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O que é autenticação de dois fatores (2FA)? Entenda como funciona, para que serve e como usar no celular corporativo

Última atualização: 17/07/2024 13:43:55

Pessoa usando autenticação de dois fatores em celular e laptop, com ícones de segurança exibidos nas telas dos dispositivos.

Autenticação de dois fatores (2FA) é um método de segurança que requer além da senha, uma segunda forma de verificação (como um código enviado por SMS ou gerado por um aplicativo) para acessar uma conta ou serviço. Saiba mais!

Você já ouviu falar de autenticação de dois fatores ou viu a sigla 2FA? É bem provável que sim e, mesmo que não conheça o conceito, também existe a chance de que já tenha implementado esta medida com algumas de suas contas empresariais ou pessoais.

De acordo com a Gitnux, o uso da autenticação de dois fatores aumentou 51% entre 2007 e 2021. A Adroit Market Research, por sua vez, diz que o mercado global de autenticação multifator deve atingir o valor de US$ 20,38 bilhões até 2025.

Continue a leitura para entender, na prática, o que é este conceito, quais são os benefícios de sua implementação para dispositivos corporativos e pessoais e como passar a utilizar esta medida de segurança adicional.

O que é autenticação de dois fatores (2FA)?

A autenticação em dois passos, também conhecida como autenticação de dois fatores (2FA ou Two Factor Authentication), é um procedimento de segurança que requer duas etapas de verificação antes de permitir o acesso a uma conta ou dispositivo. Sem essa autenticação, não é possível continuar com o acesso.

Esses dois fatores geralmente incluem algo que o usuário sabe (a senha de acesso) e algo que o usuário possui (um código enviado por SMS, uma validação em um aplicativo de autenticação ou um dispositivo físico, por exemplo).

Logo, quando a 2FA está habilitada, não basta apenas saber a senha ou apenas ter o meio de validação. É preciso que ambos meios sejam utilizados para liberar o acesso.

Há vários exemplos de aplicativos e serviços que usam autenticação de dois fatores. Entre tantos, um que merece destaque é a validação por reconhecimento facial que existe em aplicativos bancários: sem essa validação, muitas transações não podem ser realizadas.

Contas de e-mail, aplicativos de mensagens e redes sociais são outros dos vários exemplos de autenticação de dois fatores.

Leia também: O que é Ransomware? Veja tipos e dicas para proteger sua empresa contra essa ameaça cibernética

Como funciona e para que serve a autenticação de dois fatores?

O funcionamento é bem simples, embora seja muito eficiente:

Primeiro, o usuário insere a senha de acesso à plataforma (pode ser um cliente de e-mail, um aplicativo de CRM ou o acesso a um aplicativo bancário, por exemplo). Em seguida, a plataforma solicita uma segunda forma de verificação.

O usuário precisa fornecer esse segundo fator, seja ele um código por SMS ou um token gerado por um app de autenticação, entre outros, para proceder com o acesso. Se o segundo fator for informado corretamente, o acesso é liberado. Caso contrário, não é possível continuar.

O principal motivo da existência da autenticação de dois fatores é fornecer uma camada adicional de segurança da informação, evitando acessos não autorizados, mesmo que a senha seja comprometida.

Uma analogia do mundo real poderia ser o trinco instalado em algumas portas de casa, por exemplo. Mesmo que alguém encontre a chave da porta, se ninguém destrancar o trinco, o acesso não será liberado.

Vantagens de usar a autenticação de dois fatores no celular corporativo

Muitas são as vantagens da autenticação de dois fatores, como as seguintes:

  • Maior segurança: o fator de maior peso é a segurança adicional que existe com a autenticação multifator. Mesmo se a senha for comprometida, será muito mais difícil a existência de um acesso não autorizado.
  • Facilidade de uso: a implementação é simples e não costuma levar mais que alguns minutos até que seja concluída.
  • Proteção de dados sensíveis: considerando o alto valor que os dados possuem hoje, entendendo o grande valor que os dados possuem atualmente, ter um método adicional de segurança ajuda a manter sua proteção, o que pode ter sérias influências positivas para a reputação da companhia.
  • Mitigação de riscos de vazamento de dados: também de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, mitigar riscos de vazamento de dados é fundamental para evitar problemas, como processos jurídicos e a perda de credibilidade por parte do negócio.

Tipos comuns de 2FA

Há uma série de tipos de 2FA, mas os mais comuns são os seguintes:

  • SMS: códigos enviados por mensagem de texto.
  • Aplicativos de autenticação: aplicativos que geram códigos temporários. Exemplos são o Authy e o Google Authenticator.
  • Biometria: tanto por meio de impressões digitais quanto por reconhecimento facial.
  • E-mail: códigos enviados para o e-mail do usuário.
  • Chaves de segurança: códigos verificados em dispositivos físicos. Era bastante comum para acesso a serviços bancários, mas não é o mais comum dos métodos atualmente, dada a praticidade e agilidade dos dispositivos digitais.

Como usar a autenticação de dois fatores no celular corporativo?

Fazer bom uso do celular corporativo passa diretamente pelo uso da autenticação de dois fatores. Felizmente, a implementação é bem simples e pode ser feita hoje mesmo por sua empresa. É só seguir estes passos:

  • Entender quais aplicativos e softwares contarão com a autenticação de dois fatores: o primeiro passo é mapear o que pode contar com a implementação da autenticação de dois fatores.
  • Escolher o método de 2FA: depois, vem a escolha do melhor método de 2FA. O SMS e o e-mail são algumas das alternativas mais simples, mas também é possível recorrer aos outros meios apresentados anteriormente.
  • Configurar o dispositivo: depois da escolha, é hora de configurar o dispositivo para este tipo de validação, o que costuma ser bem simples. Basta seguir as orientações e direcionamentos dos próprios aplicativos e softwares.
  • Treinar os colaboradores: embora seja simples, vale apresentar aos colaboradores a implementação deste meio de segurança e reforçar constantemente sua importância. Inclusive, uma dica é estabelecer um prazo final para que todos tenham tais implementações em funcionamento.
  • Manter backups: vale orientar também sobre a manutenção de códigos de autenticação como backup caso se perca algum dispositivo ou algo do tipo. Esta é uma solução que permite acessar aplicativos e serviços mesmo em casos de celular corporativo roubado ou perdido, por exemplo.

Em quais contas devo habilitar a autenticação em duas etapas?

Idealmente, todos os softwares e aplicativos que permitem a autenticação em duas etapas devem contar com sua implementação. Afinal, a proteção adicional compensa muito o investimento em tempo e treinamento da equipe.

Em tempos em que a segurança da informação é tão importante, tudo que puder ser colocado em prática é uma iniciativa interessante.

Leia também: O que é EMM? Entenda como funciona o Enterprise Mobility Management e 8 passos para implementar

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  • Gerenciamento centralizado: você pode gerenciar todas as suas configurações de 2FA a partir de um console centralizado.
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Autor:

Diretor de marketing da Sumus, Bruno Chagas, vestindo roupa social, de braços cruzados e sorrindo.

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