Descubra as 5 tendências em telecom para 2022

tendência em telecom

Conforme os anos passam, os gestores precisam ficar atentos às novidades e tendências em telecom, para que as suas empresas não fiquem para trás e possam aproveitar os benefícios que o futuro oferece.

Pensando nisso, listamos 5 tendências na área de telecom que você deve ficar de olho nesse e nos próximos anos, pois podem trazer muita inovação para o setor de telecomunicações.

Confira!

 

1- 5G

O 5G é uma tecnologia que já é falada há algum tempo, porém, a previsão é de que nesse ano a novidade já seja implementada nas capitais brasileiras, de acordo com Marcos Ferrari, presidente executivo da Conexis Brasil Digital em entrevista à CNN.

É interessante que as organizações já estudem maneiras de como implementar a tecnologia 5G em seus negócios, pois ela oferecerá muitos benefícios para o dia a dia da organização, sobretudo no envio e recebimento de dados.

Por meio dele, é possível que a população e organização tenham mais facilidade de acesso a outras tecnologias modernas, como a de reconhecimento facial e inteligência artificial, que acabam não sendo suportadas ou funcionando corretamente em conexões 3G e 4G.

Outro ponto interessante é que o 5G é uma conexão que apresenta baixa latência e consumo, permitindo a conexão de mais de 100 dispositivos por metro quadrado, sendo mais fácil monitorar o uso dos seus usuários na linha corporativa.

 

Leia também:

 

2- Criptomoedas

Outra tecnologia que já vem sendo falada há algum tempo, mas que está cada vez mais ganhando mais espaço são as criptomoedas, moedas digitais que podem ser centralizadas ou descentralizadas e que se utilizam de criptografia para garantir a segurança da transação.

O valor dessas criptomoedas pode ser convertido para outras moedas que já conhecemos, como real ou euro e, por isso, podem ser utilizadas como moeda de troca e venda/compra de produtos e serviços.

Essa tecnologia pode ser utilizada dentro da área de telecom para fazer pagamentos e compras, porém de maneira mais tecnológica e segura para todos os envolvidos na transação.

A GoldConnect foi o primeiro negócio da América Latina a investir nas criptomoedas como meio de pagamento. Essa escolha foi feita na intenção de atrair novos clientes que queiram usufruir dos serviços da organização utilizando este tipo de moeda.

E você sabia que a inovação pode trazer lucratividade para o seu negócio? Descubra como uma plataforma de gestão de custos pode aumentar consideravelmente os lucros da sua organização. Confira!

 

3- Metaverso

Apesar de ainda não existir uma data em que ele possa ser implementado de fato, o metaverso é uma inovação que deve ser acompanhada de perto pelas empresas, inclusive o setor de telecomunicações.

De maneira prática, ele seria um universo virtual em que nós somos o nosso próprio personagem, fazendo ações reais dentro desse ambiente, como fazer reuniões de trabalho, fazer compras ou encontrar seus amigos virtualmente.

Algo interessante sobre o metaverso é que ele poderá ser utilizado no meio empresarial. Como falamos, reuniões poderão ser feitas dentro do metaverso, o que é ótimo para organizações que tenham equipes remotas.

Além disso, a gestão também poderá adquirir patrimônios digitais, que poderá agregar valor para a organização e atrair mais investimentos para o setor de telecom se desenvolver e se adaptar a essa nova realidade.

 

4- Internet das coisas

Assim como o metaverso, a internet das coisas também tem o papel de unir elementos reais com os digitais, porém já é algo que está em aplicação nos dias atuais. De maneira prática, ela permite com que diversas tecnologias conversem entre si.

Na área de telecom, a internet das coisas é algo muito útil, pois é uma maneira de encontrar novas formas de agregar valor em seus serviços para o consumidor, como oferecer um suporte de maior qualidade e soluções mais efetivas.

 

5- Análise de dados

Cada vez mais as organizações precisam aprender a gerir melhor os seus dados para entenderem melhor sobre o seu próprio negócio e o público com o qual trabalham. Por isso, é importante que essas informações sejam analisadas corretamente.

A análise de dados permite com que a organização saiba e até mesmo antecipe problemas na instituição, como gastos excessivos em alguma atividade ou mudanças no mercado que podem afetar a área de telecom de alguma maneira.

 

2022 é o ano da inovação nas tendências em telecom!

Dessa maneira, entendendo quais são as principais tendências em telecom para 2022, você poderá começar a se planejar para, já este ano, deixar a sua empresa mais moderna e alinhada com as necessidades do mercado.

Uma tecnologia que você pode investir a partir de agora são as plataformas de gestão de custos de qualquer segmento, inclusive telecom. Mas você sabe quais são as diferenças entre os sistemas convencional e tecnológico? Descubra baixando gratuitamente nosso e-book:

sistema tecnologico

Autor:

O que procura?

NEWSLETTER



    fbpx