O que é business intelligence? Por que eu preciso dominar esse assunto?

Entenda do que se trata esse termo e porque ele é essencial para o sucesso da sua empresa

Conforme o tempo passa, novos termos e tendências surgem em todas as áreas, e não é diferente com a gestão de empresas. “O que é business intelligence” é uma pergunta que já deve ter se repetido muitas vezes por aí e que deve se manter assim por um bom tempo.
O termo em inglês é um pouco complicado, mas sua definição é mais simples do que pode parecer. Além disso, a aplicação desse conceito pode fazer com que qualquer empresa tenha maiores chances de sucesso em um mercado tão competitivo.
Entenda de uma vez por todas qual é a definição dessa expressão e, principalmente, porque ela deve ser adotada o mais rápido possível por sua empresa, de modo a obter resultados ainda melhores.

O que é business intelligence (BI)?

Traduzido como “inteligência de negócios”, é o nome concedido às estratégias e tecnologias utilizadas pelas empresas para a análise de dados e informações de negócios, de modo que as decisões tomadas sejam mais assertivas e baseadas em dados e predições.
Presente entre os termos de gestão que todos deveriam saber, algumas das funções contempladas no business intelligence são emissão de relatórios, processos analíticos, mineração de dados e gestão de desempenho de negócios, entre outras.
Quem sabe o que é business intelligence e aplica seus conceitos consegue analisar dados com muito mais precisão e eficiência, de modo que executivos, gestores e outros colaboradores tomem decisões melhores em seu cotidiano.
O termo é utilizado de maneira esporádica desde a década de 1860, mas ele passou a ser utilizado com o objetivo da aplicação de técnicas de análise de dados para auxiliar na tomada de decisões desde o ano de 1989.
O responsável por esse uso mais específico do termo foi o consultor Howard Dresner, que até hoje é considerado como o pai do BI e um dos maiores nomes para a popularização do conceito sobre o que é business intelligence.
O “Dresner Advisory Service’s 2018 Wisdom of Crowds ® Business Intelligence Market Study”, estudo de mercado sobre BI, traz algumas estatísticas interessantes sobre o assunto para o ano de 2018:

  • Empresas com até 100 empregados são as que apresentam a maior taxa de penetração ou adoção de business intelligence;
  • Gestão executiva, operações e vendas são os três principais papéis que ajudam na adoção do BI;
  • Cinco das principais tecnologias e iniciativas estratégicas de BI são a emissão de relatórios, painéis, autoatendimento para as necessidades do usuário final, visualização avançada e armazenamento de dados;
  • Organizações bem-sucedidas que utilizam apps de BI e análise de dados definem o sucesso através dos resultados do negócio.

Ainda com tantos números e estatísticas, um ponto chama a atenção: menos de 15% das empresas entrevistadas afirmaram ter um Chief Data Officer (executivo de dados) e aproximadamente 10% delas têm um Chief Analytics Officer (executivo de análise).
O BI, que também pode ser considerado como um dos termos de TI que todo profissional da área precisa saber, já é conhecido por muitas empresas, mas algo que pode ajudá-las a ter uma adoção ainda maior dessa tecnologia é conhecer seus benefícios.

Quais são os benefícios do business intelligence para as empresas?

A adoção dessas tecnologias e estratégias pode trazer uma série de vantagens às empresas. Algumas das principais são as seguintes:

Agilidade e melhoria na tomada de decisões

São várias as decisões que precisam ser tomadas pelos diretores, coordenadores e gestores de uma empresa, as quais impactam diretamente em seu sucesso. Porém, com tantas atividades a se fazer, nem sempre é possível dedicar o tempo necessário para escolher a melhor alternativa.
Quem conhece o que é business intelligence sabe que ela pode ajudar muito a tomar decisões positivas e com maior agilidade, o que se torna mais fácil graças a todas as informações e estatísticas reunidas.

Otimização de processos internos

Quando se fala sobre tomar decisões, é comum que venha à mente a solução de problemas externos ou outros de grande porte, mas as atividades realizadas no cotidiano da empresa também serão beneficiadas.
Ao contar com a inteligência de negócios, tarefas repetitivas que tomam um período considerável de tempo podem ficar prontas muito mais rapidamente e realizadas com maior eficiência, o que impacta positivamente na produtividade, além de reduzir as chances de falhas humanas.

Melhoria da eficiência operacional

Colaboradores que não sabem o que é business intelligence e não aplicam seus conceitos no dia a dia podem ter um desempenho limitado na empresa, mas não por má fé, e sim pela falta de informações importantes para seu trabalho.
Com as tecnologias e recursos de BI, as informações essenciais estarão sempre à mão, o que é de suma importância para que todos os setores consigam trabalhar da maneira mais eficiente possível.
o que é business intelligence

Geração de novas receitas

Através da organização de todos os dados da empresa, bem como de fontes externas, colhidos em pesquisas e pelo comportamento dos clientes, é possível ter insights muito interessantes para o negócio, o que mostra a relação do BI com Big Data.
Com isso, é possível saber quais produtos os clientes de determinada região são mais propensos a comprar ou o que estará em alta daqui a alguns meses. Assim, o potencial de geração de receitas da empresa tende a aumentar consideravelmente.

Vantagem competitiva perante a concorrência

Muitas empresas ainda não sabem o que é business intelligence ou pelo menos não aplicam suas estratégias e tecnologias. Logo, se você investir no conceito para o seu negócio, é possível galgar boas posições no mercado.
Assim como acontece com o surgimento de novas soluções no mercado, a adoção por parte do público pode levar bastante tempo, mas quem se antecipar é capaz de conseguir resultados expressivos e, de quebra, se colocar em uma posição privilegiada frente à concorrência.
Veja também – O que é cloud computing? Porque esse serviço cresceu 51,7% em 2017?

Conte com a inteligência de negócios e desfrute de seus benefícios!

No final de 2016, um executivo da Oracle afirmou que a América Latina estava começando a engrenar em BI e Big Data. Com isso, é possível perceber que o potencial de crescimento dessas duas áreas ainda é bem grande.
Quem estiver entre os primeiros a implementar esse conceito poderá ser fortemente beneficiado em relação aos concorrentes. Portanto, depois de saber o que é business intelligence, aproveite a oportunidade e dê um grande salto para o sucesso da sua empresa!
O que achou do artigo? Deixe nos comentários a sua opinião e aproveite para conhecer os serviços da Sumus, como a auditoria de contas e gestão de telecom!

Autor:

O que procura?

NEWSLETTER