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O que são serviços de telecom? Entenda como funcionam, benefícios e como utilizá-los a seu favor

Última atualização: 23/07/2024 21:39:35

Funcionária sorridente com fone de ouvido e microfone, atendendo clientes e fazendo serviços de telecom em escritório moderno,

Serviços de telecom são soluções que facilitam a comunicação a distância, abrangendo telefonia, internet, TV por assinatura e transmissão de dados, conectando pessoas e empresas de maneira eficiente e contínua. Saiba mais!

Você sabe o que são serviços de telecom? Pode ser que não tenha a resposta na ponta da língua, mas certamente já utilizou algum ou vários deles ao longo de sua vida – e se está lendo este conteúdo, está usando agora, inclusive!

Conhecer o que são esses serviços é interessante para tirar suas dúvidas até mesmo na vida pessoal. Mas quando olhamos para eles no âmbito corporativo, sua importância é tão grande que pode ser responsável por uma grande economia ao mesmo tempo em que entrega mais produtividade para os colaboradores.

Continue a leitura para aprender tudo o que precisa saber sobre o tema e otimizar as escolhas feitas em sua empresa!

O que são serviços de telecom?

Serviços de telecom são os serviços de telecomunicações, ou seja, de comunicação à distância. Entre eles, temos telefonia fixa, telefonia móvel (planos pré-pagos, controle ou pós-pagos), internet por banda larga e televisão por assinatura.

Foi por isso que, no começo do conteúdo, comentamos que você estaria utilizando um serviço de telecom agora, enquanto lê este conteúdo, que está sendo acessado por meio de sua internet fixa ou móvel.

A internet é um dos que mais possuem penetração no mercado brasileiro. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação 2022 (Pnad), divulgada pelo IBGE, mostram que o uso da internet chegou a 87,2% da população brasileira em 2022.

Este crescimento significativo mostra como a internet está se tornando cada vez mais importante no dia a dia dos brasileiros, graças à expansão das redes de fibra óptica e ao maior acesso a dispositivos conectados.

Leia também: O que é RFP? Saiba como criar uma Solicitação de Proposta em Telecom

O que faz uma empresa de telecomunicações?

Depois de entender o que são os serviços de telecom, fica mais claro entender o que essas empresas fazem, mas vale passar sobre os principais pontos neste tópico.

Quando se pensa sobre o que faz uma empresa de telecomunicações, as principais atividades são as seguintes:

  • Criação da infraestrutura da rede;
  • Fornecimento de serviços de comunicação, como rede celular, TV por assinatura e linhas de telefonia fixa, entre outros;
  • Oferecimento de suporte técnico para o perfeito funcionamento dos serviços.

 

É o trabalho das empresas de telecomunicações que permite o uso desses serviços tão importantes, especialmente em uma era tão conectada quanto a que vivemos.

Tipos de sistemas de telecom

Entre os tipos de sistemas de telecom que existem atualmente, os mais importantes e utilizados são os seguintes:

Sistemas de telefonia fixa

Este é um sistema bastante antigo. Pouca gente sabe disso, mas as primeiras linhas telefônicas do Brasil foram instaladas em 1877, ligando o Palácio da Quinta da Boa Vista à residência dos ministros do imperador.

Um passo importante foi a privatização da telefonia brasileira, que aconteceu em 1998. Nesta época, havia apenas 17 milhões de linhas fixas e 4,6 milhões de celulares, o que mostra que a privatização foi muito importante para tornar as ofertas mais competitivas e permitir que mais pessoas acessem esta tecnologia.

Embora não seja o sistema mais moderno dos dias atuais, a telefonia fixa ainda é muito importante, especialmente quando se fala sobre empresas e outros estabelecimentos comerciais.

Sistema de redes móveis

As redes móveis chegaram ao Brasil no final da década de 1980 – mais precisamente em 1989, ano da implantação do primeiro sistema de celular do país, o que aconteceu no Rio de Janeiro.

Por sua proposta de mobilidade e conectividade onde se estiver, sem a necessidade de conexões físicas a uma linha telefônica, esta modalidade ganhou muito espaço no mercado e tende a ganhar cada vez mais.

VoIP

VoIP, que significa Voice over Internet Protocol, é uma tecnologia que possibilita realizar chamadas de voz através da internet de banda larga, substituindo a conexão analógica tradicional.

Com a tecnologia VoIP, é possível ter mais mobilidade, ativar a linha telefônica mais rapidamente e ter redução de custos em comparação com as linhas convencionais. É por isso que a tecnologia VoIP ajuda no trabalho remoto, por exemplo.

Sistemas híbridos

Há ainda os sistemas híbridos, utilizados em centrais telefônicas híbridas de PABX, por exemplo. Elas conseguem unir a telefonia analógica, digital e VoIP em um único equipamento, aproveitando os benefícios proporcionados por cada um deles.

Leia também: O que é software proprietário? Veja como funciona, prós e contras e exemplos na área de Telecom

Vantagens dos serviços de gestão de telecom

Com tantas tecnologias e serviços de telecomunicações, não é tão simples manter uma boa gestão de tudo isso. Logo, para permitir que a companhia extraia o máximo de benefícios de tudo isso, é válido contar com serviços de gestão de telecom.

Ao escolher o melhor sistema de gestão de telecom, a empresa terá os seguintes benefícios:

Redução de custos

Uma gestão de telecom profissional consegue identificar e eliminar gastos desnecessários, responsáveis por fazer com que a empresa gaste mais do que precisa.

Ao analisar e efetuar os possíveis ajustes, a companhia terá máxima eficiência em suas tecnologias de telecomunicação, tudo isso aliado ao menor custo possível para manter tudo isso em operação.

Eficiência operacional

Ao automatizar e centralizar as operações de telecom, a empresa pode aumentar sua eficiência operacional, sem precisar ficar analisando cada um dos sistemas de forma isolada e não integrada.

Isso, por consequência, ajuda a ter ainda mais eficiência no trabalho, tendo em vista que o tempo economizado pode ser investido em outras atividades que geram valor ao negócio.

Suporte técnico especializado

Quando se tem um suporte técnico especializado em relação aos serviços de telecom, a empresa sempre terá a quem recorrer caso tenha qualquer tipo de dúvida em relação aos sistemas de telecomunicações.

Suportes especializados auxiliam a sanar dúvidas com agilidade e eficiência, o que é importante para a agilidade tão necessária atualmente no mundo dos negócios.

Escalabilidade

Bons sistemas são escaláveis, ou seja, mesmo que os serviços de telecom sejam modificados com o passar do tempo, dada a contratação de um maior volume ou capacidade, eles ainda conseguem operar e monitorar tudo normalmente.

Análise de dados

A análise de dados é imprescindível para garantir que o que foi contratado realmente está sendo entregue. Além disso, caso se identifique um uso incompatível com o plano contratado (seja para mais ou para menos), é possível fazer os ajustes com base em dados.

Como os serviços de telecom podem ajudar sua empresa?

Empresas que estão em busca da terceirização de serviços de telecom precisam entender como isso pode ajudá-las.

Por mais que a tecnologia se desenvolva mais e mais a cada dia que passa, a comunicação via telefone ainda se mostra como uma das mais eficientes, já que é possível entrar em contato imediatamente com pessoas de todo o mundo.

Justamente por isso, esse tipo de comunicação demanda um cuidado especial, que não é adotado por grande parte das empresas e, consequentemente, pode resultar em vários problemas, principalmente no que tange aos custos.

As despesas com telefonia são consideradas fixas, já que estão lá todos os meses, não importa se o consumo tiver sido maior ou menor. Deixar de olhar com mais atenção para esse item é um grande erro.

Existem alguns serviços de telefonia para empresas que podem ser utilizados de modo a melhorar muito a gestão telefônica, já que possibilitam um controle muito maior a respeito das linhas de telefonia. Alguns dos principais são os seguintes:

Tarifador telefônico

O tarifador telefônico é um dos principais serviços de telecom, que pode ser usado por empresas de vários portes e segmentos para que a telefonia seja gerida com total eficiência.

Com os tarifadores telefônicos, é possível acompanhar em tempo real todas as despesas com telefonia da empresa, seja de linhas fixas, móveis ou de PABX, para saber onde se gasta mais e por que isso acontece.

Esse serviço é ótimo para identificar quando um setor gasta mais do que deveria e, por consequência, impacta em custos maiores na tarifa de telefonia por extrapolar os planos que foram contratados.

Da mesma forma, ele também ajuda a saber os setores que gastam menos minutos do que os que foram contratados junto à operadora de telefonia. Assim, os planos podem ser ajustados para opções mais básicas e mais baratas.

Gerenciamento de telefones móveis (MDM, ou Mobile Device Management)

Quando se trata dos celulares corporativos, não é apenas com as linhas telefônicas que as empresas precisam se preocupar, mas sim o próprio aparelho, embora esse não seja um raciocínio tão difundido.

É simples de entender: além das ligações, o aparelho pode ser usado para acessar o banco de dados da empresa, informações sobre os clientes ou quaisquer outros dados sigilosos, que não podem cair em mãos erradas.

Além disso, é possível que os colaboradores queiram utilizar o celular para uso pessoal, o que pode se converter em um problema de produtividade muito sério.

Por isso, entre os serviços de telecom mais importantes para as empresas se destaca o gerenciamento de telefones móveis, também conhecido como MDM (Mobile Device Management).

Com um conjunto de soluções de MDM, é possível controlar e gerenciar dispositivos móveis, como smartphones, tablets e notebooks. Assim, a empresa passa a ter muito mais controle sobre seus dispositivos.

Com isso, além de garantir que eles sejam usados apenas para fins corporativos, ainda é possível trazer mais segurança da informação a cada dispositivo e maior produtividade aos colaboradores.

Consultoria telefônica

Existem vários serviços de telecom além dos que foram citados aqui. Cada um deles possui suas próprias características e pode ser mais adequado para o que as empresas precisam.

Porém, nem sempre essas empresas sabem quais são os melhores serviços para suas necessidades. Nesses casos, a consultoria telefônica se mostra como a melhor alternativa.

Empresas de consultoria telefônica visam otimizar o setor telefônico dos clientes para obter os melhores serviços pelo melhor preço.

Tal atividade tem como objetivo analisar minuciosamente o uso dos recursos de telecom e, com base nesses dados, propor o que pode ser feito para otimizar os custos, o que pode passar pela mudança de planos junto às operadoras ou mesmo pela contestação de faturas, por exemplo.

Aproveite os benefícios dos serviços de telecom da Sumus!

Saber ccomo reduzir custos na empresa é uma das maiores preocupações da atualidade, já que não se pode investir em algo que não trará um retorno vantajoso para a empresa, e os serviços de telecomunicação podem fazer toda a diferença.

A Sumus é uma empresa com mais de 37 anos de experiência em gestão de telecom e oferece todos os serviços que foram citados aqui, capazes de levar o setor de telecomunicações de sua empresa a outro patamar.

Se você quer ter os melhores e mais econômicos serviços de telecom em seu negócio, conte com a gestão de telecom da Sumus e colha rapidamente os benefícios dessa nova era de tecnologia, conectividade e segurança em sua empresa.

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Autor:

Diretor de marketing da Sumus, Bruno Chagas, vestindo roupa social, de braços cruzados e sorrindo.

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