WhatsApp
Pesquisar
Close this search box.

O que é SAP? Entenda como funciona o sistema de gestão integrada e os benefícios dessa tecnologia

Interface futurista com formas hexagonais e ícones digitais representando tecnologia e gestão de dados SAP.

SAP é um software que integra diversos processos da empresa em um único sistema, proporcionando uma visão completa das operações e facilitando a tomada de decisões. Ele é considerado o líder global em software de planejamento de recursos empresariais (ERP). Saiba mais!

Você já ouviu falar em SAP? Esse software ajuda empresas de todos os portes a gerenciar seus negócios de forma eficiente e integrada. A integração de processos e a eficiência operacional são fatores primordiais para uma empresa de sucesso, que podem ser facilitados por um sistema de gestão integrada capaz de organizar e administrar todos os aspectos operacionais. 

Com a disponibilização de dados em tempo real, também é possível melhorar a comunicação e a colaboração entre funcionários. A melhor organização interna acaba refletindo na experiência do cliente, aumentando as chances de fidelização. E é nesse contexto de busca constante de otimização que surgem duas siglas importantes para quem se interessa por sistemas de gestão: ERP e SAP. 

Neste artigo, exploraremos seus significados e relevância na efetividade de processos em empresas. Boa leitura!

O que é o sistema SAP?

A sigla SAP, originada da empresa alemã Systemanalysis Programmentwicklung, significa Desenvolvimento de Programas para Análise de Sistemas em português. Essa empresa é a responsável pela criação do software de gestão empresarial SAP.

O SAP é um centralizador de gerenciamento de dados capaz de fornecer uma visão precisa de negócio. Ele auxilia gestores em processos complexos e oferece insights em tempo real para diferentes departamentos que aprimoram o fluxo de trabalho dos colaboradores.

Leia também: 10 termos do mercado de gestão que todos deveriam saber

O que é um software ERP?

A sigla vem de Enterprise Resource Planning, que significa Planejamento de Recursos Empresariais. É um termo genérico para se referir a um tipo de software de gestão empresarial que integra distintas áreas, como recursos humanos, manufatura, cadeia de suprimentos e estoques, em um único lugar. O sistema SAP é o exemplo mais famoso de um software tipo ERP.

Como funciona o sistema SAP?

O sistema é adaptável conforme as necessidades de cada empresa, cliente ou área de atuação, e esse é seu principal diferencial. 

O SAP funciona por meio de módulos que podem ser arranjados no momento de sua implementação, podendo se adaptar conforme a evolução do negócio, mas sempre cumprindo sua função central: a integração de processos para fornecer informações instantâneas provenientes de uma única fonte.

Para desempenhar esse papel, a tecnologia SAP funciona por três camadas:

  • Front-end: responsável por passar dados em tela para os colaboradores;
  • Application: visa processar operações;
  • Database: armazena os dados e operações processadas.

Leia também: 20 termos de TI que todo profissional da área precisa saber

Principais módulos do sistema SAP

O uso do SAP é definido pelos módulos, projetados com foco em uma área funcional específica da empresa. Sendo os principais: 

Finanças Accounting (FI) 

É responsável por rastrear todos os dados financeiros da organização, sendo possível configurar a contabilidade de forma global, listar contas a pagar e a receber, entre outras funções.

Controlling (CO) 

Otimiza e monitora todos os processos da empresa. Através dele, é possível analisar os números da empresa e fazer comparações com o que foi previamente planejado.

Production Planning (PP) 

O PP facilita a tarefa de planejar e gerenciar etapas de produção, contribuindo para o planejamento de outras operações.

Logistics Execution (LE) 

O LE mapeia a logística da empresa, principalmente a entrada e saída de mercadorias.

Sales and Distribution (SD) 

Sales and Distribution (SD) é o módulo mais importante do SAP, responsável por acompanhar a jornada do cliente através do seu suporte de venda e distribuição.

Materials Management (MM) 

Gerencia os materiais necessários para as operações da empresa, incluindo funções relacionadas à gestão de estoque, registro de notas fiscais, entre outras.

Quality Management (QM) 

O Quality Management (QM) tem a missão de realizar a gestão de qualidade, da matéria-prima até a pós-produção.

Human Capital Management (HCM) 

Por último, o Human Capital Management (HCM) atende o departamento de Recursos Humanos. Nele, estão as informações dos colaboradores, envolvendo questões de contratação, promoção, folha de pagamento e horas extras.

Leia também: 5 erros de gestão empresarial que você não pode cometer na sua empresa

Vantagens do sistema SAP para as empresas

Conheça os principais benefícios da implementação do sistema SAP nas empresas:

  • Melhora na comunicação empresarial: todos os departamentos possuem a mesma fonte de informação;
  • Usabilidade intuitiva e simples: interface é acessível mesmo para quem não possui conhecimentos técnicos em softwares;
  • Potencialização da competitividade: a eficiência operacional permite que as empresas tenham agilidade na tratativa com fornecedores e clientes;
  • Agilidade: os módulos permitem a adaptação rápida a mudanças no ambiente de negócios;
  • Escalabilidade para crescimento sustentável: o sistema possui alcance para crescer com a empresa, atendendo às suas necessidades em diferentes estágios;
  • Gestão de dados: a tomada de decisões informadas é facilitada pelo acesso e a análise de dados;
  • Inteligência estratégica para decisões embasadas: a centralidade de dados permite insights valiosos para orientar estratégias empresariais. 

Como implementar o sistema SAP?

A implementação requer a compreensão das necessidades da empresa para definir quais módulos serão incluídos. Esse planejamento deve ser realizado por uma equipe especializada em processos organizacionais, responsáveis por traduzir as especificidades da organização para os especialistas de TI que irão fazer as instalações.

Após a implementação, é necessário que a equipe de TI da empresa apresente as funcionalidades do SAP no trabalho de cada departamento e treine os funcionários para garantir o funcionamento e evitar erros durante as operações. 

Além disso, a equipe de tecnologia deve se atentar a boas práticas para facilitar o processo, como verificar prazos e áreas afetadas, revisar políticas de segurança e estabelecer regras de controle.

Como fazer o controle de ponto dos funcionários no sistema SAP?

Através do HR (Recursos Humanos), é possível controlar o ponto dos funcionários e registrar e monitorar o tempo de trabalho. A centralização do conhecimento SAP permite também gerenciar folgas, férias e demais atividades relacionadas à gestão de pessoas.

Empresas que o sistema SAP pode ser implementado

Os benefícios do sistema SAP são amplos e adaptáveis, permitindo sua implementação em uma grande variedade de setores, seja qual for o tamanho. A modulação da tecnologia SAP permite seu uso na indústria, no varejo, tecnologia, informação, produtos financeiros e até mesmo em empresas de saúde e educação. 

Apesar de oferecer muitos benefícios, o sistema SAP possui custos substanciais associados à sua implementação e manutenção. 

Conheça a SUMUS!

A Sumus soluciona os seus desafios de gestão integrada com os melhores softwares de gestão de TI e Telecom.

Com mais de 35 anos de experiência, nossa empresa oferece soluções tecnológicas para otimizar a gestão de custos da sua empresa. Pioneira em TEM (Telecom Expenses Management), a Sumus se destaca na redução de custos e otimização de processos, oferecendo soluções inovadoras para empresas de todos os portes.

Agende um trial gratuito no nosso site e descubra como podemos te ajudar!

Autor:

NEWSLETTER

[contact-form-7 id=”5646″ title=”Form News Sidebar” html_name=”/news-blog-form/”]

Entenda como a Sumus pode gerir os custos e reduzir as despesas seu negócio: