Você já ouviu falar nos KPIs?
Também conhecidos como “indicadores-chave de desempenho”, eles são ferramentas utilizadas na área de gestão para medir o nível de desempenho de um processo, de um colaborador, de uma estratégia, etc.
Neste texto, explicaremos como a utilização de KPIs no gerenciamento da sua empresa pode ajudar a cuidar melhor dos custos da sua organização de maneira eficiente e muito prática. Confira!
Oferecem dados concretos
O primeiro ponto em que os KPIs atuam no gerenciamento de custos é no oferecimento de dados concretos sobre o seu negócio. Por meio deles, você entenderá exatamente o que a sua organização está gastando, quanto tempo sua equipe leva para fazer determinada tarefa, entre outras informações.
Os KPIs contam com uma alta personalização, por isso, você poderá adquirir conhecimentos sobre um colaborador específico, uma atividade específica ou até mesmo um determinado setor, como o de telecom.
É interessante que você escolha as métricas que melhor fazem sentido com a estratégia da sua organização ou do processo que está sendo analisado, pois oferecem as informações que realmente serão úteis para a sua gestão.
Caso o contrário, você terá que lidar com um alto volume de informações que acabam não ajudando em nada na tomada de decisão, apenas deixando o processo um pouco mais confuso.
Leia também:
- Segurança móvel: 6 dicas para proteger seus dados contra invasões
- 5 dicas matadoras para proteger os dados da sua empresa das invasões cibernéticas
- Entenda a lei geral de proteção de dados: o que muda?
Os KPIs ajudam a encontrar gargalos
Os dados oferecidos pelos KPIs permitem com que gargalos e problemas sejam encontrados pelos gestores com uma facilidade maior. Muitas vezes, um pequeno problema pode ser a causa para a perda de uma quantidade considerável de dinheiro por parte da empresa.
E uma vez encontrados, esses problemas poderão ser resolvidos pela organização, por meio de estratégias bem planejadas e que também poderão ter sua eficiência medida pelos próprios KPIs.
O ideal é que essa análise seja feita em todos os processos do negócio, para que o gestor tenha uma visão sempre atualizada do andamento da organização ou do setor de telecom, caso novos gargalos surjam.
Outra vantagem que os indicadores-chave podem oferecer é uma maior clareza sobre o prejuízo que a empresa está recebendo já que, muitas vezes, um problema pode ser considerado pequeno por conta de uma vistoria superficial.
E, por falar em gargalos, será que os gastos em telefonia podem ser um deles? Baixe o nosso e-book gratuitamente abaixo e entenda os principais sinais de que essa área está aumentando as despesas da sua organização mais do que deveria.
Ajudam na tomada de decisão
Além de encontrar os problemas, os KPIs também ajudam na tomada de decisão feita pelo gestor para resolver o problema em questão. Por exemplo: ao descobrir que o setor de telecom está gastando em excesso, ele poderá encontrar diretamente o processo, aparelho ou colaborador que esteja elevando esse custo.
Essa assertividade é muito importante, pois faz com que o gestor não perca tempo testando estratégias que poderiam vir a resolver o problema. Aqui, ele já tem conhecimento sobre a causa e efeito.
O mais interessante é que, após tomadas as decisões, você poderá utilizar novamente os KPIs para analisar os efeitos das mudanças feitas. Assim, você saberá se o seu negócio está progredindo ou se é necessário fazer mais alguns ajustes em sua estratégia.
Os KPIs permitem conhecer mais sobre a organização
Conhecer uma empresa não é apenas saber quais são todos os seus departamentos ou o nome da maioria dos colaboradores.
Entender, de fato, a sua organização é saber os processos dentro de cada atividade feita, conhecer sobre o mercado em que ela está inserida e ter dados o suficiente para identificar quais estratégias oferecem mais êxito, antes mesmo de implementá-las.
E tudo isso é possível por meio da coleta de dados de KPIs porque, diferentemente das métricas, elas podem e devem ser usadas para a tomada de decisões que realmente direcionem a organização para a redução de custos.
Conheça mais sobre a sua própria organização!
Ao entender melhor qual é a importância dos KPIs para o gerenciamento de custos da organização, você poderá não apenas conhecer melhor como funciona o seu próprio negócio, mas também sobre como fazer as melhores escolhas pensando no seu bem financeiro.
O uso de KPIs faz parte de uma gestão moderna e tecnológica, mas você sabe qual a diferença desse tipo de gerenciamento para a tradicional? Baixe gratuitamente nosso e-book e entenda qual a melhor para a sua organização. Confira!