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Como melhorar a comunicação entre seus funcionários

Estabelecer um ambiente mais agradável aos colaboradores ajuda a melhorar o desempenho da sua empresa

O processo comunicacional é importante em toda e qualquer relação, e dentro do ambiente corporativo não poderia ser diferente.
Existem inúmeras medidas fundamentais que podem ser aplicadas a fim de construir uma boa comunicação entre funcionários e promover a interação e satisfação de seus funcionários.
A clareza e a objetividade são exemplos de como você pode melhorar estes processos, mas não para por aí, é necessário que se pense em ações que busquem aprimorar a convivência entre os setores e diminuir possíveis problemas.
Deve-se entender que isso implica não só em estabelecer um bom ambiente de trabalho, mas sim, que afeta diretamente nos resultados da sua empresa.
Trabalhar em escritorio

Trabalhe sem ruídos

Priorizar um ambiente de trabalho sem muitos ruídos é de extrema importância para garantir que a comunicação seja feita de maneira eficiente, sem interferências externas.
Imagine só se cada funcionário pudesse ouvir, por exemplo, a música que gostam. Diferentes estilos musicais apareceriam e não daria sequer para identificá-las.
Permitir o uso de fones de ouvido pode ser uma boa opção, se não prejudicar a função desempenhada, é claro.
Isso facilita com que as pessoas possam se comunicar sem precisar aumentar o tom de voz para serem ouvidas.
Criar canais de comunicação interna, também facilita este processo. Serviços de mensagens instantâneas, comunicados via e-mail ou até mesmo murais com as principais informações podem ser utilizados.

Evite fofocas

Para manter o ambiente o mais saudável possível, deve-se evitar falsos rumores entre funcionários. A fofoca pode atrapalhar gerando desconforto tanto para os gestores, quanto para os colaboradores.
Portanto, sempre que surgir algum desencontro de informações, é importante esclarecê-las o mais breve possível para que não se torne uma bola de neve.
Assuntos relacionados a cortes nas empresas, sempre acabam gerando esse tipo de boato, por isso, é importante que o departamento pessoal, responsável por isso esteja alinhado, de forma que mantenha essa informações em sigilo.
Quando surgirem os conflitos, deve-se procurar entender as partes envolvidas e gerenciá-las para que a solução seja encontrada da maneira mais rápida e eficiente, evitando possível desgaste emocional dos funcionários.

Motive seus colaboradores

motivar os funcionarios
Uma empresa que possui funcionários felizes têm mais chance de obter o sucesso no âmbito corporativo.
Quando você estabelece metas, acompanhadas de premiações, você motiva sua equipe a trabalhar para alcançá-las com mais facilidade.
Estimular a competição saudável entre os funcionários pode ser interessante, desde que isso não se torne uma coisa pesada no ambiente.
É essencial que os gestores conheçam bem a sua equipe, isso auxilia a entender as dificuldades de cada um e buscar solucioná-las da melhor forma.

Estimule a interação entre equipes

Existem diversas formas de aproximar os integrantes da sua empresa. Promover dinâmicas em grupos ao menos uma vez por mês pode ser uma maneira de estimular a comunicação entre eles.
Realizar reuniões mais descontraídas, com o ar mais leve também pode ser uma boa pedida quando o assunto é comunicação entre funcionários.
Algumas empresas adotam o famoso happy hour ao menos uma vez ao mês, para proporcionar um momento de lazer aos seus colaboradores, possibilitando uma maior interação.
A prática de ginástica laboral, que consiste na execução de exercícios leves no ambiente de trabalho, assim como, podem provocar uma relação saudável entre eles, além de ser um investimento pensando na qualidade de vida dos colaboradores.
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Valorize seus funcionários

Quem é que não gosta de se sentir importante? Ou de saber que você faz a diferença naquele time?
Os líderes devem cumprir esse papel motivacional em sua equipe, ressaltando a importância de cada componente e dando feedbacks positivos para incentivar o grupo a produzir com qualidade.
É essencial que saiba reconhecer que eles são peças fundamentais para o crescimento da sua empresa e que quanto mais motivados estiverem, maior a chance de trazerem bons resultados.
Manter um ambiente agradável, onde todos se dão bem, pode não parecer uma tarefa fácil, principalmente quando o assunto é estimular a comunicação entre funcionários de diferentes setores.
Mas é importante saber gerenciar os conflitos e entender que a gestão de pessoas é um dos maiores desafios do mundo corporativo e deve ser tratado com sabedoria e dedicação.

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