VPN: aprenda a utilizar essa tecnologia a favor da sua empresa

VPN

Segurança é um fator muito importante para as empresas, principalmente com pautas como a Lei Geral de Proteção de Dados em alta, assunto que explicamos em um outro artigo em nosso blog. Dessa maneira, é importante que as organizações invistam em deixar as suas próprias informações e as dos seus clientes em segurança, como uso de VPN.

Por isso, neste artigo, explicaremos o que é VPN, como ela funciona, como ela pode ajudar a sua empresa e quais tecnologias a Sumus utiliza para proteger as informações da sua organização.

 

O que é VPN?

A VPN (Virtual Private Network) é, de maneira prática, uma rede de comunicação privada que é construída sobre uma rede pública, conseguindo ocultar o IP do seu utilizador

Dessa maneira, não é possível que o provedor de internet tenha acesso aos sites que estejam sendo vistos ou que dados estejam sendo transmitidos. O mesmo acontece com terceiros que tentarem ver essas atividades.

Essa camuflagem é feita por meio da adição de uma camada de criptografia, impedindo com que essas informações consigam ser acessadas. Mesmo coletando esses dados, eles não podem ser decifrados.

É importante ter em mente que, apesar de a VPN atuar fazendo essa ocultação de dados, utilizá-la não é ilegal, mas obviamente, não se pode fazer atividades ilícitas com seu uso.

 

Leia também:

 

Como a VPN funciona?

Ao ligar a VPN, você poderá navegar na internet ou fazer a sua transferência de dados normalmente. Entretanto, esse tráfego é direcionado para uma das suas próprias redes criptografadas.

Esses servidores podem ser de qualquer lugar do mundo: mesmo você estando no Brasil, é possível utilizar um VPN na Europa, com um IP localizado nesta região. Dessa maneira, é possível acessar conteúdos que só podem ser acessados naquela região, por exemplo.

Entretanto, as VPNs contam com políticas de segurança e privacidade. Assim, elas não podem armazenar informações sobre as suas atividades, além de não poderem vazar informações como servidor DNS ou IPv6.

Por conta disso, mesmo que alguém tente rastrear as ações que estão sendo feitas na internet, caso a VPN esteja ativa, não é possível adquirir mais informações pois, além de criptografadas, elas também são temporárias.

 

Quais os benefícios da VPN?

A sua empresa pode se beneficiar desta tecnologia tendo acesso a mais segurança e menos riscos de sofrer ataques.

 

  • Maior segurança contra acessos externos

Se você tem uma empresa com diversas filiais ou bases em diferentes locais, precisará fazer a transferência de informações entre elas, para manter a organização e fluidez da organização.

A VPN atua fazendo com que essa transferência de dados se dê de maneira mais segura, impedindo com que interceptações feitas por pessoas mal intencionadas sejam efetivamente feitas, colocando em risco a privacidade da sua empresa e/ou clientes.

 

  • Mais privacidade em reuniões virtuais

Muitos assuntos sigilosos podem ser discutidos em reuniões virtuais, o que pode ser uma situação oportuna para que hackers as invadam para coletar essas informações. Ao mesmo tempo, ela também auxilia na melhora da conexão durante o evento.

 

  • Proteção contra ataques ransomware

Os ransomwares são um tipo de vírus que faz uma espécie de “sequestro” no computador de suas vítimas. Eles bloqueiam o acesso a arquivos, liberando apenas após o pagamento de um “resgaste”. 

Eles conseguem ter acesso ao computador das suas vítimas pela liberação de uma porta para a internet, o que não acontece quando se usa uma VPN por conta dos critérios de segurança relacionados à criptografia dos dados.

 

Como a Sumus pode ajudar a deixar a sua empresa mais segura?

Assim como o VPN, a Sumus é uma empresa que se preocupa com a segurança das informações dos seus clientes, por isso, suas aplicações são feitas utilizando o Amazon Web Services AWS, que fornece um ambiente seguro para os dados das suas organizações, bem como dos seus clientes.

Além disso, temos premiações por conta dos nossos serviços de qualidade e suporte nas áreas de TI e Telecom. Então, mesmo que ocorra algum problema relacionado a segurança das suas informações, estaremos prontos para ajudá-lo.

Também utilizamos o sistema em nuvem para guardar as suas informações, sendo um sistema seguro, leve e prático, fazendo com que você economize na hora de armazenar seus dados, porém sem abrir mão da sua segurança.

 

Assim, entendendo o que o VPN, como ele funciona e quais são os seus benefícios para a empresa, você poderá investir em tecnologias que ajudam a deixar a sua organização, bem e com os seus clientes mais seguros, se tornando um diferencial no mercado.

 

Quer reduzir os seus gastos com telefonia e linhas móveis, além de conseguir gerenciar seus gastos mais efetivamente? Então confira o trial da Sumus Concept, a nossa mais nova plataforma de gestão de Telecom!

 

VPN

Autor:

O que procura?

NEWSLETTER