Pesquisar
Close this search box.

Como resetar o celular da empresa para os padrões de fábrica?

como resetar o celular na mão

Descubra o passo a passo de como resetar o celular de maneira eficiente e segura e garantir o padrão de fábrica para a segurança do seu dispositivo. 

como resetar o celular IPhone em mãos

Resetar o celular para os padrões de fábrica, ou fazer um hard reset, como o procedimento é chamado, pode ser necessário em muitas situações. É comum que os usuários recorram a esta solução quando o aparelho apresenta problemas de desempenho, como lentidão, travamentos e performance abaixo do esperado no uso de algum aplicativo.

Para os celulares corporativos, resetar as configurações de fábrica do celular pode ser necessário também em outras situações. 

Nas empresas, é comum que os aparelhos “troquem de mãos” com certa frequência. Quando um colaborador é desligado da empresa ou recebe um upgrade para um modelo de smartphone mais novo, o celular que ele estava utilizando normalmente volta para o setor administrativo, de TI ou RH, para que possa ser reutilizado por outro colaborador. 

Nesta troca de “dono” do aparelho, é muito importante que o dispositivo passe pelo procedimento de hard reset, sendo restaurado para as suas configurações de fábrica. Isso deve ser feito por uma questão simples, mas de muita importância: a proteção de dados

Celular corporativo, segurança de dados e LGPD

Os celulares corporativos atualmente são utilizados para muito mais do que apenas fazer e receber ligações. São verdadeiros “mini computadores” na palma da mão dos funcionários, realizando funções como receber e enviar e-mails e mensagens, tirar e enviar fotos e até mesmo receber, enviar e editar documentos importantes para a realização do trabalho. 

Desta forma, ao longo do seu tempo de uso, o smartphone passa a armazenar dados importantes para a empresa, e isso pode ser visto como uma vulnerabilidade do ponto de vista da segurança de dados. 

Para a Lei Geral de Proteção de Dados, conhecida como LGPD, cabe à empresa garantir a segurança dos dados que ela recebe e armazena na realização do seu serviço. Caso haja um vazamento de dados e seja comprovada a negligência, a organização pode responder judicialmente pelo dano causado. 

Desta forma, manter um controle atento do uso dos celulares corporativos é necessário para evitar a responsabilização em um caso como esse. Elaborar uma política de uso dos celulares corporativos, utilizar um software de Mobile Device Management como o Sumus MDM e realizar um hard reset nos celulares sempre que necessário são algumas soluções necessárias. 

Quando é necessário resetar o celular da empresa? 

A fim de garantir o bom funcionamento dos aparelhos e a segurança de dados da empresa, sugerimos fazer o hard reset nos aparelhos sempre que:

  • O aparelho “trocar de mãos”, isto é, deixar de ser usado por um colaborador e passar a ser usado por outro;
  • O aparelho for descartado; 
  • O aparelho apresentar lentidão, travamentos e outros problemas de performance que prejudicam o desempenho do usuário em suas funções; 

É importante ressaltar, porém, que após o hard reset ser realizado, é praticamente impossível recuperar os dados que foram apagados. 

Por um lado, isso é bom, já que assegura que esse é um procedimento eficiente para garantir a segurança de dados. Porém apresenta também um alerta necessário: antes de realizar o hard reset, tenha certeza de que todos os dados que precisam ser preservados tenham sido salvos em um backup em outro dispositivo. 

Como resetar o celular de fábrica?

Existem duas maneiras principais de fazer o hard reset no aparelho celular: com o dispositivo ligado ou desligado. 

Com o dispositivo ligado, a restauração pode ser feita através do menu “configurações” do aparelho. O caminho exato para encontrar essa opção varia de acordo com cada modelo, fabricante e sistema operacional, mas normalmente essa opção encontra-se no menu “redefinição”, dentro das opções de configuração do aparelho. 

Fazer a restauração das configurações de fábrica com o celular desligado pode ser útil para aparelhos que estão apresentando mal funcionamento, dificultando a realização do hard reset por meio do menu, ou quando a senha de acesso foi perdida.

Essa restauração é feita através de uma combinação de botões que, quando pressionados, ativam o modo recovery do celular. Nesse modo de funcionamento, uma tela é disponibilizada na qual é possível fazer a restauração de fábrica. 

A exata combinação de botões para ativar o modo recovery também varia de acordo com o modelo, fabricante e sistema operacional do aparelho. 

  • Nos aparelhos Android, normalmente o procedimento pede que os botões de volume e de energia sejam pressionados por alguns segundos. 
  • Nos aparelhos iOS, a configuração muda de acordo com o modelo, mas geralmente envolve pressionar e soltar rapidamente os botões de energia e de abaixar o volume até que a logo da Apple apareça. 

Para receber instruções específicas para o seu modelo de celular, realize uma pesquisa no google de “como ativar modo recovery” seguida do modelo do aparelho. 

No caso dos celulares corporativos, o procedimento será praticamente o mesmo, porém indicamos que ele nunca seja realizado pelo colaborador individualmente. É importante que o hard reset seja feito por um profissional da área de TI ou, ao menos, com o acompanhamento e orientação dele. 

As empresas que utilizam um software de Mobile Device Management, como o Sumus MDM, tem uma segurança muito maior ao executar esse procedimento. Isso porque, através do gerenciador, é possível restaurar as opções de fábrica em muitos aparelhos ao mesmo tempo, de forma centralizada e mais segura, evitando erros humanos, falta de backups e perda de dados. 

Como o Sumus MDM pode ajudar?

como resetar o celular corporativo em mesa

O Sumus MDM é a solução perfeita para empresas que precisam restaurar as configurações de fábrica dos celulares corporativos com frequência. 

Através dele, é possível realizar os procedimentos de reset sempre que necessário, sem precisar se preocupar com as configurações específicas de cada aparelho e modelo. O reset pode até mesmo ser feito de forma remota, protegendo os dados da empresa mesmo que o aparelho seja roubado, perdido ou extraviado.

Com o Sumus MDM, você também pode:

  • Fazer o controle de uso dos aparelhos corporativos, evitando que sejam utilizados para fins pessoais;
  • Garantir a segurança de dados dos aparelhos;
  • Resetar, atualizar e configurar os celulares à distância, evitando gastos com suporte técnico;
  • Organizar o inventário de dispositivos e gerenciar seu ciclo de vida;
  • Geolocalizar e rastrear os dispositivos sempre que necessário;
  • Integrar com diferentes sistemas operacionais, podendo gerenciar todos os celulares em uma única plataforma.

Se interessou? Então, teste gratuitamente a plataforma e veja na prática como podemos te ajudar a fazer a sua empresa crescer de maneira eficiente e econômica.

Autor:

Sumus | Como resetar o celular da empresa para os padrões de fábrica?

O que procura?

NEWSLETTER