Como deixar os computadores da sua empresa protegidos contra ataques?

É muito importante investir na segurança da sua empresa, afinal, nunca se sabe quando pessoas mal intencionadas podem tentar roubar dados importantes da sua empresa ou dos seus clientes.

Por isso, aprenda neste artigo como deixar os computadores protegidos contra ataques, vírus e outros incidentes que podem colocar em risco a segurança digital da sua empresa.

 

Treine a sua equipe

O primeiro passo para deixar a sua empresa segura é treinar a sua equipe

Dessa forma, eles poderão utilizar as ferramentas corretas para promover segurança na empresa, ao mesmo tempo que poderão tomar mais cuidado em como utilizar as informações confidenciais da empresa.

É possível fazer esse treinamento por meio de palestras, cursos ou reuniões com a equipe. Dessa forma, você conseguirá ensinar aos seus funcionários as melhores práticas de segurança.

É importante não se esquecer do óbvio, como explicar para não acessar links suspeitos na internet, seja advindos no e-mail da empresa ou em sites. É importante pesquisar bem sobre os downloads feitos nos computadores.

Dessa forma, você consegue criar uma “política de segurança” dentro da empresa, com boas práticas para que os funcionários sempre mantenham os dados digitais da empresa em boas mãos. 

 

LEIA TAMBÉM:

 

Proteja a sua rede interna

Você sabia que a internet da sua empresa também é um local em que podem ser transmitidos vírus, bem como alguma pessoa mal intencionada pode ter acesso a esses dados?

Dessa forma, os roteadores podem se manter íntegros e seguros, sem permitir que vírus consigam acessar os computadores. Para isso, a organização pode contar com servidores de Firewall, para que as informações que cheguem até o computador sejam analisadas.

Quando o Firewall é configurado corretamente, ele atua como uma camada protetora da internet e dos computadores da empresa, já que ele consegue filtrar os dados que poderão ser acessados pelo computador e o que devem ser descartados.

Também é possível elaborar uma gestão de acesso à internet, para que assim, seja possível controlar o que está sendo feito nos computadores da empresa e evitar atividades suspeitas.

 

Invista no armazenamento em nuvem

Você sabe o que é armazenamento em nuvem

Conforme falamos neste artigo, essa pode ser uma boa solução para que a sua empresa tenha segurança dos seus dados, ao mesmo tempo que ganha praticidade e economia.

Existem diversos serviços de nuvem disponíveis no mercado, cabendo ao gestor escolher  a melhor plataforma. Leve em conta aspectos como segurança, preço e funcionalidade, para que assim, a empresa consiga ter sua atuação otimizada.

Com o armazenamento em nuvem, é possível definir quem pode ter acesso às informações presentes nele, além de ter a segurança de que, caso os seus computadores ou servidores físicos tenham algum problema, você não perderá seus arquivos.

Dessa forma, fica muito mais fácil para os funcionários conseguirem acessar as informações armazenadas, já que elas podem ser acessadas remotamente e cada funcionário poderá acessar com sua chave de acesso.

 

Faça backup de dados

Imagine a seguinte situação: um funcionário que ainda não é tão experiente com a tecnologia utilizada na sua empresa acaba sem querer apagando arquivos importantes do seu setor. Como não existia uma cópia salva desses dados em nenhum lugar, eles tiveram que ser refeitos.

Essa é uma situação que pode ocorrer com quem não faz um backup de dados, sendo esta uma forma de manter os seus dados seguros e protegidos caso ocorra algum problema e você venha a perder as cópias originais.

 

Esteja sempre atento

Mesmo com as dicas acima, é importante você não se contentar apenas com ferramentas e treinamentos para manter a sua empresa digitalmente segura. 

É importante ficar atento e sempre procurar por novas maneiras de deixar a sua empresa em segurança.

Ao investir em uma ferramenta de gestão, por exemplo, você conseguirá não apenas deixar os seus dados mais seguros com esse sistema, mas também terá uma maior agilidade durante o dia a dia de trabalho.

Faça a implementação do SUMUS MDM (Mobile Device Management) que vem como uma solução para a segurança dos dispositivos da empresa, impedindo que dados sigilosos sejam interceptados.

 

 

Também procure sempre fazer reuniões com sua equipe para verificar se eles estão tomando todos os cuidados necessários com a utilização dos seus dados de maneira segura, para evitar vazamentos.

Dessa forma, a sua empresa estará sempre atualizada e os ataques se tornarão mais incomuns. E caso aconteçam, você conseguirá reverter rapidamente a situação sem a perda de arquivos ou dados importantes.

 

Assim, entendendo o que você pode fazer para manter os seus computadores seguros virtualmente, você terá uma maior segurança para utilizar as suas máquinas, ao mesmo tempo que estarão protegidos de pessoas mal intencionadas e que poderiam colocar em risco a integridade da sua empresa.

 

Gostou? Tem alguma outra dica do que fazer para deixar os computadores empresariais mais seguros? Deixe nos comentários!

Autor:

O que procura?

NEWSLETTER