Auditoria interna e externa: quais as diferenças e a melhor opção?

Entenda melhor sobre esses dois tipos de auditoria e qual deles é o mais adequado para o seu empreendimento

A auditoria interna e externa engloba dois assuntos muito importantes para empresas que desejam estar com suas contas em perfeita ordem e, assim, ter um faturamento equilibrado e muito bem planejado.
O nome é bastante similar, mas a finalidade e a aplicação de cada uma dessas auditorias varia bastante. Portanto, saber como escolher a que melhor se enquadra às necessidades da sua empresa é vital.
Aprenda mais sobre cada uma das vertentes dos serviços de auditoria e analise qual dos dois – ou até mesmo ambos – deve ser utilizado por sua empresa para maximizar seus resultados e resultar em uma gestão organizada e responsável.

Quão importante é a auditoria para uma empresa?

Companhias de pequeno, médio e grande porte, seja qual for seu segmento de atuação, encontram na auditoria uma parte fundamental para sua subsistência no mercado, ainda mais no que tange ao longo prazo.
A CBOK 2015 Practitioner Survey, última edição da pesquisa global realizada pela IIA Research Foundation (Fundação de Pesquisa do Instituto de Auditores Internos), contou com a participação de 14.500 participantes de 166 países e trouxe dados importantes, como os seguintes:

  • Mais de 28% indicaram que os níveis de auditoria interna aumentaram em relação ao ano anterior.
  • Mais de 40% disseram que a verba destinada para auditoria interna foi maior do que a do ano passado.
  • Quase metade dos participantes indicaram que a auditoria interna traz garantias na gestão de riscos, e mais de 57% possuem voz ativa no aconselhamento e consulta de atividades de gestão de riscos.
  • 65% disseram que habilidades de raciocínio crítico e analítico são solicitadas para suas funções.

Essas estatísticas mostram a importância da auditoria interna, embora seja importante ressaltar que ela não deve ser considerada como uma substituição à externa, mas sim um complemento, já que ambas são essenciais para todas as empresas.
A percepção dessa importância será ainda mais ressaltada ao se analisar as diferenças entre ambos tipos de auditoria.
auditoria interna e externa

Quais são as diferenças entre auditoria interna e externa?

A auditoria de contas pode trazer economias à sua empresa, e os objetivos desejados nos dois tipos são similares, embora cada um atue de maneira diferente para alcançá-los.

Auditoria interna

Seu nome vem do fato de que os auditores internos são colaboradores da própria empresa. Eles podem ser contratados especialmente para essa finalidade ou selecionados de outros setores, desde que se verifique que têm as características necessárias.
Não é necessário que os auditores internos sejam graduados em contabilidade ou administração de empresas. Seu trabalho visa garantir uma melhor gestão e pode ser expresso em relatórios personalizados, os quais são utilizados pelos demais gestores.
Uma das principais diferenças da auditoria interna e externa é que a primeira tem um contato mais direto com a empresa e, assim, é capaz de fornecer conselhos e outros auxílios com maior proximidade.
Problemas na gestão da empresa, em suas práticas de negócios e nos riscos assumidos são de responsabilidade dos auditores internos, cujo trabalho é desempenhado durante todo o ano, através de atualizações constantes da situação do negócio.

Auditoria externa

Uma diferença essencial entre a auditoria interna e externa é que a última é desempenhada através dos serviços de empresas terceirizadas e especializadas na área.
Quem sabe como funciona a auditoria de empresas, ainda que superficialmente, entende que sua escolha deve ser feita de acordo com os votos dos acionistas, já que se trata de um trabalho voltado à relação da companhia com o mercado.
Esse trabalho é desempenhado por contadores e administradores de empresas formados, bem como profissionais de outras áreas cuja capacitação seja compatível com as necessidades dessa auditoria.
Os relatórios, usados por acionistas, investidores e empresas de crédito, seguem a um padrão bem definido. A relação que existe entre a auditoria e o cliente é relativamente distante, o que permite um trabalho assertivo e imparcial.
Relatórios financeiros do cliente são minuciosamente analisados, de modo a embasar uma opinião a respeito do panorama econômico daquela empresa. Auditorias externas são geralmente realizadas uma vez por ano, com eventuais revisões no caso de empresas de capital aberto.

Como escolher entre a auditoria interna e externa?

As necessidades da empresa devem ser colocadas na balança de modo a tomar essa decisão, embora a escolha que tende a trazer os melhores resultados seja a adoção de ambos tipos de auditoria.
Os auditores internos conhecem a cultura da empresa, já que a vivenciam diariamente. Com isso, a análise pode trazer informações privilegiadas que são de grande valia para seu trabalho.
Além disso, a facilidade de comunicação com o restante da equipe é uma das diferenças fundamentais entre a auditoria interna e externa e também possui um grande peso na obtenção de resultados.
auditoria interna e externa
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Por outro lado, a imparcialidade da auditoria externa é de suma importância para conseguir captar investidores e novos parceiros, o que pode ser o primeiro passo para o desenvolvimento da empresa.
A evolução analisada entre os relatórios anuais é mais um indicativo das condições da empresa, que a consolida como uma opção confiável e respeitada no mercado.
O passo a passo para auditoria de contas é bastante específico e minucioso, e por mais que os colaboradores internos queiram segui-lo a risca, haverá limitações naturais devido à variação em suas áreas de especialização.
Também cabe ressaltar que os tipos de serviços das empresas de auditoria são mais abrangentes e podem ser realizados para diferentes finalidades, algo que não costuma ocorrer quando o serviço é prestado internamente.
Em suma, todas as empresas devem recorrer aos dois tipos de auditoria, principalmente as de grande porte, cujos resultados divulgados ao mercado influenciam diretamente em seu desenvolvimento e na captação de investidores.
Por isso, conte com a auditoria interna e externa em sua companhia. Selecione minuciosamente os colaboradores da equipe para sua realização e escolha uma empresa de auditoria experiente e que seja referência no assunto para obter os benefícios de ambas vertentes em seu negócio.

Autor:

O que procura?

NEWSLETTER



    fbpx