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O que é a Gestão de Contas e Contratos? Entenda como funciona, importância, benefícios e como fazer na sua empresa

Última atualização: 27/06/2024 15:23:58

Profissional fazendo a gestão de contas e contratos no notebook com calculadora.

A gestão de contas e contratos é o conjunto de práticas que visam organizar, controlar e otimizar os compromissos financeiros e acordos firmados por uma empresa ou organização. Empresas que implementam ganham em economia, eficiência, segurança e até mesmo em produtividade. Saiba mais!

Você já ouviu falar em gestão de contas e contratos? O termo é até intuitivo quanto ao significado, mas nem todas as empresas conhecem a fundo o que está contemplado dentro deste serviço e o que elas têm a ganhar ao implementá-lo em seus negócios.

Fato é que companhias de diferentes portes e segmentos podem passar a ter uma gestão eficiente de contas e contratos, em um investimento capaz de retornar não apenas em economia, mas até mesmo em produtividade, a depender do que for implementado a partir desta solução.

Continue a leitura para aprender mais sobre a gestão de contratos e contas e entender como esta é uma medida capaz de trazer benefícios significativos a curto, médio e longo prazo.

O que é gestão de contas e contratos?

A gestão de contas e contratos abrange todo o ciclo de vida desses documentos, desde o momento em que são criados (quando se contrata um determinado serviço) até o encerramento (quando aquele contrato vence, é cancelado ou deixa de existir por algum outro motivo).

O serviço de gestão de contas e contratos envolve uma série de etapas, como monitoramento de contas e contratos, padronização de termos e documentação para garantir o cumprimento das obrigações contratuais.

Importância da gestão de contas e contratos

Embora não seja um serviço obrigatório para as empresas, investir na versão de contas e contratos é uma decisão bastante relevante pelo impacto que causa no negócio.

A gestão de contas e contratos é importante para fazer a redução de custos. Com monitoramento e acompanhamento constantes, a empresa evita riscos jurídicos e burocráticos que poderiam custar muito tempo e dinheiro.

Também é essencial para manter a transparência. Ter os termos, condições e detalhes às claras ajuda a ter uma gestão honesta e íntegra. 

A gestão de contas e contratos também é essencial para aumentar a eficiência operacional. Nesse sentido, ter um serviço dedicado a esta tarefa faz com que as equipes administrativa e financeira consigam tocar em outras atribuições que gerem mais valor ao negócio.

Benefícios da gestão de contas e contratos

Há uma série de benefícios atrelados à gestão de contas e contratos, como:

  • Maior controle financeiro: acompanhar os contratos e contas à risca garante que as despesas estejam de acordo com o que realmente foi contratado e que, caso contrário, seja possível atuar o quanto antes para corrigir a situação.
  • Segurança jurídica: manter este acompanhamento de perto também evita litígios e outras complicações legais.
  • Centralização de informações: pode acontecer de diferentes áreas da empresa terem contratado produtos e serviços diferentes ao longo do tempo. Com a gestão contratual e de contas, mesmo que isso tenha acontecido, tudo estará sendo devidamente acompanhado.

Como fazer a gestão de contratos e contas da minha empresa?

Embora seja um processo trabalhoso e que idealmente deve ser feito por especialistas, sua empresa pode começar a ter uma boa gestão de contas e contratos ao aplicar as seguintes dicas:

  • Organize os documentos: recorra a um software de gestão de documentos ou informações. Se não for possível ter todos os contratos digitais, é importante que eles sejam classificados e organizados para facilitar que se encontre quando necessário.
  • Treine a equipe: especialmente quando este processo é feito pela própria empresa, a gestão de contratos só funciona se todos os envolvidos estiverem alinhados quanto aos novos procedimentos. Treine e tire dúvidas quantas vezes for necessário até que os processos estejam alinhados.
  • Entenda que o processo leva algum tempo: tanto para organizar quanto para garantir que tudo rode bem, é preciso investir algum tempo em instrução e em eventuais correções.

Como funciona o Sumus Expenses Solution para gestão de contas e contratos?

O Sumus Expenses Solution, serviço especializado em gestão de contas e contratos de telecomunicações, começa com uma consultoria prévia à prestação do serviço, melhorando processos, mapeando contas, contratos e recursos que compõem o inventário da empresa.

Na fase operacional, as informações de contas e contratos são importadas e centralizadas no sistema Sumus, que faz análises automatizadas, aponta divergências, realiza auditorias constantes das faturas e tem interface com operadoras, com solicitação de contestação dos erros encontrados.

Mensalmente, as análises, gráficos, relatórios e recomendações são consolidados no Book de Resultados.

Vantagens

Desde a primeira fase do projeto, são alinhadas as expectativas e objetivos do cliente. A seguir, a consultoria inicial (etapa de mapeamento) feita por nossa equipe especializada, indicará o real cenário de telecom da empresa, detalhando todos os processos, contas, contratos e recursos, sugerindo melhores práticas que podem significar economia mesmo antes do início da fase operacional.

Benefícios

Todas as informações de contas e contratos são importadas para o sistema Sumus, que efetua análises automáticas e emite alarme caso identifique qualquer divergência do perfil cadastrado do cliente.

Todas as faturas são mensalmente auditadas e a equipe Sumus efetua todo o processo de contestação, controle de créditos ou reembolsos junto às operadoras.

Através das análises mensais, nossa equipe pode identificar e indicar ações que normalmente trazem grande economia para as empresas, como é o caso outros serviços prestados pela Sumus como o benchmark de tarifas ou a elaboração de uma RFP com operadoras.

Atualização do Sistema de tarifação TEM 3.0

A Sumus, com mais de 37 anos de gestão em telecom, oferece a atualização do sistema de tarifação telefônica, o TEM 3.0. Com ele, a gestão de despesas de telecom torna-se mais fácil, moderna, interativa e amigável.

O sistema possibilita o controle de linhas telefônicas fixas, de celulares corporativos, PABX e ramais para realizar tarifações, gerenciar contas e importar cadastros, entre outras funcionalidades, de maneira rápida e prática. Com a atualização do sistema, é possível:

 

O que é a Gestão de Contas e Contratos? Entenda como funciona, importância, benefícios e como fazer na sua empresa

  • Visualizar históricos validações interativas
  • Criar alertas e notificações
  • Controlar os gastos totais e centros de custos
  • Acompanhar o workflow de contas
  • Controlar os pagamentos e monitorar a auditoria de contas
  • Regiões com maiores gastos ou mais discadas, validar alarmes, agendar pagamentos
  • Inclusão e exclusão de ramais
  • Envio de e-mails em múltiplas plataformas, com layout moderno e responsivo
  • Disponível em 3 idiomas (Português, inglês e espanhol)

Soluções de telecom para as dificuldades da sua empresa

Se sua empresa precisa reorganizar processos de gestão de contas automatizando suas etapas, precisa conferir as faturas e validar os valores cobrados, deseja controlar o inventário identificando a propriedade dos recursos e efetuando o correto rateio dos custos, a Sumus possui ferramentas específicas e equipe capacitada para os melhores resultados.

 

O que é a Gestão de Contas e Contratos? Entenda como funciona, importância, benefícios e como fazer na sua empresa

 

Quais resultados a empresa terá com esta solução?

Controle e redução de custos em telefonia são os resultados gerados desde as etapas iniciais do serviço, promovendo uma reorganização interna e o levantamento detalhado das informações de telecom da empresa.

Com a centralização dessas informações no sistema Sumus, gerenciado por nossa equipe, toda a gestão de telecom estará sob controle e informações disponíveis para auxiliar no planejamento das ações estratégicas.

A solução para gestão de contas e contratos Sumus Expenses Solution é ideal para reduzir despesas e otimizar processos, tornando sua empresa mais competitiva e com equipe focada em gerar novas oportunidades para seu negócio.

A Sumus é pioneira em gestão de telecom no Brasil, possuindo certificação ISO desde 2001. São mais de 37 anos de expertise na área e as soluções são oferecidas para todo o território nacional e países da América Latina.

Conheça mais sobre a ferramenta Sumus TEM+ e seus benefícios. Desbloqueie sua demonstração grátis e veja o que a Sumus pode fazer por sua empresa!

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Entenda como a Sumus pode gerir os custos e reduzir as despesas seu negócio: