Big Data: 4 fatos que você deve saber para aprimorar sua estratégia nos negócios

Hoje, com o avanço contínuo da tecnologia, muitas empresas têm usado o Big Data como estratégia.

A estratégia consiste em analisar uma quantidade significativa de dados, compará-los a outras informações do mercado e explorar cada alcance, para medir resultados.

Resultados estes que, uma vez bem analisados estrategicamente, podem servir de norte para transformar o plano de ação das empresas.

Conforme abordamos em nosso artigo anterior: Data Science e Big Data: como cada um deles impulsiona a lucratividade dos seus negócios, somente analisando informações de forma sistemática, é possível identificar aquelas que apresentam correlações.

E a partir disso, agir estrategicamente em determinadas situações e tomar decisões certeiras.

Devido ao grande potencial do Big Data, suas funcionalidades tornam-se ainda mais conhecidas, o número de corporações que utilizam a nova solução só aumenta substancialmente.

E assim como acontece a partir do surgimento de qualquer outra nova tecnologia, muitas pessoas passam a espalhar notícias falsas sobre o Big Data, por falta de conhecimento.

Por isso, sabendo da importância da tecnologia para facilitar o gerenciamento estratégico nas organizações, separamos algumas verdades sobre o Big Data, para que conheça mais sobre a tecnologia.

 

  • Os algoritmos não solucionam qualquer tipo de problema sozinhos

Embora os algoritmos possam revelar muitas informações preciosas, e para muitas empresas, extremamente valiosas, eles só representam algo, se alguém conseguir identificá-los.

Ou seja, a estratégia de Big Data necessita de um especialista, uma pessoa qualificada para compreender de que forma os algoritmos se apresentam.

Outro ponto que vale ressaltar é que para compreender os dados, através da estratégia de Big Data, é necessário utilizar perguntas assertivas.

Assim, a partir de direcionamentos inteligentes, o gestor consegue elaborar um plano bem estruturado, capaz de fortalecer as ações futuras da empresa.

 

  • Nem toda análise de dados é uma estratégia Big Data

Ao contrário dos dados geralmente estruturados e mensuráveis, obtidos a partir de indicadores de desempenho (KPIs), o Big Data está relacionado aos dados não-estruturados.

Ou seja, a estratégia Big Data vai mais além e analisa os dados mais complexos, desconexos e espalhados.

Se sua empresa possuiu grande volume de dados e variedades do mesmo utilizar Big Data pode trazer informações estratégicas sobre o seu negócio..

 

LEIA TAMBÉM  

Você sabe qual a importância do Big Data para as empresas? 

O que é Big Data? Saiba como utilizá-lo a favor da sua empresa

Big Data e Analytics: descubra qual o melhor para o seu negócio

 

  • Não existe um tempo específico para utilizar uma estratégia de Big Data

Diante das modificações contínuas do mercado, afirmar que é tarde demais ou até mesmo cedo para elaborar um plano a partir do Big Data, é precipitado.  

Isso porque em qualquer período, aprimorar a elaboração do planejamento estratégico é sempre bastante recomendado, principalmente em momentos de crise.

Uma vez que a tecnologia ocupa todos os espaços, utilizar o Big Data será imprescindível para grande parte dos segmentos do mercado ao passar dos anos.

 

  • Implementar o Big Data não é um processo complexo 

Uma vez que a tecnologia só poderá ser implementada por especialistas, o processo não será complexo.

Se a sua empresa não possui um time de profissionais especializados na área, também não é desculpa para não implementar.

Hoje, com a tecnologia ganhando força, o número de consultorias externas só cresce e ajudam as empresas nas mais diversas situações.

Por isso, para implementar o Big Data na sua organização, o auxílio de consultores especializados é fundamental.

São eles que podem direcionar, de forma clara, quais são as necessidades do negócio que podem ser solucionadas através do Big Data.

Além disso, só profissionais especializados podem indicar quais são as ferramentas tecnológicas mais recomendadas para o segmento da empresa.

Em suma, os consultores são capazes de orientar todas as atividades necessárias para que o Big Data traga bons resultados.

Especialista no desenvolvimento de soluções tecnológicas para proporcionar redução de custos de telecomunicações nas empresas, a Sumus vem somando conquistas e ganhando espaço no mercado.

Se você quer saber um pouco mais sobre como usar tecnologias para aumentar a lucratividade, nossos consultores estão à sua disposição.

Aproveite para realizar uma demonstração gratuita das nossas soluções e descubra como gerenciar suas despesas corporativas com redução de custos em TI e Telecom:

Autor:

O que procura?

NEWSLETTER