De acordo com a IDC, mais de 50% das empresas aumentaram ou mantiveram o seu orçamento atual com telecom em 2020. Isso mostra a importância desse setor para garantir o sucesso e eficiência de um negócio.
Neste artigo, explicaremos mais sobre esse dado, além de mostrar algumas informações importantes sobre Telecom, como a importância desse setor para uma empresa, quais são os principais erros cometidos e como otimizá-lo.
Vamos lá?
50% das empresas mantiveram ou aumentaram o orçamento com telecom mesmo com a Covid-19 em 2020
De acordo com a IDC, cerca de 39% das empresas revelaram que aumentaram os seus investimentos na área de telecomunicações no ano passado. 25% afirmaram que a área não sofrerá impactos durante o período.
Mesmo com a pandemia de covid-19, muitas instituições estão preferindo investir na área de Telecom do que cortar verba do setor. O que é uma atitude lógica, uma vez que os dispositivos móveis estarão sendo usados com maior frequência, além do aumento frequente do número de linhas.
Além disso, a própria gestão eficiente de telecom oferece redução de custos para a instituição, uma vez que permite às empresas pagarem apenas o necessário com telefonia fixa e móvel, bem como link de dados.
Mais do que nunca as empresas estão dependentes da tecnologia, principalmente aquelas que estão atuando remotamente, precisando garantir o melhor serviço internamente e também para seus clientes, caso seja necessário.
A importância do setor de Telecom para as empresas
O setor de Telecom é uma área muito importante para as empresas, uma vez que ele é responsável pelos sistemas de comunicação interna, com clientes e fornecedores, parceiros e até mesmo com o mercado de maneira eficiente.
Além disso, é importante que o profissional responsável por essa área se assegure de que toda a infraestrutura esteja funcionando corretamente. Um dos exemplos mais práticos da importância da telecom é a internet, bastante utilizada pelas empresas.
Muitas empresas estão investindo no home office para trabalhar, como uma maneira de fazer com que seus funcionários se mantenham seguros e saudáveis durante o período de pandemia.
Ao trabalhar localmente, ela também é um meio indispensável, uma vez que é utilizada para realizar pesquisas, enviar arquivos para nuvem ou clientes, utilizar certos programas e agilizar várias atividades, bem como fazer com que a empresa se comunique com quem está distante.
Leia mais:
- Tendências do mercado de Telecom para os próximos anos que você nem imagina
- O que a nova lei de telecomunicações muda para a sua empresa?
- O que o “não me perturbe” muda para os serviços de telecomunicações?
Os principais erros cometidos na área e no orçamento de Telecom
Por ser uma área importante para o desenvolvimento da empresa, é preciso que ela tenha uma boa gestão, para que, assim, sejam evitados prejuízos no setor e a empresa possa aproveitar ao máximo esse setor.
Não investir em um software de gestão
O primeiro erro cometido pelas empresas é não investir em uma ferramenta de gestão ou outras tecnologias que auxiliem em suas atividades e, dessa forma, perdem a chance de reduzir erros ou otimizar o setor.
É importante que seja escolhida com sabedoria a ferramenta de gestão utilizada na empresa, uma vez que ela deve trazer diversas facilidades e possibilidades para a instituição, além de ter um uso fácil e boa integração com outras tecnologias.
Não controlar as faturas de telecom
Outro erro bastante comum é não controlar as faturas de telecom. Isso faz com que a empresa acabe gastando mais do que deveria com o setor. Além disso, ao não controlar o orçamento do telecom, a empresa pode ter prejuízos com juros e multas decorrentes do atraso dos pagamentos.
Dessa forma, é importante ter um bom controle de orçamento e faturas de telecom, para garantir não apenas o pagamento correto das faturas, mas também em uma maior organização financeira do setor
Uma boa ferramenta de gestão de faturas e contratos pode ajudar nessa questão, já que eles auxiliam a organizar esses documentos, bem como lembrar de quando é o melhor momento para renovar contratos.
Não saber o que está contratando
Muitas empresas acabam contratando serviços de telefonia que nem sabem exatamente o que estão adquirindo. Além disso, podem ocorrer erros na hora na hora das cobranças de tarifas que acabam passando despercebidos.
Dessa forma, é importante prestar mais atenção na hora de assinar e redigir contratos, além de verificar os documentos de cobrança para averiguar se está tudo como o combinado e, assim, evitar pagamento indevidos.
Otimizando o setor de Telecom
Agora que você entendeu sobre os erros cometidos com a gestão de telecom, está na hora de conhecer algumas dicas para otimizar esse setor e fazer com que ele seja otimizado ainda mais e ajude a sua empresa a crescer mesmo nesse período difícil.
Valorize a gestão do setor
O primeiro passo para ter uma gestão de telecom eficiente é valorizar a área. Dessa forma, investindo em uma gestão eficiente, você permitirá que profissionais competentes possam atuar na área e propor soluções para o seu desenvolvimento.
Também é interessante investir em ações de conscientização para os colaboradores, permitindo com que eles possam entender a importância de fazer uma boa gestão e reduzir custos dentro do setor.
Crie um inventário
Sua empresa já tem um inventário do setor de telefonia? Essa é uma importante maneira de reduzir custos, uma vez que permite ter uma visão geral sobre os gastos do setor e, assim, julgar o que pode ser cortado, reduzido ou renegociado.
Além disso, um inventário pode fornecer dados importantes sobre o setor de telecom, que podem ser utilizados para otimizar o setor ou até mesmo melhorar o repasse de informações dessa área com o restante da empresa.
Renegocie planos de telefonia
Outra maneira de reduzir custos sem perder a eficiência é investindo em renegociar os planos de telefonia. Dessa maneira, você conseguirá descontos com aquelas empresas que já trabalham com você a um bom tempo, como uma maneira de reforçar a parceria.
Caso uma negociação não seja possível, você poderá fazer pesquisas de mercado para encontrar um fornecedor mais barato e que entregue uma boa qualidade dos serviços de telefonia necessários na sua empresa.
Assim, entendendo melhor a decisão das empresas de manterem ou aumentar o orçamento com telecom, você poderá se inspirar para seguir o mesmo caminho. Ainda não ficou convencido? Então veja o que preparamos para você:
Leia o nosso material gratuito com alguns cases de redução de Telecom. Dessa forma, você conseguirá captar algumas dicas para otimizar esse setor na sua empresa. Acesse agora o nosso formulário para receber esse conteúdo em seu e-mail!