Que tal você começar o seu 2022 com o pé direito, fazendo a sua empresa economizar em telecom e aumentar os seus lucros de maneira eficiente?
Com apenas alguns cuidados simples e mudanças em seu setor de telecom, a sua organização poderá economizar bastante e começar o próximo ano no azul, podendo investir em outras áreas ou até mesmo fazer a sua área de telecomunicações mais moderna e eficiente.
Veja neste conteúdo, 4 atitudes que estão fazendo o seu negócio literalmente perder dinheiro que devem ser mudadas a partir de agora para conseguir uma boa redução de custos neste setor:
1- Menosprezar os seus gastos com telecom
O primeiro deles é, justamente, não levar os seus gastos com telecom a sério. Isso acontece com muita frequência, pois os seus custos costumam ser menores que de outros setores da organização.
Porém, mesmo que sejam poucos, eles podem ser diminuídos ainda mais, caso seja feita uma análise mais profunda sobre os valores pagos em contas e contratos. Esse dinheiro desperdiçado poderia ser melhor utilizado pela empresa.
Pense que, apesar de ser representar um gasto pequeno no mês, ao somar o valor perdido em um ano, por exemplo, se tornará um montante bastante significativo para a sua organização, podendo até mesmo lhe assustar.
Se quiser ver esse valor na prática, multiplique quanto que economizou em um mês por 12 (após colocar nossas dicas em ação) e, assim, saberá quanto deixou de economizar em um ano (mas que ganhará agora).
Leia também:
- Descubra como o controle de inventário pode te ajudar a reduzir custos em telecom
- Tudo que você precisa saber sobre rateio de custos de telecom
- Aprenda a otimizar de forma prática o seu setor de telecom com a Sumus Concept
2- Ter uma gestão de telecom descentralizada
Outro ponto que muitos gestores erram é em ter uma gestão de telecom dividida em vários departamentos e pessoas. Uma organização desse tipo costuma apresentar falhas de comunicação.
É importante que as equipes tenham sua autonomia e individualidade, mas também é necessário que a conexão flua naturalmente em cada uma delas, para que a empresa consiga atuar em harmonia.
Por isso, o ideal é investir em um sistema de gestão de telecom que consiga fazer a união desse setor, para que todos tenham fácil acesso a dados e outras informações relevantes.
3- Não atualizar o seu inventário
Um dos principais pilares de uma gestão de telecom eficiente é um inventário atualizado. Muitos gestores até fazem esse controle, porém não da frequência ideal. É importante que ele esteja 100% renovado sempre, principalmente em relação à devolução dos ativos e documentos de entrega.
É por meio do inventário de telecom que o gestor se baseia para tomar decisões estratégicas para o setor e para o negócio em si. Entretanto, se ele é atualizado anualmente, por exemplo, você tomará decisões considerando o seu setor de telecomunicações desse período, e não em como ele está hoje.
Por isso, busque atualizar o seu inventário de telecom com uma frequência maior, para que ele realmente vire a sua base para direcionar o setor para o sucesso, fazendo melhores contratos e otimizando as tarefas internas.
Outra utilidade interessante do inventário de telecom é que ele permite fazer comparações entre o plano contratado pela sua organização e outras opções oferecidas pelo mercado, abrindo brechas para a renegociação dos mesmos.
4- Não renegociar seus contratos
A renegociação de contratos é algo que precisa ser sempre pensado se você quer ter um setor de telecom econômico. Isso porque, muitas vezes você pode contratar um plano que atendia às suas necessidades na época, mas hoje apresenta serviços que não são tão necessários assim.
Além disso, você também pode encontrar no mercado outras operadoras que apresentem planos melhores para a sua empresa e que, principalmente, oferecem um valor mais em conta.
Levando isso em conta, separe períodos específicos para analisar seus contratos de telecom, comparando-os com outras opções do mercado. Entre em contato com a operadora e veja se seria possível ter um reajuste no valor ou modificar os serviços oferecidos.
Também é importante considerar o período em que a sua organização é cliente dessa operadora, o que pode ser um ponto positivo na hora de pedir por descontos ou um valor menor nas faturas.
Pare de perder dinheiro agora mesmo!
Desta forma, entendendo quais são as quatro atitudes em sua gestão de telecom que estão lhe fazendo perder dinheiro, você poderá fazer mudanças nesse setor que farão a sua organização lucrar mais.
E por falar em lucro, você sabia que investir na plataforma de gestão de telecom Sumus Concept pode fazer com que você aumente os lucros do seu negócio em 20%? Saiba como é possível baixando o nosso e-book gratuitamente!