O guia completo sobre mobilidade corporativa para você não ficar pra trás

Mobilidade corporativa

A comunicação móvel tornou-se rapidamente uma realidade dentro do ambiente corporativo, deixando a mobilidade corporativa mais popular

De um lado, espera-se o ganho em automatização de processos e produtividade, por outro, a empresa precisa estar preparada para não perder na segurança de dados e de dispositivos, estabelecendo políticas e ferramentas para gerir essas novas possibilidades.

Com o intuito de fazer com que você entenda melhor o que é a mobilidade corporativa e qual a sua importância para a sua empresa, sobretudo para uma gestão de telecom eficiente, preparamos este conteúdo para responder as suas principais dúvidas.

 

O que é a mobilidade corporativa?

A mobilidade corporativa nada mais é do que a implementação e desenvolvimento de estratégias que otimizem o ambiente de trabalho com relação ao uso de dados móveis corporativos, por meio de tecnologias e cloud computing.

Existem diversas ações realizadas dentro e principalmente fora da sua empresa que fazem parte da mobilidade corporativa, como quando um funcionário visualiza ou responde um e-mail de trabalho pelo celular, por exemplo.

Se você atua com funcionários trabalhando em home office ou alocados em clientes, precisa ter uma boa mobilidade corporativa, afinal, a sua equipe está utilizando meios móveis para atuar, o que pode influenciar na qualidade do serviço.

Além de promover mais liberdade e praticidade à sua equipe, também é importante pensar na segurança, afinal, a descentralização das informações recebidas e enviadas da empresa em diversos dispositivos pode fazer com que vazamentos ou ataques sejam mais fáceis de acontecer.

 

Leia mais:

 

Quais são as suas vantagens?

Agora que você já entendeu o que é a mobilidade corporativa, está na hora de entender quais são os principais benefícios que investir nessa estratégia pode oferecer para a sua organização.

O primeiro e principal é permitir com que a equipe possa acessar informações de qualquer lugar, não precisando de um computador dentro da empresa para fazer isso. Dessa maneira, podem trabalhar em casa ou em outros locais sem problemas.

Isso pode até mesmo resultar em economia para a empresa, já que não precisará arcar com a energia e uso de computadores próprios dentro da organização, uma vez que a equipe pode usar os seus próprios aparelhos com a sua própria energia.

O tempo da sua equipe também pode ser otimizado com a mobilidade corporativa, uma vez que eles não precisarão se deslocar sempre para a empresa para resolver algum imprevisto, podendo fazer tudo rapidamente de casa.

 

Qual o contexto da mobilidade corporativa?

A mobilidade corporativa não é algo exatamente novo. Em meados de 2013, as empresas começaram a se preocupar com a segurança dos seus dados, uma vez que a estratégia BYOD – Bring Your Own Device estava ganhando cada vez mais espaço no meio corporativo.

Essa estratégia nada mais é do que uma política adotada na qual os próprios funcionários trazem seus próprios aparelhos para utilizar nas dependências da empresa, não precisando ficar totalmente dependentes da estrutura da empresa.

Essa é uma ótima estratégia porque, como falamos, permitia uma redução de custos por parte da empresa, que não precisaria arcar com equipamentos e seus reparos para todos os funcionários, além de deixá-los mais à vontade no ambiente de trabalho.

(Por falar em redução de custos, a Sumus Concept apresenta módulos que permitem a sua empresa economizar na área de telecom, vale a pena conferir!) 

Porém, aumentou-se uma preocupação com a segurança, afinal, não existia uma maneira de garantir que todas as informações estavam seguras sendo usadas por tantos dispositivos diferentes e pelos quais o gestor não tem um controle.

 

Quais são os desafios da mobilidade corporativa?

Para implementar a mobilidade corporativa, é preciso superar e lidar com alguns desafios para que essa estratégia seja efetiva e não cause quaisquer problemas e imprevistos em sua equipe.

O principal desafio é com relação a segurança, uma vez que com cada colaborador utilizando o seu próprio aparelho, são adicionados diversos terminais que podem resultar em brechas de segurança.

Outra questão está relacionada com o uso da tecnologia. Utilizar a sua conta pessoal para fins particulares ou usar a sua conta empresarial fora do expediente de trabalho são situações que não podem acontecer, uma vez que podem resultar em problemas futuros.

Também é importante que o gestor consiga monitorar a sua equipe e, assim, entender se as metas estão sendo alcançadas e se os colaboradores estão tomando todas as medidas para trabalharem corretamente, bem como prezando pela segurança dos dados.

Caso encontre mais desafios, temos um outro artigo em nosso blog no qual elencamos algumas dicas que podem te ajudar a deixá-la mais eficiente!

 

Como a Sumus pode te ajudar?

A Sumus oferece alguns serviços que podem te ajudar a ter uma estratégia de mobilidade corporativa mais eficiente. Dessa maneira, você utilizará a tecnologia a favor de uma melhor gestão, sobretudo na área de telecom.

Um dos serviços ofertados é o Sumus MDM, que permite a você ter um melhor controle do inventário dos seus ativos de dispositivos móveis, bem como auxilia na gestão e no controle do acesso e conteúdo de todos os seus equipamentos.

Outra sugestão é investir no módulo do Sumus Concept focado em linhas corporativas, que é o Billing Móvel. Por meio dele, é possível gerenciar os custos e uso das linhas de telefone móveis, além de controlar os pacotes e serviço contratados.

O Billing Móvel também identifica e aloca os custos das linhas por usuário, permitindo com que você saiba quanto cada colaborador está gastando com seu recurso. Além disso, ele também oferece uma visão mais realista do seu inventário de linhas corporativas.

 

Depois de entender tudo sobre mobilidade corporativa e conhecer alguns dos serviços da Sumus que podem te ajudar a ter uma ótima gestão de telefonia móvel, está na hora de ver na prática como podemos te ajudar!

Obtenha gratuitamente o nosso demo e trial do Sumus Concept e veja na como ele pode revolucionar a sua gestão!

VPN

Autor:

O que procura?

NEWSLETTER