Home office: como a tecnologia VOIP ajuda no trabalho remoto

Home office: como a tecnologia VOIP ajuda no trabalho remoto

A tecnologia tem contribuído de forma significativa para agilizar a produtividade em empresas de vários segmentos.

O VoIP é exemplo disso no sistema de telefonia.

Vamos falar sobre seu significado mais adiante.

Antes disso, é válido destacar que os últimos acontecimentos têm nos mostrado a urgência de rever os modelos de trabalho tradicionais o quanto antes.

A necessidade de digitalizar cada vez mais as tarefas e suas ferramentas se torna prioritária para as empresas.

Diante da pandemia mundial, as recomendações da Organização Mundial de Saúde é para que todos permaneçam em suas casas e realizem seus trabalhos de forma remota, no modelo home office.

Porém, trabalhar em casa para a maioria das pessoas há alguns anos atrás era impensável, tendo em vista que as ferramentas utilizadas nas empresas eram muitas vezes manuais e disponíveis apenas no local de trabalho.

Hoje sabemos que a realidade é bem diferente.

Através do acesso a internet e da amplitude do cloud computing, a maioria das tarefas que antes eram realizadas restritamente no local específico de trabalho, hoje podem ser feitas em qualquer lugar.

Existem muitos setores empresariais que se beneficiaram com os avanços tecnológicos, porém neste artigo, vamos nos aprofundar nos benefícios da tecnologia voltados para a área de telefonia.

Você vai saber o que é e de que forma a VoIP transforma os modelos tradicionais de trabalho dos sistemas de telefonia em modelos contemporâneos e eficientes.

Permitindo que os colaboradores da empresa consigam realizar seus trabalhos com a mesma eficiência, no modelo home office.

Além disso, você gestor vai entender os motivos pelos quais sua empresa deve aderir a tecnologia VoIP.

Para que sua equipe possa ter mais flexibilidade e consega realizar ligações de longa distância, economizando mais de 80% nos custos com telefonia.

 

VoIP: telefonia em home office é possível?

Sim, é possível.

Inicialmente, você deve entender VoIP (Voice Over Internet Protocol) como “voz sobre IP”.

O que significa dizer que na prática, a tecnologia VoIP é usada para realizar ligações telefônicas pela internet.

A tecnologia VoIP transforma os modelos tradicionais de trabalho dos sistemas de telefonia em modelos modernos e atuais.

Seu funcionamento tem como base a transmissão da voz através de softwares que utilizam a tecnologia IP.

Dessa forma portanto, seu desempenho será maior por causa da flexibilidade e além disso, garante bastante economia para as empresas.

 

VoIP x Telefonia convencional

Em modelos tradicionais e convencionais, a telefonia apresenta desvantagens.

Já utilizando a tecnologia VoIP, a empresa ganha muitos benefícios.

Fazendo um comparativo entre os dois modelos para trabalhar com sistemas de telefonia, podemos perceber grandes diferenças.

Permanecer utilizando sistemas tradicionais não parece ser a escolha mais acertada para os empresários.

Algumas razões para confirmar esta afirmativa podem ser:

– Aumento da mobilidade

O funcionário pode trabalhar remotamente, atender chamadas destinadas ao seu ramal ou iniciar uma reunião com várias pessoas ao mesmo tempo e em números ou ramais distintos usando seu smartphone.

Ou seja, as preocupações sobre deslocamentos desaparecem. Elas são substituídas pela economia oriunda da troca das ligações entre telefone fixo e celular pelas entre ramais internos, sem custos.

– Período de ativação

Utilizando sistemas de telefonia convencionais, a empresa pode levar até mais de 3 dias para conseguir ativar uma linha telefônica.

Com a tecnologia VoIP esse período para ativação da linha não chega a durar mais de 1 hora.

– Exigências necessárias

A telefonia convencional geralmente apresenta exigências que custam caro, como por exemplo a contratação de planos de fidelidade, espaço físico e passagens de cabeamento.

A tecnologia VoIP sai na frente.

Pois além de ser mais econômica, a exigência principal é que o usuário tenha uma conta em um de seus serviços e tenha acesso a internet.

– Tipo de cobrança na ligação

No modelo de telefonia convencional, quanto mais tempo de duração a ligação tiver, maior vão ser os custos.

E esses custos podem ser ainda maiores, caso o tipo da ligação seja internacional ou de longas distâncias.

Ligações para outras operadoras e se forem feitas nos finais de semana, também vão custar mais caro.

Utilizando a tecnologia VoIP, as empresas economizam bastante, pois não contam com esses custos adicionais.

 

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Quais são os motivos para utilizar a tecnologia VoIP na sua empresa?

Ao comparar a tecnologia VoIP com os modelos tradicionais de telefonia percebemos que modernizar é o caminho do sucesso empresarial.

Pois além de economizar, ao contrário da telefonia tradicional, a tecnologia VoIP permite a convergência entre diferentes sistemas de sinais, tais como sistema de dados, de voz e também imagens.

Como gerenciar a tecnologia VoIP?

A tecnologia VoIP pode ser utilizada em computadores para quem precisa trabalhar em home office, desde que haja conexão com a internet, fone de ouvido e microfone.

Se você é gestor de uma empresa e percebeu que precisa modernizar suas ferramentas de trabalho, a hora de agir chegou.

Para te auxiliar no gerenciamento, você deve procurar especialistas na área que tenham experiência comprovada no segmento.

A Sumus oferece um sistema de gestão do uso e tarifação, o Billing Solution.

A ferramenta possibilita que os gestores e colaboradores de uma empresa tenham total visibilidade dos gastos com telefonia.

Além de mapear seu perfil de uso e implantar controles para redução de custos.

Além disso, os consultores da Sumus são especialistas em telefonia e estão prontos para oferecer orientações para a utilização do sistema VoIP na sua empresa.

Se o seu objetivo é crescer profissionalmente e modernizar seus planejamentos, entre em contato conosco!

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