Trabalho remoto: como o cloud computing ajuda as empresas?

Para você, é melhor ter um trabalho remoto ou no escritório?

De acordo com dados do Ipea, cerca de 11% dos trabalhadores do Brasil estavam em regime home office no ano de 2020. Apesar de muitas empresas já estarem voltando para o presencial, algumas preferiram manter um modelo híbrido ou até mesmo totalmente remoto.

Neste texto, explicamos como o cloud computing pode ser um grande aliado para quem precisa lidar com equipes em home office, além de outros benefícios que essa tecnologia pode oferecer.

Vamos lá?

 

Desafios do trabalho remoto

Para organizações que nunca experienciaram o trabalho remoto antes, precisar lidar com equipes remotas acaba sendo um grande desafio. Isso porque, é preciso adaptar a comunicação e dinâmica da empresa para essa realidade.

 

  • Viabilidade de resultados no trabalho remoto

Um dos principais problemas que os gestores enfrentam com o home office é a dificuldade em visualizar resultados. Isso acontece por conta da diminuição da comunicação entre a equipe e, quando ela ocorre, é de maneira descentralizada.

 

  • Estrutura

Outro desafio para o trabalho home office é a estrutura oferecida aos funcionários, tanto do próprio ambiente de trabalho na disponibilidade de mesas, computadores e cadeiras, quanto em plataformas e sistemas que viabilizem as atividades que antes eram feitas no escritório.

 

  • Segurança do trabalho remoto

Com certeza, um dos motivos de maior preocupação dos gestores é em relação à segurança das informações e dados compartilhados entre a equipe, pois muitos são sigilosos e referentes aos clientes e fornecedores da instituição.

Felizmente, existe uma tecnologia que pode ajudar nesses problemas e fazer com que a experiência do trabalho home office seja efetiva, segura e dinâmica: o Cloud Computing (ou, em português,  Computação em Nuvem)

 

Leia mais:

 

Trabalho remoto com cloud computing

Um dos componentes que não podem faltar no trabalho remoto ou híbrido é a computação em nuvem. Por meio dela, é possível ter acesso remoto a programas, processamento de dados e armazenamento de arquivos, tudo com segurança e agilidade.

Com os desktops virtuais, é possível que a equipe atue praticamente da mesma maneira de quando estavam no escritório, tendo acesso aos programas e arquivos armazenados nessas máquinas.

Alguns sistemas de computação em nuvem permitem um controle de acesso de usuários. Assim, você saberá exatamente quem são as pessoas que estão tendo acessos aos conteúdos da organização.

Além disso, caso o computador de algum funcionário seja contaminado por algum tipo de vírus, as informações da empresa, clientes e fornecedores se manterão em seguranças, pois estão armazenados em servidores externos.

 

  • Agilidade e segurança no trabalho remoto

Independentemente do seu negócio estar atuando em home office ou presencial, saiba que o cloud computing pode oferecer muita agilidade e segurança para a sua organização, e o melhor: com baixo custo.

 

  • Ótima estrutura com poucos gastos

Investindo na computação em nuvem, é possível ter uma estrutura ideal para o porte, necessidade e atividade da sua empresa sem a necessidade de gastar com equipamentos, softwares ou hardwares físicos.

 

  • Mantenha os seus dados seguros

Os data centers responsáveis por sustentar os sistemas de cloud computing utilizam protocolos de segurança reforçados e, dessa forma, conseguem evitar ataques e invasões de pessoas e grupos mal-intencionados.

Se você usa um sistema de gestão de custos, mas percebe que ele não está oferecendo os benefícios necessários para o crescimento da sua empresa, talvez esteja na hora de trocá-lo por uma opção mais moderna. Veja em nosso material rico 8 sinais que evidenciam essa situação

 

cloud computing

 

  • Gestão de custos

Porém, apesar de ser um grande acerto para a produtividade do seu negócio no home office, é importante que você adote uma gestão de controle de custos dessa tecnologia, pois um mau uso pode, sim, gerar altos custos.

 

  • Implemente de maneira sábia

Busque avaliar quais os setores da sua empresa que mais serão beneficiados com essa tecnologia, e foque na sua implementação nesses locais primeiro. Mesmo que outros setores possam utilizar a computação em nuvem, seria em quantidade bem menor.

 

  • Realize um controle completo de custos

Além disso, é recomendado que se tenha um controle total do que está sendo gasto com computação em nuvem, e isso inclui os valores mais baixos: mesmo que sejam centavos, a sua somatória pode revelar uma grande despesa.

 

  • Invista em um sistema de gestão de custos

E para te ajudar a ter um controle eficiente com os custos em cloud computing, vale a pena investir em um sistema que auxilie nos gastos com essa tecnologia e, ao mesmo tempo, faça uso dela para garantir os seus benefícios.

 

Tecnologia a serviço do progresso

E então? Está preparado para investir no cloud computing para otimizar o seu trabalho home office? Essa é uma escolha assertiva para ganhar flexibilidade, segurança e modernidade para a sua organização.

Para melhorar ainda mais a sua experiência, vale a pena adquirir um sistema de gestão de custos voltado para essa tecnologia, barateando seus custos e aumentando a sua lucratividade. Clique aqui, conheça o Cloud Cost e teste-o gratuitamente agora mesmo:

Centralize seus custos de cloud

Autor:

O que procura?

NEWSLETTER