WhatsApp
Pesquisar
Close this search box.

O que é Certificação ISO? Entenda como funciona, principais tipos e como obter

Última atualização: 27/06/2024 12:27:11

Mão segurando símbolo de certificação ISO com estrelas, representando qualidade e conformidade.

A certificação ISO é um selo internacional que comprova a qualidade dos produtos, serviços ou sistemas de uma organização, demonstrando sua excelência em gestão e compromisso com a satisfação do cliente. Saiba mais!

Mesmo que você não seja um especialista em gestão de negócios, é bem provável que já tenha ouvido falar alguma vez sobre a ISO. A certificação ISO é uma das mais importantes para qualquer empresa, já que atesta a qualidade de uma empresa de acordo com critérios previamente estabelecidos.

Porém, embora a certificação seja bastante conhecida, nem todos sabem exatamente em que consiste. Quais são os critérios? Existem várias ISOs? O que uma empresa deve fazer para conquistar essa certificação?

Continue a leitura e entenda mais detalhes sobre o assunto, além de conhecer o caminho a ser percorrido por seu negócio para obter uma certificação dessas, quais são os principais tipos e o que a companhia tem a ganhar com isso.

O que é a certificação ISO?

A certificação ISO, sigla para International Standardized Organization, é um selo de qualidade que indica a conformidade da empresa com padrões estabelecidos pela International Organization for Standardization.

Quando uma empresa tem uma certificação ISO, ela comprova sua qualidade dentro da área daquela certificação, independente de qual seja seu porte, segmento ou tamanho de organização. Logo, é possível comparar a maturidade e a qualidade de diferentes negócios nos mesmos critérios ao analisar sob esta ótica.

Leia também: O que é Orçamento Base Zero (OBZ)? Entenda como funciona e 10 dicas para aplicar na sua empresa

Como a ISO atua?

Através da definição de padrões internacionais que podem ser seguidos por empresas de todo o mundo, de modo a assegurar a qualidade, a segurança e a eficiência do que elas oferecem.

De acordo com a definição da própria organização, padrões internacionais fazem as coisas funcionarem, já que concedem especificações que estão entre as melhores do mundo para produtos, serviços e sistemas.

A ISO é uma organização internacional e não-governamental que possui 164 membros distribuídos em todo o mundo, sendo que cada país possui apenas um membro e representa a organização naquele território.

Até hoje, já foram publicados mais de 22.560 padrões internacionais de qualidade e documentos correlatos, que abrangem praticamente todas as áreas possíveis, como tecnologia, segurança alimentar, agricultura e cuidados com a saúde, entre outros.

No Brasil, o membro responsável é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), nos Estados Unidos é o American National Standards Institute (ANSI), no Reino Unido é a British Standards Institution (BSI) e por aí vai.

Existem três categorias de membros, que são as seguintes:

Corpos de membros (ou membros de pleno direito): influenciam no desenvolvimento e na estratégia dos padrões iSO através de sua participação e votação em encontros técnicos e políticos da instituição. São autorizados a vender e adotar padrões internacionais da ISO em seus respectivos países.

Membros correspondentes: observam o desenvolvimento de padrões e estratégias da ISO e participam dos encontros técnicos e políticos como observadores. Também são autorizados a vender e adotar padrões internacionais ISO nacionalmente.

Membros inscritos: mantêm-se à par do trabalho da ISO, mas não podem participar dos encontros, vender ou adotar os padrões da ISO nacionalmente.

O Brasil é um dos membros de pleno direito, o que significa que a ABNT, que representa a ISO no país, exerce influência nas votações e encontros realizados com os demais.

Leia também: Como o Sistema de Gestão de empresa pode auxiliar no controle de gastos? Entenda o que é e os seus benefícios!

Benefícios de investir na certificação ISO para sua empresa

Há uma série de benefícios obtidos ao investir em uma certificação ISO para a sua empresa, como os seguintes:

  • Reconhecimento nacional e internacional: companhias que possuem alguma certificação ISO destacam-se em seu próprio país e também podem chamar atenção nos demais, dado que os padrões são válidos em todo o mundo.
  • Melhoria na gestão: conquistar uma certificação ISO implica ter processos de gestão muito bem-definidos, o que também é um benefício indireto de sua implementação.
  • Vantagem competitiva: ao comparar diferentes empresas, é bem provável que clientes que buscam por maior qualidade e confiabilidade olhem para companhias com certificações ISO com outros olhos, o que as coloca à frente de quem não tem tais certificações.
  • Padronização de processos: da gestão de pessoas aos procedimentos de atendimento e eficiência energética, ter processos padronizados pode não ser tão simples no início, mas mantê-los garante uma gestão muito mais organizada.

6 tipos de certificação ISO mais comuns

O número é grande, mas no que tange àquelas que dizem respeito ao cotidiano da maioria da população, é possível reduzir esse número. A ISO 9001, por exemplo, está entre os tipos de certificação ISO mais conhecidos.

Elas se dividem entre grupos de normas, as quais abrangem áreas específicas. Alguns dos grupos que se destacam são os seguintes:

1. ISO 9000: gestão da qualidade

Provavelmente, a série mais conhecida do mundo, a qual define, estabelece e mantém um sistema de controle de qualidade para empresas que prestam serviços e oferecem produtos ao público.

Além de ser muito conhecida, a série ISO 9000 faz total diferença para as empresas, inclusive entre entre as demais normas padronizadas.

Dentro do grupo da ISO 9000, estão as seguintes normas:

ISO 9001: relacionada à qualidade de processos internos, desponta entre as mais desejadas para as empresas.

ISO 9004: conduta para o sucesso da empresa, baseado nas orientações necessárias para que se implante o Sistema de Gestão da Qualidade.

ISO 19011: instruções e orientações para a realização de auditorias de sistemas de gestão.

2. ISO 14000: gestão ambiental

Similar à série 9000, mas abrange especificamente as diretrizes para que seja possível implementar adequadamente o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) nas companhias.

A proteção ambiental está entre os pilares da série, e as empresas que a obtêm precisam compreender a importância do cumprimento da legislação ambiental nacional.

Algumas das normas são as seguintes:

ISO 14001: aborda o SGA.

ISO 14004: SGA aplicado ao uso interno da companhia.

ISO 14010: Auditorias Ambientais.

ISO 14040: Análise do Ciclo de Vida.

3. ISO 17025: competência de laboratórios de teste e calibração

Para laboratórios de teste e calibração de equipamentos e aparelhos, esta é uma das certificações ISO mais importantes, já que estabelece os requisitos para que tais estabelecimentos demonstrem competência e gerem resultados válidos.

Com a certificação ISO 17025, atesta-se que a empresa realiza um trabalho confiável, tanto nacional quanto internacionalmente.

4. ISO 27001: sistemas de gestão de segurança da informação

Em tempos em que a segurança da informação é tão necessária, a ISO 27001 é um grande diferencial competitivo, já que traz um modelo que permite estabelecer, implementar, operar, monitorar, operar, revisar, melhoras e manter sistemas de gestão de segurança da informação.

Isso se aplica tanto à segurança da informação na gestão de documentos quanto com outros tipos de dados e informações sensíveis.

5. ISO 45001: sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional

Para organizações que desejam manter um ambiente de trabalho seguro, com o mínimo possível de riscos de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, a ISO 45001 atesta todos os esforços investidos para tais fins.

6. ISO 50001: gestão de energia

Esses tipos de certificação ISO dizem respeito à gestão e conservação da energia, a qual é imprescindível para a indústria. Sua finalidade é ajudar as indústrias que querem melhorar o uso de energia e, assim, contribuir para a preservação do meio ambiente.

Os benefícios obtidos por sua implantação podem ser sentidos pelas indústrias e também para as instalações comerciais de tais empresas. A publicação da norma é datada de 2011 e seus elementos são similares às da ISO 9001 e ISO 14001.

Qual a ISO mais usada?

Dados da pesquisa ISO Survey 2022 mostram que, no ano de 2022, havia 18.705 certificados ISO 9001, o que a coloca como a mais comum entre todos os outros tipos de ISO levantados pela pesquisa.

Para fins de comparação, a próxima ISO com mais certificados válidos no momento da pesquisa no Brasil era a ISO 14001, com 3.422 certificados.

Como obter as certificações ISO?

O processo consiste no cumprimento de algumas etapas, de modo que seja possível obter os tipos de certificação ISO viáveis à área de atuação da companhia.

O primeiro passo é identificar a situação da empresa em relação ao que é solicitado pela norma, o que é feito através de um diagnóstico. Posteriormente, deve-se planejar o que será feito para implementar as medidas necessárias.

O próximo passo é proceder com a implementação propriamente dita, seguida, por fim, da auditoria externa, quando um órgão certificador a visita e, caso tudo esteja nos conformes, valida a certificação.

O ideal é que seja contratada uma empresa especializada nos tipos de certificação ISO desejados, já que ela conhece os trâmites necessários para que seja possível adequar a empresa ao que for solicitado e, assim, possibilitar a obtenção do certificado.

Certificação ISO tem validade limitada?

Sim. A certificação é válida por um período determinado de tempo e, uma vez que o prazo tiver vencido, é necessário proceder com o processo de obtenção novamente.

Por exemplo, a certificação ISO 9001 tem validade de 3 anos, com auditorias periódicas para garantir a conformidade contínua da companhia.

Vale a pena ter uma certificação ISO?

Os tipos de certificação ISO se mostram como um diferencial importante em relação às demais empresas do mercado; assim como as certificações do mercado de tecnologia são importantes para as empresas que neles atuam.

Por consequência, da mesma forma que há certificações específicas de cada área que possuem um peso especial, a ISO 9001 recebe grande destaque entre as companhias e é um indicativo positivo da qualidade daquela empresa.

A Sumus é uma empresa que possui o Certificado de Sistema da Qualidade de acordo com os requisitos da NBR ISO 9001 entre seus prêmios e certificações, o que ressalta a eficiência e qualidade dos serviços prestados aos clientes.

Seja para a contratação de serviços de gestão de telecom, a escolha de uma indústria do setor automotivo ou para uma consultoria financeira, busque saber quais são os tipos de certificação ISO e dê preferência às empresas que o possuem.

Assim, o resultado obtido pela empresa tende a ser o melhor possível.

Solicite o trial gratuito da nossa plataforma para aprimorar os resultados da sua gestão!

O que é Certificação ISO? Entenda como funciona, principais tipos e como obter

Autor:

Diretor de marketing da Sumus, Bruno Chagas, vestindo roupa social, de braços cruzados e sorrindo.

NEWSLETTER

[contact-form-7 id=”5646″ title=”Form News Sidebar” html_name=”/news-blog-form/”]

Entenda como a Sumus pode gerir os custos e reduzir as despesas seu negócio: