Orçamento em Telecom: 5 dicas simples de como fazer

orçamento-em-telecom

Em um artigo que publicamos anteriormente, mostramos que mais de 50% das empresas mantiveram ou aumentaram os seus custos na área de telecom. Entretanto, parte desses gastos podem ser desnecessários para a eficiência do setor. Por isso, é importante realizar um orçamento em telecom.

Por isso, neste artigo, daremos algumas dicas de como fazer um orçamento eficiente em telecom, seja de maneira anual ou para contratações e ajustes específicos com fornecedores.

 

  • Mensure seus gastos

A primeira dica para conseguir fazer um orçamento eficiente em telecom é medir os seus gastos. É importante saber quanto você está gastando atualmente com o setor e com o que esse orçamento está sendo utilizado.

Uma dica é não coletar apenas os dados de consumo, mas também históricos. Ou seja, além de informações de pagamento de funcionários, por exemplo, também é importante avaliar os gastos relacionados aos equipamentos durante um período, como mês ou ano.

Dessa maneira, você conseguirá ter uma análise de gastos mais exata da área de telecom, entendendo quais são os principais gastos e o que pode ser implementado ou ter seus custos reduzidos, sem que isso afete sua eficiência.

 

Leia mais:

 

  • Utilize planos de dados com planejamento

Como a sua empresa lida com os orçamentos de dados? Muitas organizações acabam investindo em planos ilimitados, mas nem sempre essa é a melhor solução ou a mais econômica.

É importante fazer uma análise dos planos disponíveis e ver qual o modelo mais em conta para a necessidade atual do seu setor. Muitas vezes, você pode acabar investindo em um plano maior, mas não conseguindo utilizá-lo por completo.

A quantidade de dados que a sua empresa não consegue utilizar acaba sendo um tipo de prejuízo para a organização, principalmente se isso se repete com frequência. A melhor alternativa é investir em um plano melhor, para que todo o dinheiro investido valha a pena.

 

  • Use as faturas das operadoras

Como a sua empresa tem lidado com os serviços das operadoras? Saber exatamente o que tem contrato e faturado pode te ajudar a identificar oportunidades de redução.

Entretanto, pode ser um pouco trabalhoso fazer um acompanhamento manual conta por conta.  Busque verificar se a sua operadora permite com que seus clientes corporativos possam fazer as faturas online detalhadas. Utilizando o Sumus Concept, é possível centralizar as informações relacionadas às faturas, bem como de todo o seu setor de telecom, para saber exatamente em quais processos o seu orçamento está sendo utilizado

Fazendo uma análise mais frequente e detalhada dessas contas, será possível ter acesso a dados como tendências, serviços cobrados e até o real preço pago por você em relação ao que você utiliza.

 

  • Mantenha o seu inventário atualizado

Como falamos no tópico anterior, é importante ter todas as informações de gastos e orçamento do seu setor de telecom bem guardados e organizados. O mesmo deve acontecer com o seu inventário.

Ele precisa estar sempre atualizado, uma vez que isso facilitará futuras negociações de valores com fornecedores, levando em conta as características do setor, bem como as suas necessidades.

O conhecimento sobre o seu próprio setor é uma importante ferramenta para a redução de custos, já que você fará negociações e fará investimentos levando em conta as reais necessidades da área, e não por especulações ou projeções incertas.

 

  • Pense no orçamento anual da empresa

Muitas empresas fazem o seu orçamento pensando em expectativas para o ano. Assim, é importante ter uma visão dos gastos relacionados aos períodos anteriores, como uma maneira de entender se esse é melhor momento para mais ou menos investimentos no setor.

Essa análise mais ampla ajudará a conferir o real estado na sua empresa no próximo ano, o que direciona novas negociações e reajustes. Se a empresa não está indo tão bem, pode ser interessante rever valores de contratos ou até mesmo diminuir o pacote adquirido.

Depois do planejamento anual feito, é importante que, no decorrer do período de execução, os dados sejam coletados de maneira constante, para que se tenha uma visão clara do período e o que deve ser modificado, permitindo com que a empresa tenha menos gastos e mais eficiência.

 

E então? Conseguiu entender como fazer um orçamento eficiente em telecom? Seguindo nossas dicas, você rapidamente poderá aproveitar a economia e agilidade nessa área tão importante para o desenvolvimento da sua organização.

 

Que tal começar a reduzir custos na sua empresa hoje mesmo? 

Solicite o nosso sistema Sumus Concept por meio de um trial ou demo gratuito e veja como utilizar a tecnologia a favor da economia da sua organização:

 

VPN

Autor:

O que procura?

NEWSLETTER



    fbpx