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10 termos do mercado de gestão que todos deveriam saber

Conheça algumas palavras muito usadas por executivos e em situações do dia a dia que todos aqueles que trabalham com gestão deveriam saber

Quem atua na área de gestão sabe que as novidades que surgem nesse meio são contínuas.

Praticamente todos os dias estamos diante de uma palavra nova ou de um novo conceito, seja na área financeira, no setor de telefonia ou mesmo na implantação de processos. Por isso, estar atualizado é fundamental para quem trabalha nesse mercado.

Assim como a telefonia móvel tornou mais ágil as rotinas de trabalho em diversas companhias, a propagação mais rápida do fluxo de informações fez com que os novos termos utilizados em gestão, que em geral nascem nos EUA, venham para cá quase de imediato.

Assim, um bom gestor precisa ter na ponta da língua não apenas o significado das palavras, mas também o contexto no qual elas se aplicam. 

Da lista de palavras que escolhemos abaixo, certamente você já deve ter lido ou ouvido muitas delas.

Para algumas a explicação pode ser mais óbvia, mas para outras é preciso ir atrás e pesquisar o significado do termo para que você possa melhor se inteirar nas conversas.

Algumas delas não são tão novas assim, mas mesmo os seus conceitos mudam com o passar do tempo.

Quem é da área de gestão, por exemplo, deve ter ouvido falar bastante nos últimos tempos em expressões como business intelligence ou KPI. Mas você já parou para se perguntar o que esses termos significam exatamente?

Seja você do segmento de telefonia, da indústria ou de uma editora, vale a pena ficar de olho nos conceitos seguintes.

Entenda os termos utilizados em gestão:

1. Avaliação 360 graus

Trata-se de um sistema utilizado para mensurar o desempenho dos colaboradores. A ideia é que cada funcionário não seja avaliado apenas pelo seu superior direto, mas também pelos demais colegas de trabalho, por seus subordinados e até mesmo pelos seus clientes.

Trata-se de uma estratégia de recursos humanos que tem encontrado respaldo em muitas empresas, portanto é fundamental ao menos conhecer essa possibilidade.

2. Benchmarking

Trata-se de um processo sistemático que consiste em comparar os seus resultados com os resultados obtidos pelos concorrentes.

Em outras palavras, as tabelas de benchmark consistem em modelos e índices a serem avaliados, levando-se em consideração qual é o posicionamento atual da sua empresa perante outras companhias.

3. Break-even

Termo em inglês que significa “ponto de equilíbrio”. Como o marketing e o mercado de gestão se apropriam bastante de termos em língua inglesa, “break-even” é mais um que acabou se popularizando por aqui, mesmo não havendo necessidade.

O cálculo do ponto de equilíbrio deve levar em consideração o custo operacional de uma empresa, para que o gestor possa saber qual é o valor mínimo a ser ganho de forma que todas as despesas sejam cobertas.

4.Business Intelligence

O termo “business intelligence” é cada vez mais comum nas empresas. Trata-se da possibilidade de usar a tecnologia como meio de obtenção de dados, de forma que esses dados possam servir para embasar as tomadas de decisão.

Coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de dados estão compreendidos nesse conceito.

5.CRM

Sigla em inglês para Costumer Relationship Management ou, em tradução direta, gerenciamento de relacionamento com os consumidores.

A ideia é que a empresa possa criar grupos de clientes de forma a atendê-los da melhor maneira possível, proporcionando a eles um tratamento mais individualizado dentro de prazos pré-estabelecidos.

6.Gestão Baseada em Valor

Também vista por meio das siglas GBV ou VBM, a Gestão Baseada em Valor é um modelo de gestão empresarial que tem como principal objetivo atender aos interesses e ampliar os ganhos dos acionistas, em uma abordagem mais restrita, e dos grupos de interesse (stakeholders) em uma abordagem mais ampla.

7.ROI

Sigla para Return on Investiment, “retorno do investimento” em tradução direta. A ideia é que o gestor possa calcular qual é o retorno financeiro obtido a cada R$ 1 gasto com uma determinada atividade.

Esse conceito pode ser aplicado tanto para a criação de novos produtos quanto para a contratação de funcionários. O ideal é sempre ter em mente esses números antes de iniciar um projeto, pois em certas ocasiões o retorno pode vir apenas em médio ou longo prazo.

Leia também: Como administrar uma empresa pela primeira vez

8.KPI

Sigla em inglês para Key Performance Indicator, que em tradução direta significa “indicador-chave de desempenho”. Trata-se de uma técnica de gestão que permite ao profissional avaliar o desempenho de um determinado negócio.

Os KPIs variam de empresa para empresa, de setor para setor, de acordo com as metas definidas pelo CEO da companhia. São exemplos de KPI a taxa de cancelamento de pedidos, a taxa de horas paradas por equipamento, o fator de capacidade líquida, entre outros.

9.ERP

Sigla em inglês para Enterprise Resource Planning. Trata-se de um sistema de informações cuja ideia é armazenar, processar e organizar as informações geradas nos processos organizacionais, estabelecendo relações de informação entre todas as áreas da companhia.

Em geral, a tarefa de implantação fica a cargo dos gerentes e é de suma importância que todos os colaboradores estejam afinados com as maneiras e os processos internos em uma empresa.

10.Controlling

Trata-se de uma função que cabe à área financeira da empresa. Os controllers definem e gerenciam orçamentos e comparam os índices reais com os índices planejados.

A ideia é que esse profissional tenha esses dados sempre à mão para que, a qualquer momento, os gestores das mais variadas áreas possam tomar decisões acerca do que fazer no futuro do negócio.

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