Como o covid-19 está impactando a tecnologia Cloud Computing?

A pandemia de covid-19 está mudando drasticamente a sociedade. 

Uma das modificações mais notáveis é o fato de muitos profissionais estarem adotando o home office ou empresas do ramo alimentício estarem investindo no delivery.

Neste texto, explicaremos como o coronavírus está afetando a área de cloud computing: se o cenário está favorável para essa inovação ou se ela está enfrentando desafios

Para descobrir, continue a leitura!

 

O que é cloud computing?

O cloud computing é uma tecnologia que permite o acesso remoto de arquivos e dados ou outros recursos da computação. Isso é possível por meio da conectividade com a internet, que inutiliza a utilização de servidores físicos para armazenar ou transferir essas informações.

De maneira prática, um funcionário de uma empresa pode acessar informações e dados da instituição de modo remoto, utilizando computadores da sua casa ou até mesmo dispositivos mobile, como celulares e tablets.

Muitos não percebem, mas já usamos o cloud computing no nosso dia a dia, como ouvir músicas no Spotify, ver filmes e séries na Netflix ou até na edição de documentos no Google Docs, que também utiliza essa tecnologia.

Assim, a tendência é que a computação em nuvem se torne cada vez mais popular, principalmente nas empresas, para que assim, toda a equipe tenha maior rapidez e segurança no manuseio dos seus dados.

Mesmo sendo tão popular e frequente no dia a dia das pessoas, muitas empresas ainda não o conhecem verdadeiramente ou têm algum receio de investir nessa ferramenta, seja por desconhecimento ou não quererem fazer investimentos.

Neste texto, vamos fazer com que você perca o medo do cloud computing e veja como ele pode ser útil na sua empresa, se tornando um investimento bastante lucrativo a curto e longo prazo.

 

Leia mais:

 

Como está o cloud computing em meio à pandemia de covid-19?

A pandemia está mudando o modo como muitas empresas trabalham, afinal, a recomendação é evitar sair de casa, bem como ter aglomerações de pessoas, já que esse é um ambiente perfeito para o vírus se espalhar rapidamente.

Dessa maneira, muitas empresas estão investindo no home office como uma alternativa para manter a sua instituição funcionando e, assim, minimizar os problemas ocorridos por conta da doença.

De acordo com uma pesquisa feita com executivos da Flexera, 59% dos entrevistados acreditam que o uso da computação em nuvem será maior do que o planejado antes da pandemia.

Ainda, de acordo com o relatório o “Impacto COVID-19 no mercado de computação em nuvem”, ocorrerá um crescimento de até 12,5% até 2021, algo em torno de U$ 295 bilhões. Isso só evidencia o quão importante o cloud computing está sendo para as empresas.

Em resumo, o cloud computing já era uma tendência que está sendo utilizada com maior frequência durante a pandemia, já que promove mais facilidades e segurança aos trabalhadores home office.

Dessa forma, ele tem ajudado empresas a se organizarem e se comunicarem mesmo a distância, sem a necessidade de ir até a instituição para acessar dados ou compartilhar informações. Tudo pode ser feito de casa e on-line.

 

Cloud computing na área de telefonia

Uma das áreas que está se beneficiando da computação em nuvem é a de Telecom, já que ela pode auxiliar na redução de custos, principalmente com relação à infraestrutura, uma vez que não serão necessários tantos servidores físicos para o armazenamento de informações.

Além disso, ela é uma grande aliada na transferência de informações importantes. Ela permite, por exemplo, que vários funcionários acessem o mesmo arquivo ao mesmo tempo, promovendo maior agilidade, porém, sem perder a segurança.

 

Quais os benefícios do cloud computing?

Mas, será que o cloud computing realmente traz benefícios (principalmente após a pandemia)? 

E a resposta é sim: investir na computação em nuvem durante e após o período de isolamento pode trazer inúmeras vantagens para a sua instituição.

 

Flexibilidade

Uma das vantagens mais notáveis do cloud computing é a flexibilidade adquirida pelos seus utilizadores. Por meio da nuvem, é possível armazenar dados que podem ser acessados de qualquer lugar, e não apenas nos computadores da empresa.

 

Implementação rápida

Além disso, caso a empresa queira implementar soluções estratégias ou políticas, ela pode fazer isso de maneira muito mais rápida, uma vez que todas as informações poderão ser enviadas para sua equipe ao mesmo tempo.

 

Otimização de processos

Quantas atividades da sua empresa demandam tempo, espaço e informações que são provenientes de outros setores? Investindo na computação em nuvem, o trabalho da sua empresa será otimizado e feito de maneira muito mais rápida.

 

Acessibilidade

Imagine a seguinte situação: ocorreu um problema grande no setor de TI da sua empresa, entretanto, você ou os funcionários responsáveis não estão mais na empresa para solucioná-lo. Com a computação em nuvem, é possível resolver esse impasse rapidamente e de qualquer lugar.

 

Como aplicar o cloud computing na minha empresa?

Agora que você entendeu o que é o cloud computing e como está o mercado nesse período de pandemia, está na hora de conferir algumas das aplicações do cloud computing na sua empresa e como ele pode auxiliar na prática na praticidade da sua instituição.

 

Criação de apps e serviços

Uma das aplicações da computação em nuvem é a criação de apps e serviços. Por meio dele, será possível implementar e dimensionar essas aplicações rapidamente, para diferentes plataformas.

 

Armazenamento e backup de dados

Outra utilização do cloud computing é com backup e armazenamento de dados. Será possível enviar suas informações para nuvem, e assim, conseguir acessá-las de qualquer lugar, ao mesmo tempo que não gastará a memória dos seus servidores físicos.

 

Transmissão de áudio e vídeo

Também é possível utilizar essa inovação para a transmissão de áudio e vídeo. Será possível se conectar com seus funcionários, ou até mesmo com seus prováveis clientes em qualquer dispositivo, necessitando apenas da conexão com a internet.

 

Análise de dados

Outra utilidade bastante interessante da computação em nuvem é para a análise de dados. A sua empresa conseguirá unificar e armazenar essas informações na nuvem, podendo criar e rever relatórios mais facilmente, que poderão ser utilizados para a tomada de decisões dentro da sua instituição.

 

Assim, entendendo melhor o que é a computação em nuvem, como está o seu mercado atualmente e após a pandemia, além de conhecer algumas das aplicações possíveis dessa inovação, você poderá começar a pensar em adotar o cloud computing na sua empresa.

A área de computação em nuvem pode ajudar em diversas áreas da empresa, e uma delas é a de Telecom, uma vez que é necessário lidar com diversos dados e informações que são recebidos e enviados pela área de telefonia diretamente. 

Baixe gratuitamente nosso e-book abaixo e descubra como 4 empresas conseguiram otimizar a sua gestão de telefonia utilizando técnicas simples, inclusive de cloud computing!

 

 

Autor:

O que procura?

NEWSLETTER