Gestão de TI: 7 boas práticas recomendadas para 2022

Gestão de TI

Para muitas pessoas, 2022 começou no mês de março, por isso, já está mais que na hora de direcionar a sua gestão de TI para os objetivos de 2022 e começar a já elaborar estratégias, bem como colocá-las em prática.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você entender o que deve ser priorizado ou ajustado neste ano, promovendo uma área de tecnologia da informação mais eficiente e que realmente faça a diferença para o crescimento de toda a empresa.

Continue a leitura!

 

1- Invista no engajamento dos colaboradores

A equipe é um dos principais pilares da área de TI. Afinal, são os colaboradores que fazem todas as atividades no setor e, por isso, é importante que eles se sintam pertencentes, valorizados e engajados no negócio, conforme apontamos no artigo “Melhore a produtividade da sua equipe com 7 passos”.

Independentemente da sua empresa atuar de maneira presencial ou home-office, pense em estratégias para aumentar o engajamento da equipe, permitindo com que os colaboradores contribuam com estratégias que visem a melhoria da área.

 

Leia também:

 

2- Não esqueça da segurança na gestão de TI

Conforme a consultoria alemã Roland Berger, o Brasil ficou em 5º lugar no ranking de países que mais sofrem ataques cibernéticos no mundo. Esse é um dado alarmante e deve nos fazer pensar em como estamos lidando com as informações dos nossos clientes, fornecedores e da própria organização.

Por isso, é importante investir em sistemas que ofereçam segurança e praticidade na manipulação desses dados, além de trabalhar a cultura do negócio para que a proteção dessas informações seja uma das prioridades.

Como consequência, essa segurança e praticidade virá acompanhada de lucratividade. Saiba mais como aumentar em média 20% seu lucro por meio da tecnologia no e-book gratuito a seguir:

 

3- Use a tecnologia de maneira humana

Não é possível existir TI sem tecnologia, não é mesmo? Porém, é importante que ela seja utilizada de maneira consciente, pois ela deve ser vista como auxílio, e não inimigo da sua equipe.

Dessa forma, pense em estratégias para adotar novas tecnologias que unam os colaboradores, principalmente no caso das organizações que estão atuando remotamente, enquanto facilitam o seu trabalho.

 

4- Pense na experiência dos desenvolvedores com a gestão de TI

Ainda falando da sua equipe, busque entender que experiências eles estão adquirindo na empresa e como isso pode ser melhorado. Assim como você deve investir nas melhores tecnologias, também deve reter os melhores profissionais.

Busque entender o que faz um bom colaborador na área de TI se manter feliz, produtivo e engajado nas organizações e avalie como isso pode ser incorporado em seu negócio.

 

5- Melhore a cultura da empresa

A cultura do negócio é um fator muito importante para alinhar todas as equipes em prol do mesmo objetivo. É muito importante que o gestor de TI não pense apenas nas tecnologias que deverá investir no setor, mas também em como melhorar a sua própria equipe.

Essas ferramentas e sistemas aparecem como um complemento para a atuação dos colaboradores, que devem entender o que a empresa quer alcançar e qual o papel de cada um nessa missão.

 

6- Aposte na empresa distribuída com gestão de TI

Você sabe o que é uma empresa distribuída? Ela nada mais é do que um tipo de companhia em que a sua equipe (ou uma parte dela) atua de diferentes locais físicos, ou seja, remotamente.

E para conseguir ter um negócio com trabalho remoto, é importante investir na tecnologia cloud computing e, mais do que isso, ter uma boa gestão dessa tecnologia para ela ser não apenas eficiente, como também econômica para a organização.

 

7- Saiba mais sobre a hiperautomação

A hiperautomação seria uma evolução da automação que já conhecemos e até mesmo aplicamos em nossas empresas. A expectativa é que esse processo seja ainda mais ampliado.

Dessa maneira, tanto o negócio quanto os seus consumidores terão uma experiência melhor em suas atividades e na própria interação com a companhia, por meio das suas diferentes interfaces.

 

Esse será o ano da sua empresa com a gestão de TI!

Dessa forma, entendendo melhor como você pode preparar a sua gestão de TI, você conseguirá ter uma equipe forte, unida e modernizada para alcançar todas as metas para esse ano.

Para te ajudar nesses objetivos, conte com o Cloud Cost, módulo da Sumus Concept focado na gestão de custos na área de cloud computing. Clique aqui, saiba mais e solicite o trial gratuito!

 

Centralize seus custos de cloud

Autor:

O que procura?

NEWSLETTER