WhatsApp
Pesquisar
Close this search box.

5 Maneiras de Reduzir Custos no Setor de Saúde com a SUMUS

redução de custos

A gestão de custos no setor de saúde é um desafio complexo. Entre os principais problemas enfrentados por instituições de saúde estão a crescente pressão para reduzir despesas sem comprometer a qualidade do atendimento ao paciente.

Equilibrar os gastos com a necessidade de investir em tecnologia médica avançada, pessoal qualificado e infraestrutura moderna é um trabalho que exige muita energia e tempo. E nem sempre sai conforme o esperado.

Além disso, a falta de visibilidade detalhada nos custos operacionais, muitas vezes, torna difícil identificar áreas específicas onde os gastos podem ser otimizados.

Nesse cenário, apostar em soluções tecnológicas pode trazer um diferencial competitivo de peso às instituições de saúde, desde clínicas ou complexos hospitalares inteiros.

Ferramentas projetadas para otimizar a gestão de custos, aprimorar a eficiência operacional e gerar economia sem afetar a qualidade no atendimento.

É aqui que entra a SUMUS, uma empresa de tecnologia especializada em softwares projetados para otimizar a gestão de custos, aprimorar a eficiência operacional e gerar economia sem afetar a qualidade no atendimento.

Soluções que podem ser adaptadas tanto para gestão do estoque de materiais e contas a pagar como para aos ativos e facilities da empresa, e mais.

Neste artigo, mostramos como os módulos Billing Telecom, Cost Allocate, Asset Management e Facilities Managment, todos desenvolvidos pela SUMUS, podem ser usados para proporcionar eficiência operacional e reduzir custos no setor de Saúde.

Billing Telecom: controle de despesas em telecomunicações

No setor de saúde, as despesas de telecomunicações podem representar uma parcela considerável dos custos operacionais. O Billing Telecom surge como uma solução eficaz para controlar e gerenciar gastos com serviços de telefonia, dados e nuvem.

Através dele, é possível identificar padrões de uso e detectar serviços ou linhas que estão sendo subutilizados, evitar cobranças indevidas e otimizar planos de telecomunicações.

Isso permite uma gestão mais eficiente dos recursos, evitando desperdícios e melhorando a alocação de serviços de telecomunicações.

Além disso, o módulo ajuda a evitar cobranças indevidas, proporcionando uma maior transparência e controle sobre os custos. O que é fundamental para garantir que a instituição só pague pelo que realmente usa.

Por fim, o Billing Telecom também ajuda a moldar os planos de telecomunicações de acordo com as necessidades, garantindo que a empresa obtenha o melhor valor pelo seu investimento.

Dessa forma, o módulo contribui para a assertividade das estratégias que visam a redução significativa de custos nessa área.

custos

Cost Allocate: otimizando alocações de recursos entre os setores

O Cost Allocate da Sumus permite uma alocação mais precisa e eficiente de recursos. No setor de saúde, onde cada centavo conta, esse módulo torna-se uma ferramenta poderosa no rateio dos custos entre os setores.

Através do rastreamento detalhado de despesas e receitas, o Cost Allocate identifica custos diretos e indiretos das operações. Com isso, é possível otimizar gastos e promover uma distribuição de custos operacionais mais justa entre os setores.

Imagine poder identificar exatamente onde os recursos estão sendo utilizados e poder fazer ajustes precisos para melhorar a eficiência! Isso não só ajuda a reduzir custos, mas também a melhorar a qualidade do serviço prestado.

Além disso, o Cost Allocate permite uma maior transparência nas operações financeiras, o que pode influenciar positivamente os stakeholders e atrair o interesse de investidores em potencial, pois eles podem ver exatamente como os recursos estão sendo utilizados.

Novamente, cada centavo economizado pode gerar melhoria para a instituição de saúde, seja a compra de novos materiais e aparelhos de última geração, seja na retenção e contratação de profissionais qualificados.

Contar com uma ferramenta como o Cost Allocate da Sumus pode ser grande diferencial entre uma instituição bem-sucedida de uma empresa que luta para se manter à tona.

Asset Management: melhorando o uso de ativos

O gerenciamento de ativos é crucial no setor de saúde. Com o Asset Management, é possível monitorar ativos, como equipamentos médicos.  

Ao evitar a subutilização, perda ou excesso de ativos, os custos são reduzidos. A vida útil dos equipamentos também é prolongada, uma vez que, através do módulo da Sumus, é possível prever e manter uma agenda de manutenção dos aparelhos, o que ajuda a mitigar imprevistos ou substituições precoces e, consequentemente, prejuízos.

Facilities: gestão eficiente de infraestrutura

O módulo Facilities Managment oferece uma gestão completa das instalações, desde a recepção e salas operatórias aos quartos e banheiros, dos equipamentos e materiais de consumo hospitalar, otimizando o uso de recursos e reduzindo quaisquer desperdícios.

No contexto da saúde, isso significa gerenciar de maneira eficaz a infraestrutura hospitalar, controlando custos de manutenção e monitorando o consumo de energia, a fim de assegurar um ambiente operacional seguro e funcional.

Integração de Dados: o poder de uma visão integrada na saúde

A integração dos módulos da Sumus entre si e outras plataformas utilizadas no setor de Saúde, oferece uma visão mais ampla sobre as operações financeiras e operacionais dessas instituições.

Ao reunir dados de diferentes áreas em um único painel, é possível identificar oportunidades de economia, prever riscos financeiros e tomar decisões estratégicas embasadas em informações precisas e atualizadas.

Em suma, a SUMUS oferece soluções abrangentes e especializadas para ajudar o setor de saúde a reduzir custos operacionais sem sacrificar a qualidade dos serviços.

Seja otimizando a alocação de recursos, gerenciando infraestruturas complexas ou controlando despesas de telecomunicações, os módulos da SUMUS oferecem uma vantagem competitiva valiosa para instituições de saúde preocupadas com a eficiência e a sustentabilidade financeira.

Se sua instituição de saúde busca maximizar sua eficiência financeira, entre em contato com  HYPERLINK “https://conteudo.sumus.com.br/trial-sumus-concept”um de nossos analistas e descubra como nossas soluções podem ajudar a reduzir seus custos operacionais, mantendo a excelência no atendimento do seu paciente.

SUMUS: Parceria que gera diferencial competitivo

A SUMUS é uma empresa de tecnologia expert em soluções para gestão de custos para empresas de todos os segmentos e tamanhos.

Em seu escopo, a empresa inova com a Sumus Concept, uma plataforma totalmente modular que permite às empresas optarem pelos módulos que melhor atendem suas necessidades.

Dessa forma, a companhia pode montar um arsenal poderoso de gestão, combinando módulos como Billing Telecom, Cost Allocate, Asset Managment e Facilities Managment, por exemplo, para uma gestão de custos mais eficiente em áreas específicas ou em toda a organização.

Além disso, a Sumus possui a Nuvem Elástica, uma plataforma de hospedagem em nuvem, segura e eficiente, com backup automático e recuperação global. Ademais, permite a configuração de perfis de acesso limitados, proporcionando controle total sobre quem pode visualizar e modificar informações.

A Sumus é o parceiro confiável para empresas que buscam soluções eficazes em gestão de custos e processos. Conheça todas as nossas soluções em nosso site ou solicite uma demonstração. 

Aproveite e nos acompanhe em nossas redes sociais.

Autor:

NEWSLETTER

[contact-form-7 id=”5646″ title=”Form News Sidebar” html_name=”/news-blog-form/”]

Entenda como a Sumus pode gerir os custos e reduzir as despesas seu negócio: