Auditoria para empresas: análise de contas retroativas vale a pena?

Entenda qual é a finalidade da auditoria de contas passadas e o que a sua empresa pode ganhar com isso

Quando se fala sobre auditoria para empresas, é comum pensar na análise das contas, relatórios e documentos financeiros atuais, que impactam diretamente no faturamento, mas você já parou para pensar nas contas anteriores?
É grande a probabilidade de que tenha havido algum tipo de cobrança irregular ou indevida, o que muitas vezes passa despercebido, mas que caso tivessem sido identificadas, poderiam resultar em uma economia considerável.
A auditoria retroativa é a solução perfeita para esse problema, e se ela for adotada pela sua empresa, os resultados poderão ser sentidos a curto prazo e impactar diretamente com as finanças. Entenda exatamente como isso acontece e o que fazer para ser beneficiado.
auditoria para empresas

O que é a auditoria para empresas com análise de contas retroativas?

É o ato de analisar com total atenção as contas e faturas antigas, que já foram pagas por sua empresa, mas que ainda podem ser utilizadas para fins de reembolso.
Quem sabe como funciona auditoria em empresas entende que esse é um processo muito importante para as finanças, que podem ser reduzidas consideravelmente e se manter organizadas para o futuro, mas as contas anteriores também podem (e devem) entrar na equação.
De acordo com um estudo da Serasa, ⅓ dos 17 milhões de empresas brasileiras apresentam problemas financeiros, o que corresponde a aproximadamente 5,67 milhões de negócios, número bastante alarmante.
Um dos motivos que pode levar a esse problema é a falta da auditoria para empresas, cujos impactos podem ser muito fortes em companhias de todos os portes e segmentos.
É normal relacionar a auditoria interna e externa aos documentos e despesas atuais, já que são eles que ditam o presente e o futuro da empresa, mas muitos que já se passaram também podem ajudar nas finanças daqui em diante.

Como funciona a análise de contas retroativas?

Mediante uma análise minuciosa nas contas e documentos passados, é possível encontrar irregularidades na cobrança, as quais ainda podem ser ressarcidas de acordo com a lei, algo que muitas pessoas e empresas não sabem.
O fato de a auditoria para empresas poder contemplar contas antigas já chama a atenção, mas algo ainda mais curioso e interessante é o prazo no qual isso pode ocorrer.
O Artigo 81 da Resolução nº 632/2014, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), constata que o consumidor pode contestar a prestadora de serviços com relação aos valores lançados dentro do prazo de até 3 anos.
Em outras palavras, isso quer dizer que faturas lançadas nos últimos 36 meses podem ter vindo com cobranças irregulares e todas elas podem ser ressarcidas, desde que isso seja comprovado.
Caso haja um bom relacionamento entre a operadora de telefonia e o cliente, esse prazo pode ser ainda maior, mas isso não é obrigatório, e sim facultativo. Porém, seja qual for o prazo negociado, a comprovação da irregularidade sempre deve existir.
O trabalho de auditoria para empresas tende a apresentar resultados muito melhores quando confiado a uma companhia especializada no assunto, já que sua operação é feita da forma mais eficiente possível.
O passo a passo para auditoria de contas é relativamente complicado, já que realiza-se um verdadeiro pente fino em todos os contratos, documentos e contas aplicáveis, em busca de qualquer cobrança que fuja ao que foi acordado por ambas as partes.
O processo é iniciado com um mapeamento dos processos, ou seja, a apresentação de como a empresa funciona para os auditores. Posteriormente, inicia-se a busca das informações propriamente dita.
Tudo sempre é feito da forma mais racional possível. Caso se encontre algum valor diferente, outros documentos são utilizados para entender porque aquilo aconteceu e se a cobrança realmente foi justa ou não, como contratos, comprovantes e protocolos.
A atenção precisa ser máxima, já que o fato de ser um prazo bastante longo pode fazer com que os próprios colaboradores e gestores não se recordem do que aconteceu naquela época, dado o grande número de informações com as quais eles têm que lidar diariamente.
Depois do levantamento do máximo de informações e dados possível, dá-se início ao próximo passo da auditoria para empresas, que é o contato com as operadoras, de modo a resolver o problema encontrado.
A operadora fará uma análise de tudo o que foi levantado e, então, caso reconheça-se a presença de erros na cobrança, os valores serão ressarcidos ou concedidos como crédito nas faturas seguintes, de acordo com o que for definido na negociação.
A empresa de auditoria também pode assumir essa negociação com as operadoras, já que é necessário saber como transmitir as informações e dados em busca da solução mais justa para o seu cliente.

Vale a pena investir na auditoria com análise retroativa?

Com certeza! Essa é uma decisão benéfica para empresas de todos os portes e segmentos, seja qual for o valor gasto mensal com telefonia, além de também impactar positivamente em seu futuro.
Quando se realiza uma auditoria para empresas com análise retroativa, as contas atuais também são analisadas em busca de erros e cobranças indevidas, o que pode ter um impacto bastante significativo no orçamento.
É importante ressaltar que esse é um serviço que precisa ser feito por profissionais capacitados e experientes na área, já que a análise das contas e contratos é bem minuciosa, e qualquer erro, mesmo que pareça pequeno, pode ter sérias consequências financeiras.
Ao considerar que podem ser analisados contratos e contas referentes aos 3 últimos anos, mesmo erros que pareçam pequenos têm um grande impacto, já que são 36 meses de cobranças possivelmente indevidas.
Por exemplo, se o gasto médio com serviços de telecom na empresa foi de R$ 2.000 por mês nos últimos 36 meses, 10% desse valor tiver sido cobrado indevidamente e se isso for comprovado, a economia total será de R$ 7.200!
Logo, a decisão de investir na auditoria com análise retroativa pode ser o ponto de partida para economizar com telecom e, de quebra, ser ressarcido ou receber descontos referentes à cobranças anteriores.
auditoria para empresas
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Veja também – Confira as principais tendências de IoT e fique por dentro!

Invista na auditoria para empresas com análise retroativa e evite pagamentos indevidos!

Todas as companhias estão sujeitas a cobranças irregulares, seja aquelas com mais ou menos linhas contratadas junto à operadora. Portanto, o ideal é contratar uma empresa especializada e experiente em auditoria para evitar que isso aconteça.
O custo-benefício desta decisão é muito bom, além da possibilidade de negociar diferentes formas de cobrança com a empresa de auditoria, como o success fee (taxa de sucesso), onde o pagamento é feito de acordo com os valores reconhecidos pela operadora.
Aproveite essa oportunidade e contrate a auditoria para empresas o quanto antes. Assim, você terá certeza de que as tão prejudiciais cobranças irregulares não estejam presentes em seu orçamento!

Autor:

O que procura?

NEWSLETTER