Empresas de Consultoria Telefônica: Quando Você Vai Precisar de Uma?

Você pode achar que a telefonia da sua empresa está em ordem, mas quando será que é necessário procurar pelo auxílio de uma consultoria especializada?

A telefonia é um dos setores de uma empresa que, infelizmente, menos recebe atenção por parte dos gestores, já que eles quase sempre pensam que tudo está perfeito e nada precisa ser modificado, mas isso não é verdade.
Por se configurar como uma despesa fixa para a sua empresa, a telefonia deve ser analisada com muito cuidado e atenção, de modo que se descubra se alguma coisa está fora do controle ou pode ser modificada para, assim, resultar em economia.
Esse trabalho, porém, não pode ser feito sozinho: é fundamental que se busque por empresas de consultoria telefônica, que sejam profissionais nesse segmento e saibam exatamente como ajudar a cada empresa.
Ainda assim, a grande questão permanece: quando é o momento ideal para procurar por essas empresas? Será que é preciso esperar mais, ou é importante já começar agora?
Depois de entendermos mais sobre o assunto e descobrirmos algumas informações importantes, então ficará muito mais simples saber quando contratar e quais são os resultados esperados através das ações que serão feitas.

O Que Fazem as Empresas de Consultoria Telefônica?

Muitas pessoas perguntam qual o objetivo da consultoria em telecomunicações. Essa não é uma pergunta descabida, já que muitas pessoas realmente não sabem para que serve esse serviço, que não recebe tantos holofotes quanto deveria.
consultoria-telefônicaPois bem, as empresas de consultoria telefônica prestam serviços cuja finalidade principal é apenas uma: otimizar o setor telefônico de seus clientes, seja da forma que for, para que seja possível obter os melhores serviços pelo menor preço.
É uma realidade muito mais comum do que pode parecer que uma empresa inicie a prestação de seus serviços e, então, contrate um plano de telefonia, com características que sejam capazes de suprir suas necessidades no momento.
Porém, com o passar do tempo, essas necessidades mudam. São mais clientes, mais fornecedores e, consequentemente, existe a necessidade de fazer mais ligações. Porém, o plano telefônico ainda é o mesmo de anos atrás.
O resultado disso é que os pacotes contratados quase sempre são excedidos, ou seja, o valor da fatura sempre vem muito mais alto do que o que havia sido acordado no princípio.
O oposto também se aplica: a empresa precisa de um pacote bem grande, com muitos milhares de minutos, mas a comunicação via telefone deixa de ser tão usada assim, embora o serviço ainda esteja sendo integralmente pago.
Essas são algumas realidades muito comuns, e é isso o que as empresas de consultoria telefônica fazem. Porém, seus serviços também abrangem outras necessidades dos clientes.
Contratar uma consultoria em telecomunicações também é uma ótima escolha para empresas que estejam satisfeitas com o pacote contratado junto à empresa de telefonia, mas que queiram se assegurar de que o valor cobrado esteja correto.
Também devido à desinformação que as pessoas têm em relação ao assunto, pode acontecer de as faturas de telefonia estarem erradas, seja pela cobrança de valores mais altos ou pela contagem de mais minutos do que os que realmente foram usados.
Isso não pode ser descoberto sozinho, é claro, e o auxílio das empresas de consultoria se mostra determinante e pode resultar em uma economia considerável já a curto prazo e ainda mais significativa a médio e longo prazo.

Como Uma Empresa de Consultoria Telefônica Presta Seus Serviços?

O que já foi dito até agora já deixa claro porque você precisa gastar mais tempo aprendendo sobre gestão de contas, mas a parte que compete apenas a essas empresas é super importante.
Basicamente, esse trabalho consiste do uso de sistemas de tarifação telefônica, cuja finalidade é analisar toda a parte de telefonia da empresa e saber quanto efetivamente é gasto por mês.
Com esse software, as empresas de consultoria conseguem monitorar cada ligação e cada linha da empresa, não apenas as de telefonia fixa, mas também as linhas móveis, para que haja um controle completo de toda a telefonia.
Depois de uma análise bem minuciosa, será possível chegar à conclusão de que o pacote contratado junto à empresa de telefonia é a melhor opção ou não, bem como contestar eventuais valores que sejam cobrados indevidamente.
Também será possível saber se algum colaborador usa o telefone corporativo demasiadamente, o que pode resultar em um custo muito mais alto. Para consertar essa situação, podem ser lançadas campanhas de conscientização em toda a empresa.
consultoria-telefonica

Quando é o Momento Ideal Para Contratar Empresas de Consultoria Telefônica?

Um grande erro que muitas empresas cometem é correr atrás de uma solução apenas quando se deparam com problemas na gestão de telefonia. Isso não está correto, já que o problema já pode estar presente sem que ela tenha se dado conta.
Além de as empresas de consultoria telefônica utilizarem um software de tarifação bem completo e avançado, seu conhecimento de caso também é muito importante para detectar irregularidades e eventuais erros que já estejam acontecendo.
Logo, mesmo quando tudo parece estar dentro dos conformes, pode ser que isso não seja verdade, e quanto antes o problema for combatido, melhor.
Por isso, o ideal é que todas as empresas procurem por serviços de consultoria especializados o quanto antes. Afinal de contas, como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar.
Mesmo se não houver nenhuma cobrança irregular, o auxílio prestado pelas empresas de consultoria pode ajudar a escolher um pacote melhor com as operadoras de telefonia ou até mesmo procurar os serviços de outra operadora.
Existem muitas empresas que atuam no ramo atualmente e é preciso escolher com sabedoria, para que os resultados de suas ações sejam realmente satisfatórios. Assim, o investimento será muito vantajoso.
Saber quanto custa uma consultoria em telecom é uma grande preocupação por parte das empresas, mas mais do que isso, é necessário escolher uma empresa especializada, cujos serviços apresentem o melhor custo-benefício possível.
Dessa forma, ao não olhar apenas para o custo final, mas sim para os benefícios que serão obtidos, a escolha será muito mais assertiva e trará resultados reais, tangíveis e extremamente satisfatórios.
Portanto, entre todas as empresas de consultoria do mercado, escolha aquelas que pode lhe atender com uma gestão de telecom econômica, escalável e de alta qualidade. Assim, todas as expectativas da sua empresa serão superadas!

Autor:

O que procura?

NEWSLETTER