4 dicas para criar uma estratégia de cloud computing eficiente

estratégia-de-cloud-computing

A estratégia de cloud computing é uma tecnologia que vem sendo bastante utilizada pelas empresas, levando em conta os seus benefícios, segurança e praticidade que elas oferecem.

Sabendo dessa importância, daremos algumas dicas de como elaborar uma estratégia de cloud computing eficiente para começar a utilizar esse serviço na sua empresa e conseguir deixar os seus processos e informações mais seguros. 

Vamos lá?

 

Definir quais serão as aplicações que vão para a nuvem

A primeira dica para criar uma estratégia de cloud computing eficiente é definir quais serão as aplicações que serão armazenadas nela. Apesar de ser uma estratégia eficiente, não é possível migrar toda a sua empresa para essa tecnologia, uma vez que os custos para mantê-la serão altos.

Assim, é interessante escolher aquelas aplicações mais importantes ou que contam com informações de clientes e fornecedores, que precisam ser bem protegidos. Dessa maneira, você poderá testar e validar a tecnologia, ao mesmo tempo que já poderá migrar os setores mais imprescindíveis para o funcionamento da sua empresa.

Também é importante estudar bem sobre o processo de migração, para que informações importantes não se percam no caminho, além de não realizar algum passo errado e que acaba ocasionando em erro ou vulnerabilidade dessas informações.

Em caso de dúvidas, entre em contato com um profissional da área para que ele possa orientar a sua equipe sobre a melhor maneira de fazer essa migração de dados de uma maneira eficiente.

 

Leia mais:

 

Fazer um comparativo dos custos

Outra dica para ter uma estratégia de cloud computing eficiente é avaliar se essa migração realmente pode ser benéfica para a sua empresa

Busque fazer comparativos com o modo com o qual a sua instituição lida com suas informações e organização interna atualmente e compare com os valores e benefícios de investir em um sistema em nuvem.

Dessa maneira, você conseguirá fazer uma análise mais efetiva e até mesmo encontrar a melhor opção do mercado de sistema em nuvem para fazer a migração dos seus dados, ocasionando em economia de dinheiro.

Você pode não gastar nada ou muito pouco na gestão das suas informações atualmente, mas é importante levar em conta os benefícios que o cloud computing pode oferecer, como segurança e mobilidade, permitindo com que as informações sejam acessadas de qualquer lugar.

Por isso, coloque todos os prós e contras de ambas as estratégias e avalie qual faz mais sentido para o estado atual da sua empresa, a disponibilidade financeira, entre outros fatores que devem pesar nessa decisão.

 

Estabelecer responsabilidades de privacidade e segurança

Segurança e privacidade são dois pontos importantes na computação em nuvem. Apesar de ser um sistema seguro, a sua empresa também precisa fazer a sua parte, principalmente pelo fato de um acesso desenfreado de informações pela sua equipe.

Em muitos sistemas de cloud computing, é possível criar um login e senha para quem for acessar os dados apresentados, assim, fica mais fácil saber quem está acessando as informações.

Além disso, é importante elaborar regimentos de privacidade e segurança, para que o acesso e manipulação desses dados se dê dentro das normas da empresa e até mesmo da legalidade, uma vez que a LGPD se mostra bem mais rígida com informações coletadas e clientes.

Uma maneira de tornar todo esse processo mais eficiente e fácil é contar com parcerias na área de segurança, que poderão elaborar esses documentos e diretrizes para a sua equipe, garantindo a segurança e confidencialidade das informações coletadas.

 

Fazer testes

Por último, mas não menos importante, é preciso realizar alguns testes com sistemas de cloud computing gratuitos. Dessa maneira, você e a sua equipe conseguirão ter uma maior afinidade com essa tecnologia e poderão avaliar se ela é realmente efetiva para o objetivo da instituição.

O mesmo deve acontecer caso você já tenha adquirido um sistema de computação em nuvem. Delimite um período apenas para treinamento e realização de testes com a nova plataforma.

Fazendo com que a sua equipe tenha esses momentos para conhecer melhor a tecnologia e se acostumarem com essa nova tecnologia, assim, eles conseguirão lidar melhor com a plataforma e usá-la corretamente.

Além disso, esse também é um ótimo momento para entrar em contato com o suporte da plataforma caso ocorra algum erro ou dúvida para ser sanada já que, durante o dia a dia do trabalho, esses problemas podem atrapalhar o fluxo interno da empresa.

 

Assim, aplicando as nossas dicas de como criar uma estratégia de cloud computing eficiente, você e a sua equipe poderão aproveitar ao máximo essa tecnologia e evitarão quaisquer problemas que possam colocar em risco a produtividade ou segurança da sua empresa.

Um dos benefícios do cloud computing é a economia com algumas despesas e, para te ajudar a ter ainda mais redução de custos, teste gratuitamente a nossa plataforma e veja como é possível diminuir gastos nas áreas de TI e Telecom sem perder a eficiência!

 

Autor:

O que procura?

NEWSLETTER