Como escolher a operadora de telefonia certa para a sua empresa?

Não dá para se ter um setor de  telecom  sem escolher uma operadora de telefonia, não é mesmo? 

Por isso, é muito importante escolher uma parceira certa, que poderá ajudar você a prestar um melhor serviço de atendimento aos seus clientes, além de auxiliar na comunicação interna.

Neste texto, vamos dar algumas dicas de como escolher a operadora de telefonia certa e, assim, aumentar a qualidade desse setor e serviço para a sua instituição, gerando diversos benefícios. 

Boa leitura!

 

Leve em conta a cobertura

O primeiro ponto que deve ser levado em conta é a cobertura da operadora, independentemente de ser um serviço de telefonia móvel ou de banda larga (ou os dois). Uma operadora com alta cobertura permitirá com que a sua empresa esteja acessível para mais pessoas.

Algumas empresas acabam optando por operadoras que investem em telefonia de última geração como o 4G ou até mesmo 5G. Entretanto, é preciso lembrar que ainda existem áreas do país que utilizam internet 2G por exemplo e, por conta disso, podem não conseguir ter contato com a sua empresa ou conferir os conteúdos publicados por ela.

Atualmente, a Anatel criou um aplicativo que permite pessoas e empresas consultarem a qualidade do serviço oferecido pelas operadoras. Dessa maneira, será mais fácil basear a sua escolha de operadora de telefonia para dados reais de qualidade que a instituição proporciona aos seus clientes.

Outra dica para saber quais as operadoras que atuam na região em que a sua empresa atua é pedindo essa informação diretamente com as instituições. Assim, você poderá descartar aquelas que não conseguirão atender o seu público.

 

Verifique as necessidades da empresa

Outro ponto que deve ser levado em conta são as necessidades da sua empresa. O que ela realmente precisa de uma operadora de telefonia e o que os seus clientes esperam que o seu serviço nessa área seja capaz de fazer?

Você recebe muitas ligações interurbanas? Então é interessante que a sua provedora de telefonia consiga atender essa demanda. Caso o seu negócio seja local, foque em operadoras que ofereçam um bom serviço dentro da sua região.

Investir demais em uma operadora sem necessidade também pode ser um erro, uma vez que você pode estar gastando dinheiro com serviços e tecnologias que não serão utilizadas tão cedo.

Por isso, o ideal é fazer uma análise de como está o setor de telefonia atualmente e se guiar pelas suas necessidades atuais ou de um futuro mais próximo. Dessa maneira, você conseguirá fazer um contrato benéfico.

 

Analise a qualidade do serviço

Como é a qualidade dos serviços prestados pela operadora de telefonia? 

Além de um bom alcance e atender às necessidades da sua empresa, ela também precisa ser eficiente nos serviços prestados.

Assim, você evitará problemas das ligações caírem no meio do atendimento, por exemplo ou, em casos mais graves, dos clientes não conseguirem entrar em contato com a sua empresa quando necessitarem.

Uma maneira simples e gratuita de verificar como está a qualidade das operadoras de telefonia é visualizando as reclamações coletadas pela Anatel. Dessa forma, você saberá se as empresas estão realmente cumprindo o que está sendo acordado com seus clientes.

Também é interessante pesquisar por outros sites de reclamações, já que muitos usuários utilizam essas plataformas para alertar pessoas e empresas sobre os problemas tidos com aquela operadora.

 

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Leve em consideração a telefonia móvel

A telefonia móvel corporativa também é importante, já que muitos clientes podem utilizar o número do WhatsApp ou celular para entrar em contato, ao mesmo tempo que os funcionários também podem fazer o mesmo.

Dessa maneira, invista em uma operadora que também tenha alternativas para a telefonia móvel. Assim como a telefonia fixa ou banda larga, ela também precisa ser de qualidade e ter uma boa cobertura.

De maneira geral, a tecnologia mobile tem sido a preferência dos usuários, seja para entrar em contato com empresas, acessar conteúdos, entre outras atividades que acabam sendo otimizadas com o uso do celular.

É importante que a sua empresa esteja atualizada e faça uso dessa novidade, tanto para se comunicar com seus clientes em potencial quanto para facilitar o acesso ao seu site por essa plataforma..

 

Faça uma análise de mercado

Outro ponto que deve ser avaliado ao escolher uma operadora de telefonia é fazer uma análise de mercado da empresa. Verifique em qual grupo ela pertence e o tipo de chamada que ela oferece aos seus clientes.

É importante passar um “pente fino”, uma vez que existem empresas de um mesmo grupo que oferecem descontos e até mesmo custo zero para tipo de chamadas diferentes, o que pode ser vantajoso para a sua instituição.

Caso você tenha uma empresa grande, com vários serviços oferecidos e diferentes localizações de clientes, é importante que a operadora de telefonia também acompanhe essa alta demanda, bem como ofereça um bom serviço nessas situações.

Você pode conversar com empreendedores do ramo ou similares que contrataram operadoras de telefonia para verificar se as empresas estão conseguindo suprir as suas necessidades.

 

Invista em um sistema de tarifação

Um tarifador eletrônico é um sistema que permite à empresa monitorar e coletar informações referentes ao serviço de telefonia da empresa, sendo elas fixas, móveis ou PABX.

Dessa maneira, ficará mais fácil entender quais são as reais necessidades da sua área de telefonia, conseguindo escolher de maneira mais sábia qual a operadora que suprirá melhor essas necessidades.

Você também poderá fazer uso dessa ferramenta para avaliar se a contratação da operadora realmente está surtindo efeitos positivos e, caso perceba que ela não está auxiliando o seu setor como deveria, poderá trocar por um plano ou empresa que consiga prover um melhor resultado.

 

E então, conseguiu entender como escolher a operadora de telefonia certa para a sua empresa? A área de telecom é muito importante para o desenvolvimento de uma instituição, por isso, deve ser escolhida a dedo.

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