Tendências do mercado de Telecom para os próximos anos que você nem imagina

Apesar da crise provocada pela pandemia, o mercado de Telecom segue firme e a tendência é que só cresça pelos próximos anos.

Diante da nova realidade, as empresas tiveram que acelerar o processo de transformação digital para atender as demandas de uma população cada dia mais conectada.

A partir daí, com o uso dos smartphones para realizar diversas atividades que facilitam a vida dos usuários, a necessidade de ampliar a disponibilidade de acesso às redes é maior.

Por este motivo, muitas corporações estão investindo no setor. É o que indica a consultoria internacional IDC

De acordo com a pesquisa, 35% das empresas estão dispostas a investir no mercado de Telecom, mesmo durante a pandemia.

Isso porque os serviços de telecomunicações são essenciais e dificilmente estarão na lista de cortes das organizações.

Prova disso foi que durante este período de pandemia, o aumento no número do tráfego de dados chegou a 30% em redes fixas e 10% em redes móveis.

Interessante, né?

Então continue a leitura e fique por dentro das novidades que o setor de telecomunicações vai encontrar daqui há alguns anos que você sequer imagina!

 

Banda larga ampliada

Ainda segundo os estudos do IDC, com a implementação da rede 5g prevista para o primeiro semestre de 2021, os impactos serão ainda mais surpreendentes.

A partir dos novos hábitos provocados pelo home office de grande parte da população, a banda larga ganha diversas finalidades.

A internet é usada para entretenimento, trabalho, encontros virtuais, entre outras possibilidades.

O aumento será de pelo menos 40% no tráfego das redes de dados, além da adoção de serviços não tradicionais, como a tecnologia cloud computing. 

Outro ponto fundamental da banda larga é que em alguns países da América Latina e principalmente no Brasil, a maioria dos usuários acessam a internet a partir do smartphone.

Por isso, a previsão para os próximos anos é que até 2023 o tráfego de dados em redes móveis tenha aumento em até 29,2%.

Já em redes fixas, o aumento será de 10,8%.

Mas, em 2025 a tendência será ainda mais promissora e a quantidade de dados para dispositivos de IoT pode vir a ser 5 vezes maior.

 

LEIA TAMBÉM:

 

Soluções tecnológicas em alta

É inegável que os setores de tecnologia como um todo será fortalecido durante os próximos anos.

Soluções que promovam a segurança de dados, atualizações automáticas e facilidade no monitoramento de informações ganham ainda mais destaque.

Além disso, aquelas soluções que envolvem comunicação e mais interatividade serão mais solicitadas pelos usuários. 

De acordo com a IDC, a adesão desses serviços deve aumentar 53% neste ano.

 

Tecnologia VoIP 

Conforme abordamos em Home office: como a tecnologia VOIP ajuda no trabalho remoto, o VoIP promove mais flexibilidade e economia nos custos com telefonia.

Isso acontece pois a tecnologia VoIP possibilita realizar chamadas telefônicas através da internet, a partir de qualquer dispositivo que esteja integrado a um software.

Além disso, a partir da tecnologia é possível compartilhar dados, realizar videochamadas e aumentar a produtividade das equipes nas corporações.

Por todos esses motivos, a tendência é que essa tecnologia conquiste cada vez mais espaço.

 

Interoperabilidade

Integração é a chave para estabelecer uma comunicação eficaz, tanto internamente entre os profissionais da empresa, quanto externamente, para os clientes.

Através da integração de soluções baseadas em Big Data, as empresas conseguem criar listas customizadas, de acordo com a preferência de consumo dos usuários.

Portanto, a interoperabilidade também será uma tendência para os próximos anos.

Se você chegou até aqui, já percebeu que o mercado de Telecom tende a crescer com o passar do tempo e portanto, sua empresa também precisa fortalecer o setor.

E a forma mais recomendada pelos CEOs de grandes corporações é através da adição de soluções tecnológicas.

A partir de ferramentas de tecnologia, sua empresa pode realizar o controle efetivo das contas e contratos de Telecom (incluindo Circuitos, Linhas, Serviços, Ramais, entre outros).

Além de acompanhar o inventário dos recursos de TI, a partir de dashboards interativos.

Você pode encontrar todas essas funcionalidades no Sumus e-xpenses.

Essa plataforma permite a centralização das informações das contas e contratos e efetua análises automatizadas para itens divergentes.

A partir dessa solução, sua empresa poderá importar as mídias eletrônicas enviadas pelas operadoras de forma automática e ainda contestar valores cobrados indevidamente.

Mas essas são apenas algumas das vantagens de contar com a  tecnologia desenvolvida pela Sumus.

Para saber mais informações sobre essas e outras soluções, você pode agendar uma mentoria gratuita agora mesmo!

Autor:

O que procura?

NEWSLETTER