Como o 5G irá além de internet de qualidade para smartphones

Embora seja sinônimo de velocidade, essa tecnologia tem muito mais a oferecer
O acesso à internet móvel existe desde 1997. De lá para cá, novas tecnologias surgiram, o que resultou em velocidades de conexão bem mais rápidas do que havia no início. A conexão 5G pode ajudar nesse quesito, mas sua funcionalidade não acaba por aí.
Cada novo protocolo e tecnologia de comunicação tem como objetivo superar o anterior em seus benefícios, o que também se aplica ao 5G, mas, felizmente, as melhorias vão para além da velocidade.
Vamos aprender melhor o que é essa conexão, quão grande é o seu potencial e o que temos a ganhar com ela, tanto nos smartphones como também em outros dispositivos.

O que é a conexão 5G?

É a próxima geração de conectividade de internet, que promete benefícios que não podem ser proporcionados pelas tecnologias atuais.
Nós já comentamos aqui sobre as diferenças da internet móvel, que se iniciou no 1G nos anos 1980 e passou por 2G (meados de 1990), 3G (década de 2000) e 4G (por volta de 2010) – curiosamente, cada tipo de conexão veio em uma nova década.
Ainda seguindo praticamente o mesmo padrão de datas, a conexão 5G passou a ser realidade em meados de 2018, embora ainda esteja em desenvolvimento, ou seja, não está disponível para uso para a maioria da população.
A rede 2G trazia a possibilidade de se conectar à internet, embora com uma velocidade bem reduzida. Isso já melhorou com o 3G e deu um salto considerável com o 4G, conexão que permite assistir a vídeos via streaming, compartilhar vídeos ao vivo e fazer a maioria das atividades que fazemos na internet.
O interessante é que o 5G traz uma melhoria na velocidade de 10 a 20 vezes acima do que temos no 4G, algo que já era praticamente esperado pelo público, mas sua funcionalidade se expande para além disso, em aplicações muitas das quais ainda parecem inimagináveis.
Para conseguir captar a ideia, não é errado pensar que o 5G trará uma verdadeira revolução na vida em sociedade, com a possibilidade de fazer coisas que pareciam bem distantes até então.

Saiba como implementar um tarifador eletrônico na sua empresa hoje mesmo! 

Como a conexão 5G pode revolucionar a sociedade?

Através da possibilidade de fazer muito mais com as conexões de internet, o que vai além dos celulares, tablets, TVs, notebooks, videogames relógios inteligentes e o que estamos acostumados e abre um leque totalmente novo neste sentido.
Internet das coisas e 5G são assuntos geralmente lembrados em conjunto, o que é perfeitamente compreensível, já que andam juntos e possuem o potencial de transformar diversas atividades, bem como criar outras novas.
Algumas das possibilidades trazidas pelo 5G são as seguintes:

Melhor espectro de conexão

Pode ser que isso ainda não seja nítido aos nossos olhos, mas as conexões móveis estão ficando escassas. Em algumas cidades, mesmo com a tecnologia LTE (Long Term Evolution), há momentos em que a velocidade é afetada pelo grande número de dispositivos conectados ao mesmo tempo.
O 5G pode operar em diferentes frequências, mais altas do que as utilizadas hoje em dia, o que ajuda a explicar sua velocidade. Porém, ao mesmo tempo, como a frequência é elevada, o alcance diminui, o que significa que a infraestrutura deverá ser preparada de maneira especial.
De qualquer forma, a conexão 5G abre caminho para um maior número de conexões ao mesmo tempo, de modo a evitar congestionamentos de sinal que já podem ser vistos em alguns lugares do mundo, principalmente em grandes centros metropolitanos.
Pessoa usando tablet

Segurança e infraestrutura pública

O impacto proporcionado por essa nova conexão será sentido em áreas bem diferentes da tecnologia propriamente dita. No quesito segurança, as prefeituras e órgãos públicos serão capazes de instalar câmeras de monitoramento de formas bem mais rápidas e baratas do que hoje em dia.
Em relação à infraestrutura, companhias de distribuição de energia elétrica poderão saber quando o fornecimento foi interrompido em algum ponto da cidade, como na iluminação pública, além de conseguir rastrear o uso de seus recursos remotamente e com maior eficiência.

Controle remoto de máquinas e dispositivos

O controle de máquinas e dispositivos de maneira remota tem como um de seus principais objetivos a segurança para o operador, o que o permitiu ser capaz de acessar lugares e regiões perigosas para sua saúde, como em ambientes de risco. Porém, isso ainda ocorre de maneira limitada.
Com a conexão 5G, técnicos com habilidades especializadas poderão operar máquinas e equipamentos pesados, bem como outros destinados a regiões de risco, de qualquer lugar do mundo, dada a confiabilidade da rede, o que promete mexer diretamente neste mercado.

Experimente hoje mesmo os serviços da Sumus por 30 dias sem pagar nada!

Cuidados com a saúde

A conexão 5G tem como uma de suas características o URLLC (Ultra-Reliable Low-Latency Communication, ou comunicação de alta confiabilidade e baixa latência), que consiste em serviços que demandam dispositivos de alta sensibilidade, como automação industrial e direção autônoma de automóveis.
O universo da saúde pode se beneficiar disso com alternativas como telemedicina, terapias com realidade aumentada e até mesmo cirurgias remotas, o que pode revolucionar fantasticamente o setor.
Hospitais poderão criar redes de sensores para monitorar pacientes e médicos serão capazes de prescrever comprimidos inteligentes (com sensores em seu interior) para acompanhar a saúde das pessoas, o que ajuda a entender quão amplas são as possibilidades.

Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas já é uma realidade, embora tenha espaço de sobra para crescer e se desenvolver, o que estará diretamente relacionado com o desenvolvimento da conexão 5G.
Com a alta velocidade e baixa latência do 5G, sensores e dispositivos inteligentes se comunicarão com mais confiabilidade. Além disso, a tecnologia mMTC (massive Machine-Type Communications ou comunicações massivas de tipo de máquina) permitirão a conexão de bilhões de dispositivos sem congestionamento da rede.

Conexão 5G: uma tecnologia com potencial absurdo

O desenvolvimento da internet mudou a forma com a qual a sociedade se relaciona com o mundo, ao passo que as evoluções seguintes melhoraram a forma com a qual isso ocorria. Com o 5G, bilhões de novas possibilidades se abrem.
Operar uma máquina do outro lado do mundo ou ter uma cirurgia sendo realizada por um cirurgião que não está no mesmo local que o paciente pode parecer até uma insanidade nos dias de hoje, mas tudo isso pode se tornar real em menos tempo do que poderíamos imaginar.
O que nos resta é esperar pelo desenvolvimento da conexão 5G e das possibilidades fantásticas que ela pode trazer, o que impactará desde a consultoria em telecom até a área da saúde e a conectividade entre dispositivos. Certamente, a sociedade tem muito a ganhar com isso.

Autor:

O que procura?

NEWSLETTER