Pesquisar
Close this search box.

Como verificar se tem vírus no seu telefone e como eliminar com antivírus?

Passar antivirus no meu telefone

Para verificar se há vírus no seu telefone, baixe um antivírus confiável, faça uma varredura completa e siga as instruções para remover qualquer as ameaças. Confira o passo a passo!

No cenário empresarial cada vez mais digitalizado, a segurança da informação torna-se uma prioridade inquestionável. Especialmente nos dispositivos corporativos, onde dados sensíveis e estratégicos são armazenados, a proteção contra ameaças cibernéticas é crucial. 

A implementação de medidas de segurança não só resguarda a integridade das informações da empresa, mas também está intrinsecamente ligada ao cumprimento de normativas, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Neste contexto, a preocupação com a presença de vírus e malwares nos dispositivos móveis corporativos ganha destaque, representando uma ameaça potencial à confidencialidade e à estabilidade operacional. 

Diante dos riscos evidentes, surgem questões práticas: como passar o antivírus no celular? Quais são os melhores aplicativos antivírus disponíveis? Este texto oferece um guia passo a passo para usuários de Android e iOS, esclarecendo dúvidas comuns sobre a eficácia e segurança dessas ferramentas.

Entenda: Segurança da Informação na Gestão de Documentos: como garantir?

Como saber se tem vírus no meu celular?

Existem alguns sinais que podem te ajudar a identificar a presença de um vírus ou malware no seu aparelho celular. Fique atento se notar:

  • A presença de ícones estranhos na barra superior do dispositivo; normalmente, os ícones que aparecem pertencem a alguma configuração de fábrica ou então aos aplicativos instalados pelo usuário. Se não for esse o caso, pode ser um sinal de malware; 
  • Falhas de performance no dispositivo, como travamentos constantes ou ações que são executadas sem o usuário clicar em nada na tela; lentidão, consumo muito alto de bateria e reinicializações não solicitadas também são sinais de alerta; 
  • Anúncios aparecendo a toda hora, por cima dos aplicativos que estão sendo utilizados no momento; a publicidade em excesso é um sinal claro da presença de um vírus no dispositivo; 
  • Mensagens de erro e aplicativos fechando sozinhos; 
  • Recursos de fábrica do aparelho, como wi-fi, dados móveis ou bluetooth, ativando e desativando sozinhos, sem comando do usuário;
  • Redirecionamentos automáticos anormais em páginas no navegador web, por exemplo, você tenta acessar um site e acaba indo parar em outro, nada relacionado; 
  • Consumo elevado de dados, além do que você está acostumado a gastar; 

Leia mais: Como otimizar os planos de celular corporativo com Billing Telecom da SUMUS

Como passar o antivírus no celular? 

Se você identificar que seu celular está com vírus, será necessário utilizar um software antivírus para eliminar as ameaças. Uma forma de fazer isso é baixando um aplicativo antivírus no próprio aparelho. Confira como fazer:

Aparelhos Android

Caso seu aparelho seja Android, você precisará acessar a Google Play Store e baixar um aplicativo antivírus no seu dispositivo. Existem diversas opções disponíveis, algumas pagas e outras gratuitas. Mais a frente no texto, faremos algumas recomendações de aplicativos que podem ser utilizados para esse fim. 

Após baixar e instalar o aplicativo, selecione a opção de fazer uma varredura no aparelho. Pode ser que o processo leve vários minutos para ser finalizado, mas é importante aguardar até que seja concluído com sucesso. Caso o antivírus encontre ameaças, ele as mostrará em uma lista ao final da varredura. Você deve selecionar a opção “remover todas”.

Os aplicativos de segurança móvel também possuem outras funções que ajudam a melhorar a segurança e funcionalidade do aparelho. Você pode escolher manter o aplicativo instalado para que ele alerte quando alguma nova ameaça ocorrer, impedindo que seu dispositivo sofra com vírus novamente.

Aparelhos iOS

Caso você possua um iPhone ou iPad, saiba que está mais protegido contra ameaças de malware do que os usuários de Android. O sistema operacional iOS apresenta mecanismos de segurança mais sólidos, mas ainda assim, é possível que você acabe enfrentando um problema com vírus, principalmente se tem costume de baixar aplicações desconhecidas no aparelho. 

Para eliminar as ameaças no iOS, uma alternativa é restaurar o aparelho para uma versão anterior. Você também pode acessar a AppStore e baixar um aplicativo antivírus, como no passo a passo para usuários Android

Saiba mais: Como economizar com telefonia móvel sem perder a qualidade

É possível passar antivírus no celular sem baixar aplicativo? 

Caso você não queira ou não possa baixar um aplicativo antivírus no seu aparelho móvel, existe a possibilidade de realizar uma varredura através de um computador. Confira o passo a passo:

  1. Caso ainda não tenha instalado, instale um software antivírus no seu computador;
  2. Conecte o seu dispositivo ao computador utilizando um cabo USB;
  3. Encontre o dispositivo pelo computador e acione o software antivírus, solicitando que ele faça uma varredura daquele dispositivo apenas;
  4. Espere o processo ser completado e elimine as ameaças encontradas.

Caso trate-se de um celular corporativo, é possível também realizar uma varredura por acesso remoto, utilizando um gerenciador de dispositivos móveis. 

Qual o melhor antivírus disponível gratuitamente? 

Algumas opções de aplicativos antivírus gratuitos disponíveis tanto para celular quanto para computador são:

  • Avira Free Antivirus;
  • Avast Free Antivirus;
  • Windows Defender;
  • 360 Total Security.

Caso você prefira, pode optar por alguma opção paga, que oferece proteções adicionais, como, por exemplo:

  • Bitdefender Antivirus Plus;
  • F-Secure Anti-Virus;
  • Kaspersky Anti-Virus;
  • McAfee AntiVirus Plus.

Usar antivírus é seguro para meu celular?

Sim, usar um aplicativo antivírus é seguro para o seu celular ou dispositivo móvel, desde que você tome alguns cuidados. O mais importante é garantir que você está baixando uma aplicação segura e reconhecida no mercado. Existem muitos aplicativos malignos que utilizam disfarces, prometendo que irão melhorar a performance do aparelho ou proteger contra ameaças, quando, na verdade, aquela mesma aplicação é uma ameaça. Na dúvida, utilize um dos aplicativos listados nesse texto

Outro ponto importante é verificar se, de fato, você possui a necessidade de ter um aplicativo antivírus instalado. Se você utiliza o aparelho para acessar redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas e não costuma clicar em links desconhecidos, baixar muitos aplicativos ou acessar sites potencialmente perigosos, o uso de um antivírus pode ser desnecessário.

Apesar de ser benéfico para a segurança digital, o aplicativo antivírus pode deixar o desempenho do aparelho mais lento, além de consumir parte da memória e armazenamento, que, em muitos aparelhos, são limitados.  Neste caso, tomar medidas preventivas contra a presença de vírus pode ser mais benéfico.

Como prevenir o meu celular corporativo de ter vírus? 

Existem algumas práticas simples que, se incorporadas na rotina, podem evitar muitos problemas e dores de cabeça futuras. Esses cuidados devem ser tomados em qualquer dispositivo, mas, no caso dos celulares corporativos, é importante que estejam na Política de Uso dos Celulares Corporativos da empresa, e sejam obrigatórios para todos os funcionários. 

  • Deixe as configurações nativas do aparelho sempre ativas: algumas configurações nativas do aparelho, como sempre instalar as atualizações de software assim que estiverem disponíveis, ajudam a manter a segurança do aparelho. Isso porque os desenvolvedores estão sempre trabalhando para melhorar a segurança das aplicações, garantindo que o dispositivo esteja com a proteção “em dia”.  
  • Possua um aplicativo antivírus: as aplicações antivírus são a principal forma de combater vírus e malware no celular. Além de eliminar as ameaças já presentes, elas impedirão a instalação de softwares potencialmente malignos no futuro. Ativar os modos de proteção e realizar varreduras periódicas é a prática mais adequada para evitar problemas. 
  • Tenha bom senso ao utilizar o celular corporativo: alguns comportamentos considerados de maior risco devem ser evitados num celular corporativo, como, por exemplo, o acesso a websites e aplicações de origem desconhecida. Baixar “joguinhos” ou acessar sites de conteúdo adulto oferecem certo risco e, portanto, se executadas, devem se limitar aos dispositivos pessoais, bem longe dos dados sigilosos da empresa; 

Para evitar vírus em celulares corporativos, é importante sempre contar com um software de gerenciamento de dispositivos móveis. Assim é possível garantir que os funcionários só possam instalar os aplicativos autorizados pela empresa, além de poder executar varreduras antivírus e outras atividades de gerenciamento de forma remota sempre que necessário.

Entenda: Automação na Nuvem: 5 motivos para adotar a tecnologia em sua empresa este ano

Conte com o Sumus MDM para gerenciar os dispositivos da sua empresa!

O Sumus Mobile Device Management é a solução completa que você buscava para fazer a gestão dos dispositivos móveis corporativos da sua organização. Com ele, é possível ter o inventário completo de dispositivos organizado numa ferramenta que permite controle de conteúdo e acesso nos equipamentos. 

Algumas funções do Sumus MDM:

  • Gerenciamento completo de todos os dispositivos móveis corporativos;
  • Segurança de dados e acesso de aplicativos;
  • Atualizações e controles remotos;
  • Gestão de ciclo de vida dos aparelhos;
  • Geolocalização e rastreamento;
  • Economia com suporte técnico;
  • Integração com diferentes sistemas operacionais.

Visite nosso site e solicite um trial gratuito da ferramenta!

Autor:

NEWSLETTER



    Entenda como a Sumus pode gerir os custos e reduzir as despesas seu negócio: