dia a dia tende a ser ainda mais fácil e produtivo!

1. Avaliação 360 graus

Trata-se de um sistema utilizado para mensurar o desempenho dos colaboradores. A ideia é que cada funcionário não seja avaliado apenas pelo seu superior direto, mas também pelos demais colegas de trabalho, por seus subordinados e até mesmo pelos seus clientes.

Trata-se de uma estratégia de recursos humanos que tem encontrado respaldo em muitas empresas, portanto é fundamental ao menos conhecer essa possibilidade.

2. Benchmarking

Trata-se de um processo sistemático que consiste em comparar os seus resultados com os resultados obtidos pelos concorrentes.

Em outras palavras, as tabelas de benchmark consistem em modelos e índices a serem avaliados, levando-se em consideração qual é o posicionamento atual da sua empresa perante outras companhias.

3. Break-even

Termo em inglês que significa “ponto de equilíbrio”. Como o marketing e o mercado de gestão se apropriam bastante de termos em língua inglesa, “break-even” é mais um que acabou se popularizando por aqui, mesmo não havendo necessidade.

O cálculo do ponto de equilíbrio deve levar em consideração o custo operacional de uma empresa, para que o gestor possa saber qual é o valor mínimo a ser ganho de forma que todas as despesas sejam cobertas.

4. Business Intelligence

O termo “business intelligence” é cada vez mais comum nas empresas. Trata-se da possibilidade de usar a tecnologia como meio de obtenção de dados, de forma que esses dados possam servir para embasar as tomadas de decisão.

Coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de dados estão compreendidos nesse conceito.

5. CRM

Sigla em inglês para Costumer Relationship Management ou, em tradução direta, gerenciamento de relacionamento com os consumidores.

A ideia é que a empresa possa criar grupos de clientes de forma a atendê-los da melhor maneira possível, proporcionando a eles um tratamento mais individualizado dentro de prazos pré-estabelecidos.

6. Gestão Baseada em Valor

Também vista por meio das siglas GBV ou VBM, a Gestão Baseada em Valor é um modelo de gestão empresarial que tem como principal objetivo atender aos interesses e ampliar os ganhos dos acionistas, em uma abordagem mais restrita, e dos grupos de interesse (stakeholders) em uma abordagem mais ampla.

7. ROI

Sigla para Return on Investiment, “retorno do investimento” em tradução direta. A ideia é que o gestor possa calcular qual é o retorno financeiro obtido a cada R$ 1 gasto com uma determinada atividade.

Esse conceito pode ser aplicado tanto para a criação de novos produtos quanto para a contratação de funcionários. O ideal é sempre ter em mente esses números antes de iniciar um projeto, pois em certas ocasiões o retorno pode vir apenas em médio ou longo prazo.

8. KPI

Sigla em inglês para Key Performance Indicator, que em tradução direta significa “indicador-chave de desempenho”. Trata-se de uma técnica de gestão que permite ao profissional avaliar o desempenho de um determinado negócio.

Os KPIs variam de empresa para empresa, de setor para setor, de acordo com as metas definidas pelo CEO da companhia. São exemplos de KPI a taxa de cancelamento de pedidos, a taxa de horas paradas por equipamento, o fator de capacidade líquida, entre outros.

9. ERP

Sigla em inglês para Enterprise Resource Planning. Trata-se de um sistema de informações cuja ideia é armazenar, processar e organizar as informações geradas nos processos organizacionais, estabelecendo relações de informação entre todas as áreas da companhia. É um sistema de gestão de empresa integrado que gerencia processos empresariais, como finanças, estoque e recursos humanos.

Em geral, a tarefa de implantação fica a cargo dos gerentes e é de suma importância que todos os colaboradores estejam afinados com as maneiras e os processos internos em uma empresa.

10. Controlling

Trata-se de uma função que cabe à área financeira da empresa. Os controllers definem e gerenciam orçamentos e comparam os índices reais com os índices planejados.

A ideia é que esse profissional tenha esses dados sempre à mão para que, a qualquer momento, os gestores das mais variadas áreas possam tomar decisões acerca do que fazer no futuro do negócio.

11. Lean Management

Originada no sistema de produção da Toyota, é uma filosofia que visa eliminar desperdícios e otimizar processos em uma empresa.

12. Six Sigma

Metodologia para melhorar a qualidade e reduzir defeitos em processos. Baseia-se na análise estatística e na redução da variabilidade.

13. OKR (Objectives and Key Results)

Metodologia de gestão que visa levantar os objetivos da empresa e, de acordo com eles, quais são os resultados-chave esperados para definir se tais objetivos foram ou não atingidos.

14. Customer Success

Termo que designa o sucesso e a satisfação contínua dos clientes, indo além do suporte tradicional.

15. Scrum

Metodologia ágil para gestão de projetos que divide o trabalho em sprints curtos e iterativos.

Leia também: 40 termos de TI que todo profissional da área precisa saber

Como os termos de gestão se aplicam no dia a dia das empresas?

Depois de conhecer o significado desses termos, fica claro como muitos desses assuntos já fazem parte da rotina de uma empresa. O glossário de gestão empresarial, portanto, serve mais como uma forma de sintetizar ou de chamar as mesmas atividades por outros nomes mais práticos.

Bons gestores e colaboradores devem ter ciência do significado desses termos para obter sucesso em suas iniciativas e, assim, possibilitar seu crescimento e desenvolvimento, bem como a qualidade das atividades que já realizam.

Conte com a Sumus para fazer a gestão de telecom e TI da sua empresa!

Depois de conhecer os significados desses termos, é hora de colocá-los em prática para uma melhor gestão. Outra iniciativa que ajuda muito nisso, inclusive, é ter especialistas cuidando da gestão de telecom e TI da sua empresa, e a Sumus pode auxiliar.

Com a gestão de ativos de TI (ITAM) da Sumus, você garante visibilidade completa sobre os seus recursos tecnológicos, desde hardwares e softwares até licenças e contratos. Através de um processo estruturado de inventário, rastreamento e controle, você obtém informações precisas sobre a utilização, performance e status de cada ativo, permitindo uma tomada de decisões mais assertiva e estratégica.

Agora você pode ter uma experiência incrível para transformar o gerenciamento da sua empresa. Solicite já o Trial e Demo GRÁTIS da Sumus!

Autor:

Diretor de marketing da Sumus, Bruno Chagas, vestindo roupa social, de braços cruzados e sorrindo.

NEWSLETTER

[contact-form-7 id=”5646″ title=”Form News Sidebar” html_name=”/news-blog-form/”]

Entenda como a Sumus pode gerir os custos e reduzir as despesas seu negócio: