Controle de custos em cloud: tudo o que você precisa saber

controle de custos de cloud

O sistema cloud é uma tecnologia que oferece muita praticidade, segurança e economia para a empresa, porém a organização também precisa fazer a sua parte para que os benefícios possam ser usufruídos ao máximo, principalmente fazendo o seu controle de custos em cloud.

Neste conteúdo, abordaremos 4 coisas que você precisa saber sobre controle de custos de cloud, para você poder usufruir ao máximo dessa tecnologia com relação à redução de gastos em sua organização. 

 

O que é o controle de custos de cloud?

Essa é uma estratégia que otimiza os recursos em cloud computing para que a organização possa fazer uma melhor utilização dessa tecnologia, fazendo com que os seus gastos monetários sejam reduzidos, porém, sem afetar a sua produtividade.

O cloud computing, por si só, já é um recurso que resulta em uma redução de gastos para a organização, visto que não será necessário ter gastos com servidores ou armazenamento físico para os dados.

Entretanto, algo que muitas pessoas se esquecem é de que os serviços em nuvem são tarifados pelo seu consumo. Na prática, seu negócio poderá gastar com recursos que não precisam estar nesse armazenamento, pois não são utilizados.

Por isso, é interessante que as organizações continuem buscando maneiras de reduzirem os custos na tecnologia cloud e, assim, terem uma gestão que seja realmente econômica e eficiente.

 

Leia também: 

 

Por que é importante controlar os custos de cloud?

É importante que você pense na redução de custos na organização não apenas como algo emergencial. Esse cuidado não deve surgir como a resolução de um problema, mas algo que já fique enraizado na organização para evitar com que situações desagradáveis ocorram.

Quando se reduz gastos de custos em cloud, você dará para a empresa mais recursos que podem ser reinvestidos em outros setores da organização que precisem passar por uma inovação.

Por consequência, o seu negócio se organizará e se modernizará internamente, o que reflete positivamente nos produtos e serviços ofertados pela sua organização, que também melhorarão em questão de qualidade e eficiência.

Outra vantagem interessante de controlar custos de cloud é que você aprenderá mais sobre essa tecnologia e como o setor a utiliza. Você entenderá quais são as melhores estratégias relacionadas à computação em nuvem que darão um melhor retorno. 

Quer se inspirar para ter uma gestão de alta qualidade? Baixe gratuitamente nosso e-book em que mostramos alguns cases de sucesso no setor de Telecom:

conversar-com-operadora

 

Como controlar os custos de cloud?

Agora que você entendeu o que é o controle de custos de cloud e qual a importância de tomar esse cuidado com a sua utilização, está na hora de entender, na prática, como gastar menos e utilizar mais dessa tecnologia. Confira abaixo:

 

1- Faça uma política de uso e segurança em TI

É importante que seus colaboradores sejam bem instruídos de como utilizar corretamente esse serviço, o que ajudará a ter um controle de custos natural. Além disso, também auxilia na padronização do seu uso.

Ao mesmo tempo, ter uma política de segurança faz com que o serviço se mantenha mais seguro, pois você saberá exatamente quem são as pessoas autorizadas a acessar certos dados.

 

2- Tenha uma visibilidade do uso da nuvem

É muito importante que o gestor, bem como sua equipe, saiba como o serviço de nuvem está sendo utilizado. Dessa maneira, é possível julgar se a tecnologia está sendo bem usada ou se realmente é preciso fazer reduções.

Ao mesmo tempo, ter esse olhar mais aprofundado no cloud computing permite com que você já saiba exatamente o que está causando o excesso de gastos com a tecnologia, agilizando o seu ajuste. 

 

3- Faça planejamentos e análises da infraestrutura

Tenha em mente que é importante que a organização faça um planejamento sobre a implementação e utilização diária da computação em nuvem. Caso isso não seja feito apropriadamente, a redução de custos pode não ocorrer do modo como você espera.

Busque fazer um mapeamento de como a sua empresa está utilizando os recursos atuais, independentemente de você já usar um serviço em nuvem ou não. Depois, faça uma previsão de demanda, para você poder contratar um serviço em nuvem que seja compatível com as necessidades da sua organização.

Deste modo, você conseguirá evitar gastos sobressalentes, contratando um serviço de armazenamento muito maior do que o necessário nesse momento. Além disso, mesmo que o volume de dados aumente, você poderá fazer essa expansão facilmente.

 

Agora você pode economizar de verdade com o cloud computing!

E então? Conseguiu entender tudo o que você precisa saber sobre custos de cloud? Agora, você poderá utilizar esse serviço com mais sabedoria, alcançando uma grande redução de custos em sua organização e tendo uma verdadeira gestão de alta performance.

Com a Sumus Concept, você não apenas consegue redução de custos em seu sistema de cloud computing, como também em outros setores da organização, como telecom. Saiba mais sobre essa e outras tecnologias importantes para redução de custos, baixando nosso ebook gratuito:

Autor:

O que procura?

NEWSLETTER