Entenda como a Business Intelligence ajuda no desempenho da sua empresa

Tecnologia pode ser o diferencial para superar a concorrência em seu segmento
Não é novidade que nós vivemos em uma sociedade conectada, a qual também se torna cada vez mais inteligente. É por isso que Business Intelligence ganha espaço de maneira acelerada, com tendência de se manter assim por anos e anos.
A tecnologia está nos holofotes do empreendedorismo e possui um potencial absurdo, que embora seja bem promissor, já é utilizado nos dias de hoje e proporciona resultados que chamam a atenção.
Entenda melhor do que se trata essa tecnologia e como ela pode ser usada em sua empresa para que ela obtenha resultados ainda melhores do que os que aparecem em sua realidade atual.

O que é Business Intelligence?

O termo, abreviado como BI, significa inteligência de negócios e consiste em estratégias cujo objetivo é o de possibilitar a tomada de decisões mais assertivas por parte da companhia.
Nós já abordamos o que é Business Intelligence com maior riqueza de detalhes, em uma explicação que deixou claro como essa tecnologia tem tudo para estar entre as principais tendências dos próximos anos.
De acordo com um relatório da Market Insights Reports, o mercado global de inteligência de negócios estava avaliado em US$ 17,15 bilhões no ano de 2016 e estima-se atingir o valor de US$ 147,19 bilhões em 2025, o que resulta em uma taxa anual de crescimento composto (CAGR) de 26,98% entre 2017 e 2025.
Logo, ainda que seja uma tecnologia já estabelecida, seu crescimento é latente e mostra que as companhias têm muito a ganhar com ela, inclusive a sua.

Como aplicar a inteligência de negócios para melhorar os resultados de sua empresa?

É fato que a BI é usada por grandes players do mercado global, mas não há empecilhos para que ela deixe de aparecer nas companhias de menor porte, muito pelo contrário.
Algumas das oportunidades que podem ser aproveitadas em seu negócio são as seguintes:

Elaboração de relatórios agilizada

Sejam quais forem as estratégias de gestão de empresas adotadas, é quase certo que será preciso elaborar relatórios para envio a clientes, parceiros ou mesmo para controle interno.
O preenchimento de tais relatórios costuma ser feito manualmente, mesmo que com o auxílio de ferramentas como copiar e colar, mas isso abre margem para a ocorrência de falhas humanas, o que por sua vez pode colocar a veracidade dos documentos a perder.
A Business Intelligence pode ser utilizada com o intuito de ajudar nos relatórios, o que evita falhas e, ainda por cima, aumenta a produtividade da equipe, já que os permite se livrar de uma atividade cansativa e repetitiva.

Gestão de estoque mais eficiente

Ter mais itens do que o necessário no estoque é prejudicial para a empresa, ao passo que o oposto também se aplica. O ideal seria ter uma solução capaz de prever quando haverá alguma movimentação fora do normal, o que possibilitaria um melhor planejamento.
Essa é uma das aplicações de Business Intelligence, capaz de levantar informações baseadas em movimentação de mercado, interesse de clientes, sazonalidades e afins para ajudar na previsão do que será necessário.
Ao contar com estimativas precisas e eficientes, o resultado será uma aquisição equilibrada de materiais, que não seja tão pequena a ponto de prejudicar a produtividade e nem tão grande que resulta em mais gastos do que o necessário.
Computador ligado sobre a mesa

Gestão financeira otimizada

Não basta conhecer os termos de gestão e utilizá-los no dia a dia: é preciso entender do assunto na teoria e na prática para que os conhecimentos realmente tenham algo a oferecer de bom à companhia.
Outra aplicação de Business Intelligence é auxiliar na gestão financeira, não apenas de maneira superficial, mas sim profunda, com auxílio em balanços, fluxo de caixa, lucros e prejuízos, entre outras atividades fundamentais na área.
É claro que isso não elimina a necessidade de contar com uma equipe financeira profissional, mas seu trabalho se tornará bem mais fácil e assertivo, o que consequentemente será benéfico para a empresa como um todo.

Baixe agora nosso e-book gratuito e saiba 12 dicas matadoras para deixarão seu caixa positivo!

Gestão inteligente de mídias sociais

Um dos maiores erros em estratégias de marketing digital é deixar de gerenciar esses canais com excelência, já que além de serem plataformas de comunicação com clientes atuais, também pode ajudar na captação de novos.
A versatilidade da Business Intelligence também pode ser comprovada aqui, já que o uso de um bom software ajuda a conseguir novos insights no comportamento do consumidor e identificar caminhos que podem ser percorridos para se conectar às pessoas certas.
Dada a adoção em massa das mídias sociais que têm ocorrido no Brasil e em todo o mundo, essa é uma ferramenta e tanto para conseguir aumentar o sucesso de suas iniciativas e estratégias.

Proteção contra ataques virtuais

Vazamentos de dados e ataques de malware são cada vez mais comuns, o que é motivado pelo uso massivo da internet e pela ausência da adoção de estratégias adequadas de segurança.
É importante se proteger contra esses ataques antes que eles eventualmente aconteçam, já que os prejuízos funcionais e financeiros podem ser até irreversíveis, e a Business Intelligence pode ajudar até mesmo aí.
Através da busca por informações relacionadas a brechas e interceptações de dados, bem como outras ameaças de segurança que tenham ocorrido em todo o mundo, o sistema pode “aprender” como se prevenir e estar preparado para eventuais problemas mesmo antes de acontecerem.

Comece agora a implementação do Servidor for Web – BI sem pagar nada por 30 dias! 

Business Intelligence: desbrave um oceano azul

Existe uma expressão famosa e bem interessante que se chama oceano azul, ou blue ocean em seu original. Ela significa que ainda existe um longo caminho a se percorrer sem que a concorrência esteja presente, tão amplo e vasto quanto o próprio oceano.
Analogamente, as primeiras embarcações já começaram a navegar por esse oceano, mas elas ainda não estão tão longe. Você pode entrar em seu barco e começar a remar em direção ao objetivo de crescimento da sua empresa, com toda a versatilidade que a inteligência de negócios tem a oferecer.
A Sumus já adotou essa tecnologia no Servidor for Web Business Intelligence, que traz insights e dados poderosos a respeito do setor de telecom em sua empresa, com informações que parecem inatingíveis por outros meios.
Aproveite a versatilidade que a Business Intelligence possui em prol dos resultados da sua empresa. Seja na gestão de telecom, no marketing, na gestão financeira ou em várias outras áreas, há muito com o que se beneficiar.

Autor:

O que procura?

NEWSLETTER